TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA- Politicas Educacionais

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Políticas Educacionais

Aula-tema 03: Constituição Federal de 1988 e a Educação

NOME

Beatriz dos Santos Messias

RA

5669133137

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Políticas Educacionais

Aula-tema 03: Constituição Federal de 1988 e a Educação

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Políticas Educacionais apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação da tutora Carla Marina Neto das N. Lobo.

Anhanguera Educacional

2015

Pelo que temos observado no panorama educacional em nosso país, a questão da universalização do atendimento escolar tem sido acompanhada pela garantia do padrão de qualidade e pela valorização dos profissionais do ensino? Justifique.


Podemos observar no panorama educacional, na Constituição federal de 1988, e também por meio de pesquisas, que a atual situação de qualidade da educação no Brasil, e a universalização do atendimento escolar e a valorização dos profissionais do ensino estão interligados conforme consta na Constituição Federal, e tem o intuito de valorizar esses profissionais e garantir o padrão de qualidade, bem como o acesso ao ensino obrigatório e gratuito. Infelizmente não é o que podemos encontrar em nossa realidade, nos dias de hoje, pois isso não tem ocorrido principalmente pela forma como os profissionais são desvalorizados, com remunerações baixas, e condições deploráveis de trabalho as quais, deixam a desejar e tem muito a melhorar.
Destacamos então a questão de que 1,8 milhões de crianças entre 4 e 11 anos estão fora da escola , sendo que na ementa constitucional 59, é ressaltado que  a oferta do Ensino público é gratuita, e tornou-se obrigatória. Os governos precisam se adaptar as novas regras até 2016, porém acredito que será impossível tendo em vista que a quantidade de crianças a serem inseridas é muito grande. Além disso, é necessário pensar se tem como colocar tudo isso de aluno nas escolas, e se as mesmas estão preparadas para recebê-los, bem como, seus profissionais de ensino, os quais necessitam de devida qualificação e reconhecimento de seus serviços oferecendo condições para eles trabalharem.
Concluindo, a legislação fala e impõe qualidades para o ensino escolar, porém na atualidade não são colocadas em prática. Existem ainda os mais diversos fatores que impedem a garantia do padrão de qualidade para as escolas e consequentemente seu ensino. O maior impedimento quanto a melhoria da qualidade da educação no país, se refere à desvalorização dos profissionais, baixa remuneração e péssimas condições de trabalho. Porém se colocassem tudo o que está na legislação em prática no que diz respeito sobre a valorização dos profissionais, melhoria da qualidade do ensino, universalização do atendimento escolar, garantia de padrão de qualidade, teríamos com certeza uma vasta melhoria, garantindo assim a qualidade da educação em um modo geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (98.6 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com