TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Financeira e Trabalho Pedagógico na Educação Escolar e não Escolar

Por:   •  5/5/2018  •  Abstract  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 2

Após a leitura do artigo de LIMA, U. C.; ARAGÃO, J. W. intitulado “O Conselho do FUNDEB e as práticas de participação institucionalizados, EDUFBA, Scielo Books, 2010, responda as questões pontuadas abaixo.

Você pode responder “questão por questão” ou mesmo elaborar um texto a partir delas.

1) A Educação do Brasil ao longo da História favoreceu a criação e formação de colegiados participativos de fato, como o Conselho do FUNDEB?

Sim. A educação no Brasil favoreceu através da gestão democrática, assegurada na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96), a criação de Conselhos de Sistema, aos escolares e, mais especificamente, ao da alimentação escolar e ao do FUNDEF e FUNDEB.

2) O que os Conselheiros entrevistados neste artigo entendem por democracia?

O artigo descreve que os entrevistados reconhecem a conquista da democracia, e a caracterizam como a direito de opinião, e respeito as ideias que venham contribuir para o bem comum e a participação nas decisões da sociedade.

3) O que significa ser membro PARTICIPANTE do Conselho do FUNDEB, para esses membros entrevistados?

Para os entrevistados participação no Conselho significa ter envolvimento, compromisso, responsabilidade social, compromisso de mudança e com o outro.

4) Que tipo de práticas exercem nesse conselho e o que pensam sobre elas?

Os conselheiros têm o papel de acompanhar e controlar a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Fundo, além de supervisionar o senso escolar e a elaboração da proposta orçamentária. No entanto, falam encontrar dificuldades para exercer suas funções por ser um trabalho voltado para área contábil, ficando claro uma necessidade de capacitação técnica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (66.8 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com