TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Desenvolvimento de projetos educacionais como estratégia pedagógica

Seminário: ATPS: Desenvolvimento de projetos educacionais como estratégia pedagógica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Seminário  •  1.984 Palavras (8 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

[

MULTIDISCIPLINAR III

Hipólita P. Guedes – RA 363757 – hipólita_facu2012@hotmail.com

Joanaclésia O. S. Pires – RA 398298– clesiapedagogia2012@hotmail.com

Jozileide M. do Nascimento – RA 389131– jozi.monteiro@hotmail.com

Tatiane M. T. Antonini - RA 356348 - tati_pedagogia2012@hotmail.com

Valéria C. Souza –RA 350386 – valeria-pedagogia2012@hotmail.com

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Multidisciplinar III, sob orientação da professora-tutora presencial Isabel Cristina Biondo Morette

Americana/SP

Junho/ 2014

Resenha

O desenvolvimento de projetos educacionais como estratégia pedagógica tem sido uma boa estratégia educacional que tem inovado ajudando a resolver muitas das deficiências do ensino tradicional. Uma tentativa de tornar a aprendizagem contextualizada no interesse do aluno e relacionada com as suas situações familiares permite a integração de situações, favorecendo a diferentes visões do mundo. Uma estratégia pedagógica para ser explorada em diferentes níveis escolares vai ao ensino infantil até as universidades.

O projeto realiza a construção do conhecimento, onde o aprendiz possa interagir e construir seu conhecimento, unindo o mundo da escola e da vida. O professor deve está preparado e saber intervir no processo de aprendizagem do aluno, para que seja capaz de transformar as informações transmitidas e pesquisadas, em conhecimento, vivenciadas o fazer e o compreender e, a construção do conhecimento.

O desenvolvimento do projeto pode servir para o professor trabalhar diferentes tipos de conhecimento que estão ligados e representados em termos de três construções procedimentos e estratégias e resolução de problemas; conceitos disciplinares e estratégia e conceito sobre apreender. Os projetos permitem articular a disciplina, buscamos analisarmos problemas sociais para a sua solução por meio da prática concreta para os alunos e para a comunidade escolar.

Num projeto podemos resolver diversas matérias, uma forma de facilitar a atividade, a ação e a participação do aluno no seu processo de produzir fatos sociais, de troca de informações e de construir conhecimento. Cada projeto tem sua particularidade e exija adaptação, que devem ser considerado em sua construção. Identificação de problema, levantamento de hipóteses e soluções, mapeamento do aporte científico necessário, seleção de parceiros, definição de um produto, documentação e registro, método de acompanhamento e avaliação publicação e divulgação.

Com tantas mudanças e muita informação a informática foi adquirida para as mudanças na educação as melhorias e condições de atendimentos ás novas gerações. Com a nova tecnologia a pratica pedagógica por meio de desenvolvimento de projeto é uma forma de conceder educação que envolva professor e o aluno trata-se de uma nova cultura do aprendizado uma mudança radical onde o responsável poderá desenvolver habilidades de aprender e incorporar as novas tecnologias. Trabalhar um projeto significa lidar com soluções provisórias, variáveis e conteúdos não identificáveis a prioridade e gentes no processo. O professor que trabalha com projetos de aprendizagem respeita os diferentes estilos e ritmos de trabalho dos alunos fazem com que um respeita o outro sua religião a sua cultura faz com que a criança entenda que as pessoas têm opinião diferente uma das outra.

Ambos são parceiros para planejar o professor é o consultor mediador orientador especialista do processo no desenvolvimento pelo aluno com o diálogo sempre entre ambas as partes levantar duvidas, pesquisar e criar relações que incentivam novas descobertas para que o sistema educacional tenha uma mudança significativa.

Síntese

O projeto é um tipo de organização e planejamento do tempo e dos conteúdos que envolvem uma situação e um problema seu objetivo é articula propósitos didáticos (o que os alunos devem aprender) e propósitos sociais (o trabalho tem um produto final como um livro ou uma exposição que vai ser apreciado por alguém).

Além de dar um sentido mais amplo ás práticas escolares, o projeto evita fragmentação dos conteúdos e torna o aluno responsável pela própria aprendizagem. O conceito de um projeto é envolver a participação de algo desejável que ainda não foi realizado, faz pensar traz ideias e uma realidade que ainda vai acontecer. O projeto é inseparável do sentido da ação, permitindo que o aluno aprenda temos que trabalhar com projetos porque é uma nova pratica pedagógica que proporciona aos alunos uma nova ideia diferente de aprender.

Tem inovado e ajudando a resolver deficiências do ensino tradicional. É uma forma de conceber educação envolvendo professor, aluno os recursos disponíveis e a interdisciplinaridade das disciplinas.

Os professores podem trabalhar diferentes tipos de conhecimento que estão representados em termos de três construções procedimentos e estratégias de resolução de problemas, conceito disciplinares e estratégia e conceito sobre o aprender, no projeto o professo é o consultor, articulador, mediador, orientador, especialista e facilitador do processo em desenvolvimento acompanhando e entendendo o processo de aprendizagem do aluno. O professor que trabalha com projetos de aprendizagem respeita os diferentes estilos e ritmos de trabalho dos alunos.

Ele planeja para o aluno executar os dois são parceiros e sujeitos de aprendizagem e cada um atuando e fazendo o seu papel e nível de desenvolvimento, os alunos aprendem no processo de produzir, pesquisar, levantando dúvidas e criam relação que incentivam novas buscas descobertas compreensões e reconstrução do seu desenvolvimento.

Esse projeto vai em busca de melhoria ao sistema educacional tornando a escola capaz de criar espaço para os professores e alunos para que tenham autonomia para desenvolver e criar um trabalho em equipe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com