TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambientes educativos como recursos pedagógicos

Resenha: Ambientes educativos como recursos pedagógicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Resenha  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 2

‘’Os ambientes de aprendizagem como recursos pedagógicos’’

Cada vez mais o ambiente físico e os arranjos espaciais existentes nas creches e pré-escolas, têm sido apontados como setores que requerem atenção especial e um bom planejamento.

Além disso, as pesquisas são bem claras em demonstrar a importância do significado que a criança pequena empresta ao ambiente físico, que nele provoca medo, curiosidade, irritabilidade ou calma, afeição e empatia.

Nós professores procuramos uma sala adequada para a quantidade de alunos em sala, para que não fiquem desconfortáveis, com arejamento, uma boa iluminação, equipamentos e materiais utilizados em sala.

Em uma boa sala de aula deve haver painéis com atividade feita pelos alunos, desenhos que buscam a curiosidade que estimulam a imaginação infantil, sendo um ponto valorizado, com alfabeto e números para as crianças terem contato.

A criança desde já explora o ambiente e interage com os seus amigos, tendo assim um contato onde possam surgir conflitos entre eles e outros que se dão bem, sabendo respeitar o espaço e seus colegas.

Cada um tem seu espaço na escola, fazendo de lá seu ‘’ cantinho’’ e construindo seus significados.

O planejamento espacial da creche ou pré-escola imerge as crianças em um mundo de estímulos visuais e cinéticas como em formato, cores, dos objetos encontrados como: brinquedos, blocos, telas, cartazes, filmes, lousa entre outros.

Para melhores resultados é interessante em sala que o professor mostre aos seus alunos mais de uma brincadeira ou jogo, onde a criança possa explorar e desenvolver mais suas habilidades e ter atenção e não se cansar de ficar em um jogo somente.

Deixar as crianças guardarem os brinquedos no lugar, deixar alguns objetos em lugares onde o mesmo possa alcançar e pegar para terem sua dependência.

E o principal objetivo disso é que a criança se sinta acolhida e estimulada, para ambientes de diferentes materiais e com uma bela decoração onde possa chamar atenção e sentir-se a vontade com o professor e com seus colegas.

Bibliografia: PLT (Página193)

https://www.google.com.br/search?q=ambientes+de+aprendizagem&newwindow=1&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=hh8_Up-PNYzY8gSJ44DICQ&ved=0CG0QsAQ&biw=1440&bih=799&dpr=1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com