TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização nas series iniciais

Por:   •  8/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.753 Palavras (16 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 16

ALFABETIZAÇÃO NAS SERIES INICIAIS E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Karina de Cássia Mendonça da Silva Souza

Faculdade FUCAP

Pratica Interdisciplinar Educação Infantil, Séries Iniciais e Educação Especial

  Pós Graduação Turma 440

21/11/2016

RESUMO        

A leitura e a escrita são maneiras que o homem tem para se comunicar, registrar e transmitir conhecimento. Aprender a ler e escrever então é de grande importância para cada um de nós.  A alfabetização é uma importante ferramenta para que o indivíduo se desenvolva. Para isso torna-se necessário que a metodologia de alfabetização esteja de acordo com a realidade da criança e com o conhecimento que traz consigo. Ensinar a ler e a escrever é muito mais que codificar e decodificar os símbolos, significa dar ao indivíduo uma nova perspectiva de ver o mundo e de estar inserido nele. O artigo parte da necessidade de compreender como a aprendizagem ocorre. Constatar como se dá a aprendizagem de cada indivíduo, contribuirá para o encontro de caminhos e práticas que atuem sobre os problemas de aprendizagem. A pesquisa procurou identificar porque uns alunos aprendem com mais facilidade e outros não, e como atuar de maneira positiva sobre as dificuldades de forma a oportunizar a aprendizagem de fato e com qualidade.

Palavras-chaves: Alfabetização. Leitura. Escrita.

1 INTRODUÇÃO

A alfabetização vem se transformando ao longo dos tempos, por isso a preocupação com a leitura e a escrita está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. Desta forma a alfabetização vai muito além de ler e escrever, é preciso ler, escrever e interpretar o que se lê e se escreve. A escrita nasceu da necessidade que o homem tinha de registrar tudo o que acontecia e assim deixar sua marca.

 

Para aprender a ler e escrever a criança deve ter um ambiente apropriado onde a troca de experiência entre os alunos aconteça de forma natural onde cada um possa se manifestar contribuindo com o colega e enriquecendo seu vocabulário ao mesmo tempo em que aprimora seu conhecimento. A história da pedagogia nos mostra que muitos educadores do passado já se preocupavam com a motivação do aluno para aprender e com a motivação de ensino, recomendando uma educação de acordo com a necessidade e interesses de aprendizagem da criança e reconheciam também o valor do ensino e da aprendizagem.

Vemos que a alfabetização é um processo que começa desde a primeira infância, onde a criança desde cedo começa a vivenciar a aprendizagem da leitura e escrita. Assim para aprender a ler e a escrever é necessário que a criança pense, reflita, raciocine e erre para poder acertar.

 2 A LEITURA E A ESCRITA        

O ato de ler e escrever, tanto no passado, como nos dias de hoje, demonstra a maneira como o professor compreende como a criança aprende. A alfabetização está dentro de um contexto histórico. Por isso a sala de aula é o lugar mais adequado para de aprender a ler e a escrever. Pois para aprender a ler e escrever é preciso pensar sobre a escrita e sobre o que ela representa. As crianças não aprendem facilmente.

Soares diz:

Alfabetização é dar acesso ao mundo da leitura. Alfabetizar é propiciar condições para que o indivíduo- criança ou adulto – tenha acesso ao mundo da escrita, tornando-se capaz não só de ler e escrever, enquanto habilidades de decodificação e codificação do sistema de escrita, mas, e sobretudo, de fazer uso real e adequado da escrita com todas as funções que ela tem em nossa sociedade e, também, como instrumento na luta pela conquista da cidadania plena. (SOARES, 2004, p. 46).

A alfabetização vem se modificando no decorrer da história da humanidade, desta forma, a preocupação com o domínio da leitura e da escrita tem-se intensificado cada dia mais no dia a dia da escola e na sociedade em geral. A alfabetização é um processo que vai evoluindo constantemente, por toda a vida.

A conquista da escrita e da leitura somente faz sentido num contexto de uso real tanto na escola com fora dela. Pode-se dizer que a leitura é fonte de prazer, de satisfação pessoal, de conquista e realização pessoal, que serve de estimulo e motivação para que a criança goste de escola e de estudar. Soares (2001) afirma que:

A função da escola, na área de linguagem, é introduzir a criança no mundo da escrita, explorando tanto a língua oral quanto a escrita como forma de interlocução, em que quem fala ou escreve é um sujeito que em determinado contexto social e histórico, em determinada situação pragmática, interage com um locutor, também um sujeito, e o faz levado por um objetivo, um desejo, uma necessidade de interação". (SOARES, 2001, p. 13-60.)

Portanto, torna-se necessário que, no processo de alfabetização, as crianças consigam compreender a importância de ler e escrever, entendam que finalidade a leitura e escrita cumprem na sociedade; precisam saber o porquê de se aprender a escrever e a ler. Só compreendendo e praticando esse aprendizado é que a alfabetização terá sentido.

A partir do momento em que a criança compreende a importância da leitura e escrita, ela começa a interagir com sociedade e a entender seu papel enquanto cidadão. A criança começa a criar textos, interpretar e aprende a interagir com texto, começando assim uma viagem na imaginação, onde através dessa viagem ela começa a exprimir seus pensamentos, sentimentos, suas ideias e informações.

Com isso, pode-se dizer:

O resultado da alfabetização deve ser muito mais que o domínio do alfabeto. Ser alfabetizado é dominar a linguagem escrita para resolver questões práticas, utiliza-las como um meio para adquirir novos conhecimentos e novas formas de compreensão e valorizar a virtude do literário. (TEBEROSKY; TOLCHINSKI, 2000, p. 39)

        

A conquista da escrita e da leitura só faz sentido no momento em que ela é utilizada em todos os lugares, tanto dentro da escola como fora dela. A leitura é a maior riqueza que um indivíduo pode ter.

Assim a UNESCO declara que: alfabetizado é uma pessoa capaz de ler e escrever com compreensão, uma breve e simples exposição de fatos relativos à vida cotidiana. (LAGÔA, 1990, p. 7).

 Segundo Piaget (1998):

A aprendizagem é um processo de desenvolvimento intelectual. Que se dá através das estruturas de pensamento está estritamente relacionada à ação do sujeito sobre o meio, partindo do princípio de interação de Vygotsky (1991), e acontece em etapas: assimilação, acomodação e equilibração.

Devido muitas vezes as dificuldades de ensino aprendizagem se dá pelo atraso que os alunos apresentam é necessário oferecer um ambiente de aprendizagem que ajude as crianças a se desfazer da postura de receptor de educação. É necessário criar um ambiente que valorize e estimule a iniciativa e criatividade do aluno, possibilitando assim maior interação com o meio em que vive, dando assim prioridade ao que as crianças já sabem e não das suas dificuldades e limitações. Para que assim o aluno se torne um indivíduo ativo na construção do saber. Segundo Freire (1967, p. 66) “O Dialogo é uma relação horizontal”. O professor e o aluno devem se comunicar, isso é essencial para a aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (172.3 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com