TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Afetividade nas brincadeiras

Por:   •  1/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.074 Palavras (5 Páginas)  •  1.853 Visualizações

Página 1 de 5

SANDRA MARIA ALVES

PROJETO DE PESQUISA

AFETIVIDADE NAS BRINCADEIRAS: CAMINHO PARA UMA EFETIVA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

        

TEMA: Afetividade nas brincadeiras na educação infantil

DELIMITALÇÃO DO TEMA

A afetividade nas brincadeiras como fatores importantes no aprendizado das crianças na educação infantil.

PROBLEMA DE PESQUISA

Crianças com demonstração de tristeza, desinteresse, ansiedade, inquietude, nervosismo, irritação, e outros tipos de comportamentos negativos são cada vez mais freqüentes  no cotidiano das salas de aula da educação  Ensino Infantil. Com essa atual realidade, surge a necessidade urgente de se refletir sobre alguns pontos/questionamentos referente a influencia no aprendizado desses alunos no âmbito escolar, tais como: até que ponto o comportamento, ou melhor dizendo, o estado de espírito “negativo” das crianças na educação infantil pode influenciar no processo ensino aprendizagem desses alunos? Será que o fator afetividade na prática de brincar pode ser uma maneira ou possibilidade de lidar com esta situação no cotidiano escolar?

OBJETIVO  DA PESQUISA

Objetivo geral: Aprofundar os conhecimentos a respeito da importância da afetividade nas ações pedagógicas, em específico nas brincadeiras do cotidiano dos alunos da Educação Infantil.

Objetivos Específicos:

  • Analisar a importância das brincadeiras na educação infantil como forma de fortalecer os laços afetivos;
  • Refletir sobre a necessidade da afetividade nas práticas pedagógicas com crianças da Educação Infantil;
  • Fazer um levantamento de algumas brincadeiras realizadas no(s) Centro(s)  de Educação Infantil que propiciam a interação afetiva do professor X aluno e aluno X aluno.

JUSTIFICATIVA

        O aprendizado da criança na Educação Infantil considera que brincar faz parte de aprender, e que para que este aprendizado seja efetivo e significante, a afetividade deve estar presente no convívio da criança com seus pares escolares.  O convívio emocional da criança que foi estabelecido desde o nascimento com seu meio social e familiar influenciam na construção da personalidade e de sua auto-estima, sendo fator preponderante para o desenvolvimento de ferramentas importantes para a construção de conhecimento, cabendo assim ao professor, não apenas transmitir conhecimento ou apenas ensinar comportamentos aceitáveis socialmente, mas sim, proporcionar espaços de interação que fortaleçam laços de amizade e respeito através da afetividade, item importante que facilita o processo de aprendizagem. 

Aprofundar conhecimento a respeito de formas de se criar ambiente de afetividade para que o aprendizado das crianças seja desenvolvido, é de responsabilidade de todo educador na educação infantil, como também refletir constantemente sobre teorias que descorrem sobre as possibilidades de melhoria no ambiente de sala de aula e o comportamento das crianças no processo ensino aprendizagem, e é no brincar que se pode manifestar a criatividade e utilizar a sua personalidade integral, ou seja, é sendo criativo que o indivíduo descobre o seu “eu”, pois o brincar é inerente a vida.

REFERENCIAL TEÓRICO

        Segundo Vygotski (1998, p.76) “o pensamento tem origem na esfera das motivações, a qual inclui inclinações, necessidades, interesses, impulso, afeto e emoção”, cabendo assim ao professor reconhecer as facilidades e dificuldades de cada criança com fins de planejar atividades pedagógicas, no caso específico, brincadeiras que propicie a superação de barreiras emocionais que prejudique o processo aprendizagem da criança.

Para Fernandes:

”É a partir da relação como o outro, através do vínculo afetivo que a criança vai tendo acesso ao mundo simbólico e assim, conquistando avanços significativos no âmbito coognitivo” (Fernandes, 1991, p. 52).

        A brincadeira para VYGOTSKY possui três características: a imaginação, imitação e a regra. Então, seria censurável acreditar que o brincar é um mero passatempo com as crianças. Brincar, segundo pesquisa no site http://pt.wikipedia.org/wiki/Brincadeira  contribui muito para o desenvolvimento da criança, onde através dela, o professor estimula a autonomia em cada indivíduo, sendo assim a importância de brincar na educação infantil é essencial e necessária, pois ajuda na construção da identidade, na formação do indivíduo e na capacidade de se comunicar com o outro, reproduzindo seu cotidiano e caracterizando o processo de aprendizagem. Essa idéia é fortalecida por Piaget (1973), que diz que é nas interações que os sujeitos irão construir o conhecimento, afirma ainda, que a afetividade não se restringe apenas as emoções e sentimentos, a afetividade visa a uma adaptação.  Para ele, o jogo simbólico consiste em satisfazer o eu por meio de uma transformação do real em função dos desejos: a criança que brinca de boneca refaz sua própria vida, corrigindo-a à sua maneira, e revive todos os prazeres e conflitos, resolvendo-os, compensando-os, ou seja, completando a realidade através da ficção (Piaget, 1973, p.29).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (111.1 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com