TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira Escolar

Por:   •  1/12/2015  •  Seminário  •  927 Palavras (4 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 4

Educação politica

A educação politica e importante no sentido de formar cidadãos com capacidade critica no sentido de formar opinião, de saber como a politica influência a educação, pois se vivemos em um país democrático no qual temos o direito de estudar, aprofundar nossos conhecimentos e expressar nossas opiniões então este já é um processo político educacional. Sendo assim podemos dizer que a educação e um ato politico.

        A palavra politica é derivada da palavra grega polis, que significa sociedade organizada sob um governo escolhido pelos integrantes desta sociedade. Sendo que esta forma de organização da sociedade é um processo educacional e para que aja esta organização é extremamente necessária a educação politica de todos os membros da sociedade.

É possível sim uma educação politica de melhor qualidade no nosso pais, porem é preciso maior incentivo e também mais investimentos na educação, somos influenciados no nosso dia-a-dia pelas varias formas de politicas, no passado os mais velhos influenciava os mais novos pois isso vinha da própria cultura, porém hoje em dia as escolas tem um papel fundamental neste processo de educação politica, pois é nas escolas que através de seus professores os alunos vão adquirindo maior conhecimento sobre a importância da educação politica, e assim se tornam formadores de opinião e assim são capazes de tomar suas próprias decisões. Portanto fica a escola sendo a maior contribuinte  para a formação educacional do aluno é claro que a participação dos pais e sempre muito importante, no entanto no mundo moderno em que vivemos é natural que os filhos passem a maior parte de seu tempo junto de seus professores, e por este motivo acabam por ser influenciados pelo aprendizado escolar.

A educação politica não é matéria da grade curricular que o aluno vai estudar especificamente, porem os conhecimentos que são adquiridos na vida escolar e também da sociedade na qual ele vive podem  influenciar suas decisões, pode se perceber que não existe educação sem politica e também não existe politica sem educação foto é que as duas são ligadas e que uma é o complemento da outra.

        Quando falamos sobre politica, pensamos na relação humana que evolve disputa de poder entre dois ou mais candidatos pelo poder de governar. Com a politica dita na forma de governo, não se procura convencer, mas vencer. Desta maneira, em nossas relações não podemos negar que nossas ações não estejam carregadas de intensões politicas em relação ao poder, no entanto na nossa forma de politica tentamos vencer opiniões divergentes por meio do pensamento critico em relação às diversas concepções e, portanto esta é a diferença da politica adotada pela educação onde o educador não procura vencer o educando, mas sim ambos procuram convencerem-se do conhecimento.

O objetivo geral deste trabalho é promover uma discursão sobre a educação politica em nosso país e demonstrar o quanto ela influência em nossas decisões. Quanto aos objetivos especifico é demonstrar o quanto a escola é importante no processo educacional politico. E também a participação dos professores no processo de formação politico dos alunos.  

        Pode se perceber através deste estudo que as relações humanas são atuações politicas. E que tudo que fazemos parte de uma concepção politica, tanto em nossas relações profissionais como em nossas relações pessoais, porem não devemos achar que politica é apenas se dar bem com as pessoas, porque esta é uma concepção politica de apaziguamento dos conflitos, pois mesmo a democracia sendo libertadora e igualitária, está baseada pela disputa entre desiguais na forma de disputa das classes pelo poder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (61.5 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com