TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagens didáticas em educação de jovens e adultos

Por:   •  11/3/2018  •  Resenha  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE 1 (Aulas 1 e 2)

  1. Descreva o fato ocorrido em:
  1. 1549: Em meados de 1549 após os jesuítas adentrar em território brasileiro, houve a interrupção da educação indígena ficando sob comando de Padre Manoel de Nóbrega. Após se instalarem no Brasil foi instalada a primeira escola brasileira, em Salvador-BA. Utilizando de modos europeus, Vicente Rodrigues por mais de 50 anos dedicou-se ao ensino e propagação da fé religiosa. Durante três décadas Portugal explorou os recursos e riquezas sem planejar projetos de povoamento. Para Pero de Magalhães Gandavo os índios que ocupavam aquele território não tinham educação, leis e nenhum rei. Inicialmente os jesuítas buscaram a educação dos indígenas e a propagação da Fé católica, mas, seria impossível se eles não soubessem ler e escrever.
  2. 1570: Em 1570 já haviam sido construídos colégios no Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia e escolas de instrução elementar em Porto Seguro, Ilhéus, São Paulo de Piratininga, Espírito Santo e São Vicente.
  3. 1759: Os jesuítas que detinham a hegemonia da educação deste país nesse período até serem expulsos com a chegada do Marquês de Pombal. Com esse acontecimento ocorreram significativas rupturas históricas em um processo implantado e consolidado como modelo educacional. No antigo modelo a educação não era totalmente direcionada a todos os povos. Com a expulsão dos jesuítas a educação religiosa foi ministrada sem predileções a todas as classes, mesmo que ênfases diferenciadas fossem apresentadas. Sendo assim uma original pedagogia religiosa foi implantada nos colégios brasileiros.
  4. 1808: Com a chegada da Família Real foram implantadas novas escolas, academias e uma biblioteca Real. Pelos olhares de vários historiadores foi entendido que realmente o Brasil foi descoberto tendo mais relevâncias suas histórias, onde a imprensa possibilitou que ideologias e fatos fossem revelados levando cidadãos letrados a uma reflexão preparando áreas propicias para a questão política que permaneceu no período seguinte da historia brasileira.
  5. 1822: Nesse período D. Pedro I proclama a Independência do Brasil.
  6. 1879: Com a reforma de Leôncio de Carvalho, a liberdade de ensino foi instituída, permitindo que colégios protestantes e positivistas surgissem.
  7. 1889: Com a Proclamação da República nada de muito importante foi realizado pela educação brasileira na gestão de D. Pedro II apesar de sua afeição pela tarefa educacional no Brasil.
  8. 1870: Com a evolução dos meios de transporte através do surgimento da rede de ferrovias e navegação a vapor as estruturas baseadas nos pilares sociais e econômicos demonstraram incapacidade de seguir evoluindo o Brasil naquele momento.
  9. 1911: Surgiu a Reforma Rivadávia Correa, que tinha como intenção que o curso secundário tornasse formador do cidadão brasileiro e não um simples promotor a um nível seguinte. O positivismo pregava a liberdade de ensino, assim, entende-se a possibilidade de oferta de ensino que não foi por escolas oficiais e de freqüência. Os resultados dessas reformas foram desastrosas para a educação brasileira.
  10. 1930: A década de 1930 é entendida como o processo de industrialização e urbanização, ocorrendo várias mudanças e movimentos políticos como a Revolução de outubro de 1930.

  1. Qual é a principal diferença entre FUNDEF e FUNDEB?

O Fundeb terá duração de 14 anos, contra os 10 anos do Fundef, e, por um lado, amplia o espectro atendido para todos os alunos do Ensino Básico - Ensino Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Com isso, segundo o MEC, seriam atendidos 48 milhões de alunos em todos os níveis ao final do quarto ano de vigência do fundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (37.5 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com