TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algoritimos

Seminário: Algoritimos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  Seminário  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 2

Descobrir se um numero é par ou ímpar.

Na linguagem C é muito simples descobrir se um numero é par ou impar, para isto basta criar um programinha de duas variáveis e usar um recurso chamado MOD que é resto de uma divisão. Para explicar melhor linha por linha usarei comentários no meio do programa, os comentários são caracterizados por ( // ) duas barras no inicio da frase.

O programa começa da seguinte forma:

#include 

#include //As duas linhas acima representam as bibliotecas da linguagem C. 

int main( ) // Esta linha tem a função main( ), função obrigatoria em qualquer programa em C.

{

int num,resto; //Nesta linha declaramos as variaveis num e resto, a palavra int antes das variaveis indica o tipo das variaveis int quer dizer inteiro.

printf("Digite um numero:\n"); // O printf é usado para imprimir algo na tela, neste caso vai imprimir (Digite um numero:) o \n após os dois pontos é usado para pular linha.

scanf("\n%d",&num); //Usamos o scanf para receber valores dentro dos parênteses colocamos uma referência ao tipo da variável neste caso %d , e antes da variável colocamos o “e comercial” representado por este símbolo “&”. 

resto=num%2; // Nesta linha finalmente vamos realizar o procedimento para descobrir se um numero é par ou ímpar, usamos a variável resto que é igual a variável num MOD2, como dito no inicio da postagem MOD é o resto da divisão de um numero por outro neste caso o MOD é representado pelo sinal de % (porcentagem) e o numero 2 indica por quanto a variável num deve ser divida.

if(resto==0) // If é a famosa condição SE, usada aqui para comparar o resto da divisão de num por 2, se a condição for verdadeira o comando abaixo será executado.

printf("\nEste numero e par\n"); //Este comando imprime na tela (Este numero e par).

else // Esta linha trás a condição Senão ,ou seja, se resto não for igual a zero execute o comando abaixo.

printf("\nEste numero e impar\n"); //Esta linha irá imprimir na tela (Este numero e impar).

system("PAUSE"); //Agora colocamos o system("PAUSE") para pausar o programa, se não colocarmos esse comando o programa se fechará muito rápido e não veremos se o numero digitado é par ou impar.

return 0;

}

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com