TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Afetividade

Por:   •  14/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  9.204 Palavras (37 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 37

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10][pic 11][pic 12]

FABIANA ALVES SOUZA DE OLIVEIRA

[pic 13]

TÍTULO DO TRABALHO:

Subtítulo do Trabalho se Houver

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de ........

Orientador: Prof.  

OLIVEIRA, Fabiana Alves Souza de. A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE: Educação infantil. 2014. Número total de folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Pedagogia). – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia.  Universidade Norte do Paraná, Suzano, 2014.

RESUMO

Este trabalho visa analisar a importância da afetividade na educação infantil para o processo de aprendizagem, apontando para o fato de que a afetividade pode determinar o sucesso da criança na escola. O tema afetividade é importante para o relacionamento professor-aluno, aluno-aluno e no relacionamento familiar. É essencial que a criança se coloque no lugar do outro, tendo o professor como mediador deste processo. É de suma importância que o aluno sinta o afeto do professor, que ele se sinta amado, protegido, com certeza este sentimento auxilia no processo de aprendizado. Este artigo tem como objetivo despertar nos alunos a integração e a convivência em sociedade. O desenvolvimento se dá através de um projeto que integra o afeto, a amizade e o respeito ao próximo. O projeto é desenvolvido por rodas de conversa, leitura, interpretação de fábulas e demonstração de carinho e afeto através de desenhos e cartazes. Para este projeto serão necessários materiais básicos como: lápis de cor, papel, cartolina, lápis preto, borracha e cadernos. A avaliação ocorrerá durante todo o projeto, através de observação das mudanças de hábitos, a participação nas atividades e demonstração de afeto com os colegas. Este trabalho tem embasamento em pesquisas bibliográficas, onde a fundamentação teórica se baseia em teorias de Piaget, Henri Wallon e Vygotsky. Esses autores acreditam na importância da afetividade, como fator essencial para o desenvolvimento cognitivo.

Palavras-chave: Afetividade. Relação Afetiva. Escola. Professor. Respeito.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................05

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ..................................................................................07

3 PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE ENSINO....................17

3.1 TEMA E LINHA DE PESQUISA...........................................................................17

3.2 JUSTIFICATIVA...................................................................................................17

3.3 PROBLEMATIZAÇÃO..........................................................................................18

3.4 OBJETIVOS.........................................................................................................19

3.5 CONTEÚDOS.......................................................................................................20

3.6 PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO..............................................................20

3.7 TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO..................................................27

3.8 RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS..............................................................27

3.9 AVALIAÇÃO.........................................................................................................27

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................28

5 REFERÊNCIAS.......................................................................................................30

6 ANEXOS (opcional) ................................................................................................32



  1. INTRODUÇÃO

As relações de afetividade na educação infantil sempre me chamaram atenção, como trabalho na área da educação, a relação da afetividade entre professor-aluno, aluno-aluno e aluno-família sempre me causaram interesse.

Entendo por afetividade toda forma de carinho, atenção e respeito pelo outro, e acredito que esta forma de emoção causa motivação ao sujeito.

O aluno já chega à escola trazendo uma mistura de emoções e expectativas ele traz consigo as suas vivências familiares e como a escola nesta fase é um contexto totalmente novo é necessário que ele se sinta amado e acolhido pelo professor e pelos colegas.

Devido a esses pontos escolhi para meu projeto a temática da Docência na Educação Infantil tendo como tema a Importância da Afetividade na Educação Infantil.

Este tema surgiu na tentativa de entender e analisar qual a importância do afeto no desenvolvimento cognitivo e fazer com que o professor entenda a sua importância e coloque em prática, considerando o fato de que quando o aluno gosta da matéria e do professor ele aprende mais e compreende melhor o conteúdo.

Surge daí o interesse de abordar o tema, para que todos possam compreender que ensinar com amor deve ser um ato consciente e traz motivação para ao aprendizado.

Mais como demonstrar este afeto em sala de aula? As crianças não chegam às escolas “vazias”, por isso é importante que a professora possa ter um momento para conhecer seus alunos e entender suas necessidades, para que assim, também possa ajudar no convívio entre eles.

Este trabalho é destinado para o primeiro semestre, pois se tratando de um projeto destinado a crianças da educação infantil, devemos considerar que muitos precisam aprender sobre o convívio com outros alunos, e a professora deve estimular a demonstração de carinho e afeto entre os colegas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62.1 Kb)   pdf (331 Kb)   docx (337.1 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com