TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Leitura e Produção de Textos

Por:   •  28/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.544 Palavras (7 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Leitura e Produção de Textos”, sobre orientação da Professora Tutora Presencial: Sandra Pereira.

Anápolis – GO

2015

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS

A) Concepção de Leitura:

1. Foco no autor – Dentro dessa concepção de língua como representação do pensamento do sujeito individual. O texto é tido como um produto do pensamento do autor, não levando em conta as experiências do leitor. Assim o leitor possui um papel passivo. O seu principal objetivo é que haja reconhecimento das intenções autorais.

2. Foco no texto – dentro dessa concepção de língua como código sendo um instrumento de comunicação. O texto é tido como um simples produto de codificação de um emissor a ser decodificado pelo leitor/ouvinte. Essa leitura é uma atividade que exige do leitor que este tenha foco no texto, em sua linearidade, uma vez que tudo esta dito no dito.

3. Foco na interação autor-texto-leitor – Nessa concepção há uma interação (dialógica) da língua os sujeitos tidos como atores. Construtores sociais, sujeitos ativamente dialogando construindo no texto. O sentido dado a um texto é construído da interação texto-sujeito. A leitura é uma atividade onde há interação, e é altamente complexa de produção de sentidos ao realizar-se com base nos elementos lingüísticos presentes na superfície textual.

B) Estratégias de leitura:

        Seleção, antecipação, inferência (dedução, compreensão), verificação; mais ainda: processamos, criticamos, constatamos e avaliamos as informações que nos são apresentadas, produzindo sentido para o que lemos. Em outras palavras, agimos estrategicamente, o que nos permite dirigir e autorregular nosso próprio processo de leitura.

C) Leitura e produção de sentidos:

        A leitura é uma atividade que leva em consideração as experiências e os conhecimentos do leitor. O leitor realiza um trabalho ativo de interpretação e do texto, partindo dos seus objetivos, e de seus conhecimentos sobre a linguagem, sobre o assunto... Não se trata apenas da extração de informações, decodificação de letra por letra ou palavra por palavra. Mas Trata-se de uma atividade onde se implica estratégias para selecionar, antecipar e verificar, que sem as quais não é possível proficiência.

GÊNEROS TEXTUAIS

A definição de gênero textual é a forma como a língua é empregada no texto em diversas situações de comunicação, e com o seu uso obtemos gêneros textuais diferentes. Um texto não precisa necessariamente ter um gênero textual apenas, mas há um que se sobressai.

Os texto escritos ou orais que possuem o objetivo de estabelecer algum tipo de comunicação, têm algumas características básicas, para que possamos saber qual é o gênero textual que se encaixa. Alguma características são: qual é o assunto abordado, quem está falando e para quem, qual o objetivo do texto, qual é o tipo do texto (argumentativo, narrativo,instrucionl,etc.).

Analisamos uma publicação da revista Isto É que se encontra o link http://www.istoe.com.br/capa, percebemos que há alguns tipos de gêneros textuais, citaremos cinco tipos e os explicaremos.

  • Verbete - Trata-se de um texto de exposição e de definição. Nele, deve ter a definição de um termo, considerando-se suas acepções conotativas e denotativas, além de generalizações e particularizações referentes ao uso do termo em contextos variados.
  • Carta do Leitor – É onde o leitor pode expressar a sua opinião sobre textos publicados no jornal ou revista, com intenção persuasiva. Sua estrutura assemelha-se à da carta argumentativa: local e data, vocativo, corpo do texto, expressão cordial de despedida e assinatura.
  • Folheto e Panfleto - São textos de cunho persuasivo e possui intenção publicitária. Com essas variedades textuais, o autor apresenta idéias ou produtos e deseja levar o leitor à sua aceitação ou a seu consumo.
  • Definição - É um texto que abrange o significado de um tema, ele é apresentado na introdução, mediante uma descrição, que determina de forma clara e precisa as características diferenciais e genéricas daquilo a que se refere. A linguagem e feita de forma formal e impessoal.  
  • Resenha crítica - É um texto conciso com a seleção e a apresentação, é de forma organizada, e de pontos fundamentais para a compreensão de um texto determinado.

COESÃO

A coesão textual é estruturada em duas maneiras: referencialmente e seqüencialmente. Vamos estudar aqui a REFERENCIAÇÃO, que consiste em termos (pronomes, advérbios, expressões equivalentes) que fazem alusão a um vocábulo já citado, para repeti-lo ou para enfatizá-lo. Vejamos os mecanismos:

A) Pronominalização: substituição do termo referente por um advérbio ou pronome.
B) Numerais: usados para substituição dos referentes textuais.

C) Elipse: consiste na omissão de certos elementos na frase, dado que os mesmos são facilmente identificados a partir do contexto lingüístico ou extralingüístico é a sua repetição e desnecessária.

D) Repetição de nome próprio integral ou parcialmente: Reitera o nome total ou parcialmente enfatizando-o.

E) Metonímia: é o processo de substituição de uma palavra por outra, fundamentada numa relação de contigüidade semântica.

F) Epíteto: injúria ou elogio atribuído a alguém.

G) Nominalização: Uso de um substantivo que mantém relação semântica com verbo anteriormente usado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (153.4 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com