TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DE PLANO DE ENSINO

Por:   •  11/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 3

AVALIAÇÃO DO PLANO DE ENSINO DOS MESES : MARÇO / ABRIL E MAIO

BERÇÁRIO C/D PROFESSORAS ANA CRISTINA /  ROSILENE

As atividades propostas para o bimestre foram satisfatórias, promovendo  e estimulando para  alcançar o desenvolvimento de forma integral das crianças. No conhecimento de si todas as experiências desenvolvidas favoreceram a interação entre o grupo e com outros agrupamentos do Cei.  Através destas as crianças estão estabelecendo  vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua imagem e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social,  aprendendo aos poucos a articular seus interesses e  necessidades com os dos demais e demonstrando esses para os educadores. As atividades permanentes dentro  da rotina estão desenvolvendo nas crianças a percepção da importância da higiene, o controle progressivo de suas necessidades fisiológicas, como também ajudando a construir sua autonomia diante as necessidades do seu corpo. Outro aspecto relevante e que merece ser destacado é o reconhecimento da criança quanto ao espaço do Cei, ou seja, o que era visto com estranhamento, hoje se tornou um espaço lúdico, seguro  e ao mesmo tempo afetivo, essas características são facilmente observáveis nos momentos da entrada e saída das crianças.

As atividades relacionadas com Natureza e cultura e as atividades que abordaram as expressividades das linguagens: musicais, teatrais e artísticas foram trabalhadas de formas sequenciais e conjuntas com outros campos de conhecimento, proporcionando melhor compreensão e interação das crianças com as atividades, todas foram bem aceitas pelas crianças.  O mesmo acontece com o desenvolvimento do conhecimento matemático que está se desenvolvendo gradualmente nas crianças.

Na linguagem verbal propomos rodas de histórias com leituras , brincadeiras cantadas, contos, estamos estimulando as crianças a produzir oralmente recados, contar pequenos fatos que estão ocorrendo na sala, entre outros, percebemos que essas ações estimularam e ampliaram de modo significativo o vocabulário das crianças, diante deste resultado estaremos dando continuidade com estas atividades ampliando o repertório das crianças e favorecendo para que as mesmas possam expressar suas idéias, sentimentos e necessidades.  

Na linguagem corporal as atividades trabalhadas estão desenvolvendo e estimulando a coordenação motora global das crianças, gradualmente estão descobrindo suas potencialidades, dentro desta, o brincar e imaginar esteve sempre inserido, mas elencaremos   algumas atividades em que foi trabalhado, com o objetivo de destacar avanços significativos que observamos no grupo, como: brincar de roda, brincadeiras cantadas, brincar com fantasias, brincar com carrinhos na lateral, brincar no parque, nas interações  e outros. Nesses momentos pudemos observar que algumas crianças já se organizam para tentar brincar de roda. Foi dado inicio no mês de maio no projeto Conscientizar para educar,  este tem como objetivo específico estabelecer e melhorar a comunicação entre pais, comunidade e membros da escola e sua finalização se dará em dezembro.

Considerações

De modo geral podemos concluir que todas as atividades propostas foram excelentes e bem aceitas pelo grupo,   tivemos alguns  obstáculos e sentimos que em alguns momentos a realização do trabalho pedagógico foi bem difícil devido o espaço físico da sala. Podemos afirmar com certeza que a sala em que estamos inseridos “ o berçário C/D” não foi preparado como deveria para a recepção desta faixa etária,   ou melhor , quando sentamos com a equipe gestora para discutir a possibilidade desta faixa etária nesta sala, estávamos contando com uma mudança física no espaço que respondesse realmente as necessidades do grupo, talvez não ficasse perfeito e precisasse de arranjos, pois somente a inserção e o uso diário dentro de um espaço pode responder e alertar para   reais necessidades das crianças e as nossas  “educadoras”, entretanto  nossas   expectativas quanto a reconstrução de um espaço lúdico, versátil e que priorize as necessidades legais, ficaram apenas no rol das expectativas, pois por falta de investimento estamos sentindo no dia a dia e no próprio corpo físico e mental o resultado da falta de interesse por parte da administração.  Ressaltando que houve grande mobilização por parte da equipe gestora do Cei e dos educadores em buscar alternativas que melhorem a rotina , porém apenas  alternativas não solucionaram as dificuldades por nós vivenciadas, pois na verdade o que se necessita, são ações concretas por partes da administração pública, ou seja “investimentos”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com