TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL MENOR

Por:   •  7/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.836 Palavras (16 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 16

TEMA: AVALIAÇÃO

TÍTULO: AVALIAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL MENOR

Projeto de Pesquisa apresentado como requisito para a obtenção de nota na Disciplina Prática e Pesquisa em Educação II no curso Licenciatura Plena em Pedagogia,.  

MARÇO

2016


Sumário

1 JUSTIFICATIVA        3

2 PROBLEMA        4

3 HÍPOTESE        4

4 OBJETIVOS        5

5 REVISÃO LITERÁRIA        6

6 METODOLOGIA        14

7 RESULTADOS ESPERADOS        15

8 CRONOGRAMA        16

REFERÊNCIAS        17

        


1 JUSTIFICATIVA

A avaliação da aprendizagem tem se tornado foco de várias discussões que procuram mostrar sua importância. Esses debates que surgem à cerca da avaliação envolvem vários aspectos, colocando em questionamento as funções da avaliação, as consequências, a eficácia, os objetivos, suas características e sua importância no processo ensino aprendizagem.

Muitas vezes o educador não sabe de verdade como avaliar o seu aluno, usando a avaliação como ameaça ou punição à alunos que não têm um bom comportamento em sala de aula, e geralmente os avaliadores não preocupam-se com o processo, apenas com o final. Essas são apenas algumas questões que geram grandes conflitos e dúvidas envolvendo o tema avaliação.

Considerando que a avaliação é um instrumento na prática educacional que permite verificar se os procedimentos alternativos estão sendo igualmente eficazes na construção do conhecimento, ela auxilia no esclarecimento das metas, dos objetivos importantes e consiste num processo de determinação da medida em que o desenvolvimento do aluno está se processando da maneira desejada.

Diante do que foi exposto, percebe-se a importância da avaliação para o processo de ensino- aprendizagem e consequentemente a necessidade da realização dessa pesquisa. Partindo desse ponto e levando em conta todos esses aspectos, surge a vontade e a necessidade de pesquisar sobre a avaliação da aprendizagem no ensino fundamental (séries iniciais), contribuindo para a formação acadêmica enquanto aluno do Curso de Pedagogia e com a função social de partilhar conhecimento, procurando o quanto a avaliação é importante e necessária.

2 PROBLEMA

Qual a importância da avaliação no Ensino Fundamental menor?

3 HÍPOTESE

Determina em que medida os objetivos educacionais estão sendo alcançados;

Analisa e julga todas as dimensões do comportamento, considerando o aluno como um todo;

é uma forma de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem;

4 OBJETIVOS

4.1 OBJETIVO GERAL

  • Compreender a importância da avaliação no Ensino Fundamental Menor.

4.2 OBJETIVOS ESPÉCIFICOS

  • Entender como acontece o processo de avaliação no Ensino Fundamental Menor;
  • Analisar os impactos positivos e negativos da avaliação no processo ensino-aprendizagem;
  • Explicitar as principais teorias sobre o tema avaliação sobre a visão de diferentes autores.

 

5 REVISÃO LITERÁRIA

A avaliação da aprendizagem é algo que faz parte do dia a dia da escola, onde deve ser usada de forma contínua e processual, como um dos aspectos complementares do processo de ensino e aprendizagem. Porém, ela vem sendo rodeada de muitas conflitos e dúvidas, devido, principalmente à sua complexidade. Para Carmago (2010, p.10) “a atual configuração deixa a desejar devido à dificuldade dos professores de colocarem em prática as concepções e modelos inovadores.”

Alguns renomados estudiosos do assunto definem o processo de avaliação. Cada definição é o reflexo de uma postura filosófica adotada. Ralph Tayler (1974), diz que o processo de avaliação consiste essencialmente em determinar em que medida os objetivos educacionais estão sendo realmente alcançados pelo programa do currículo e do ensino. E acrescenta que como os objetivos educacionais são essencialmente mudanças em seres humanos em outras palavras, como os objetivos visados consistem em produzir certas modificações desejáveis nos padrões de comportamento do estudante, a avaliação é o processo mediante a qual se determina o grau em que essas mudanças de comportamento estão realmente ocorrendo.

Com essa definição, Tayler (1974) enfatiza o caráter funcional da avaliação, pois ela se processa em função dos objetivos previstos. Outro aspecto ressaltado por ele é que como a avaliação consiste em obter evidências sobre as mudanças de comportamento ocorridas no aluno, em decorrência da aprendizagem, todos os recursos disponíveis de avaliação devem ser usados para conseguir esses dados.

Segundo Hoffmann(1991) avaliar é dinamizar oportunidades de autorreflexão, num acompanhamento permanente do professor que incitará o aluno a novas questões a partir de respostas formuladas.

A avaliação é necessária, pois é a partir dela que o professor consegue perceber os problemas de aprendizagem, para a partir daí tomar decisões, ou seja, procurar formas para que o aluno adquira o conhecimento. No entanto, ela se tornou sinônimo de conflitos e polêmicas, tornando-se algo nada gratificante e temida por muitos professores e alunos, respectivamente. Depresbiteris (2004), destaca essa face da avaliação, quando a mesma é usada como ameaça ou punição a alunos que não têm um bom comportamento em sala de aula, impondo medo, e que geralmente os avaliadores não preocupam-se com o processo, apenas com o final.

A avaliação se tornou algo complicado e muitas vezes distorcido, fugindo da sua real função.  Segundo Jorba e Sanmartí (2003, p. 24) “avaliar é [...] a prática pedagógica que menos motiva os professores e mais os aborrece. Ao mesmo tempo, para os alunos, a avaliação é a atividade mais temida e menos gratificante”.

Camargo (2010, p.10) fala que “a avaliação no contexto escolar é uma prática educativa geradora de muitos conflitos e dificuldades, por conta da sua complexidade vista por todos os membros da escola.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)   pdf (187.9 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com