TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Afetividade

Por:   •  15/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  9.250 Palavras (37 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 37

CAPÍTULO I  MARCO INTRODUTÓRIO

1.1 INTRODUÇÃO

A Afetividade vem sendo alvo de inúmeras pesquisas e estudos, devido ao crescente reconhecimento de sua importância, a afetividade implica diretamente no desenvolvimento emocional, na socialização, relação social e, sobretudo no processo de ensino aprendizagem. Sendo muito discutida por pais e educadores, que percebem a suma importância da afetividade no processo de ensino e aprendizagem. Na busca dos autores que evidenciaram a importância dessa relação nos deparamos com os mais conceituados autores; Piaget, que tem como objetivos de seus estudos esclarecer as relações entre afetividade e inteligência, Wallon  um autor de suma importância na discussão sobre a afetividade em relação ao ensino aprendizagem e Vigotsky que apesar de não ter aprofundados seus estudos sobre o termo afetividade reconhece a importância das conexões entre as dimensões cognitivas e afetivas do funcionamento psicológico humano, propondo uma abordagem unificadora das referidas dimensões. Entretanto muitos outros autores também perpetuam seus estudos acerca do tema afetividade.

        Neste estudo a afetividade é abordada na perspectiva pedagógica voltada a demonstrar; Qual o papel da afetividade na relação professor aluno no processo de ensino- aprendizagem? A pesquisa de caráter qualitativo se dá em duas salas de aulas do maternal da educação infantil, de uma E.M.E.I da cidade de Rolim de Moura-RO e tendo como objetivo explicitar a importância do relacionamento afetivo entre professor e aluno, apontando o quanto é importante manter uma boa relação entre professor e aluno dentro das escolas, a pesquisa também analisa a afetividade e suas influências no processo de ensino e aprendizagem expondo como esta relação pode melhorar processo de ensino-aprendizagem e por fim evidencia que a relação professor e aluno que não aborde a emoção sócio-afetiva trazem prejuízo para a ação pedagógica.

A pesquisa consistir em observar o comportamento e atitudes referentes às dimensões afetivas dos professores e alunos durante o período que permanecem na instituição de ensino. Sendo realizado entrevistas com as professoras contendo perguntas voltadas a coletar os seus conhecimentos acerca dos benefícios dos processos afetivos em relação à aprendizagem.

O trabalho foi desenvolvido com a utilização de dois instrumentos de pesquisa, o primeiro se deu ao ato de observar, tendo a autora como agente participativa, nesta posição a observadora pode ter uma gama de informações, observando intimamente as dimensões afetivas dos professores e alunos. O segundo instrumento utilizado foi uma entrevista semiestrutura, havendo a necessidade de realizar perguntas fora do contexto pré-determinado, pudesse ser efetuada.

        As analises das informações fundamenta-se nos autores citados e outros autores contemporâneos. Na discussão das análises dos dados temos como temas indicativos: Contribuições da relação afetiva entre professor e aluno no processo de ensino e aprendizagem e As manifestações das relações afetivas entre professor e aluno no processo de ensino e aprendizagem:

        Na análise dos dados sobre as manifestações das relações afetivas entre professor e aluno pode-se observar a necessidade de estar agrupando os dados de acordo com as formas de manifestações, desta forma foram criados dois grupos: as manifestações verbais, ou seja, que continham dados sobre as falas da professora e das crianças como elogios, instruções, incentivo, apoio, cooperação e correção; e de manifestações não-verbais, como as expressão facial, aproximação, contato físico, atenção e receptividade.

        Espera-se que esta pesquisa possa apresentar dados que ampliem a curiosidade e necessidade de estar estudando os benefícios que as dimensões afetivas trazem ao processo de ensino-aprendizagem, bem como estar mudando o comportamento dos professores a acerca das práticas pedagógicas.

1.2 PROBLEMA

        Vários são os conceitos atribuídos a afetividade, definida diferentemente nas perspectivas fisiológicas, psicológicas e pedagógicas, entretanto neste estudo a afetividade é abordada na perspectiva pedagógica voltada a demonstrar;

  • Qual o papel da afetividade na relação professor aluno no processo de ensino- aprendizagem?

1.3 Delimitação

        A pesquisa será realizada nas turmas da Educação Infantil “maternal II, da E.M.E.I Benta Idavina Ferreira Pepinelli Peres localizada na Avenida Goiania 54 55- Centro, Rolim de Moura-RO

1.4 Justificativa

        Outrora podemos citar como “recurso pedagógico” a palmatória, artefato utilizado pelos professores para oprimir e mostrar a autoridade sobre seus alunos, corroborando com a “pedagogia da dor”. No Brasil a palmatória já era utilizada para castigar os escravos do período colonial. No século XVI eram utilizadas pelos padres jesuítas como complemento pedagógico para o aprendizado nas escolas. Tanto para os professores e estudantes a palmatória representava autoridade e submissão, acreditando que o sacrifício e a dor eram elementos positivos para o aprendizado. Com o surgimento de novas tendências pedagógicas, novos valores sociais e novos métodos educacionais o uso da mesma fora extinta.

Com o surgimento das novas tendências pedagógicas houve uma subversão, dentro das salas de aulas os alunos passam a serem o centro do processo pedagógico e os professores deixam de serem vistos como autoridades supremas dentro de sala. Quando estes passam a serem vistos seres sociais movidos a razões e emoções e dependentes de afeto.

O afeto dentro da sala de aula é uma questão que vem desencadeando muitas discussões por parte de pais e educadores, quando estes percebem a  importância da relação afetiva dentro das salas de aula. Visto que a afetividade implica diretamente no: desenvolvimento emocional e afetivo, na socialização, relação social, sobretudo na aprendizagem.

Ao negligenciar a afetividade em sala, o professor estará cortando laços emocionais que possibilitem o melhor aprendizado dos seus alunos. Como não existe e nunca existira um padrão de aluno os professores devem estar aptos para lidar com educando procedente de diferentes classes sociais. Assim sendo é cada vez maior o número de problemas emocional concentrado dentro de sala. Pois as transformações sociais trouxeram para a sociedade novos formatos familiares; são filhos de casais separados,  pais e mães solteiros, filhos de relações extraconjugais, casais de homossexuais, entre outros casos inusitados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.3 Kb)   pdf (315.2 Kb)   docx (35.4 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com