TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analfabetismo Funcional

Por:   •  25/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  4.615 Palavras (19 Páginas)  •  678 Visualizações

Página 1 de 19

UNIP

Curso de Pedagogia

Conclusão de curso (TCC)

TEMA: ¨ANALFABETISMO FUNCIONAL¨

Marcia Rebello Lopes. RA: d0652a0

Jessica Heloisa de Araújo. RA: n111bj-5

Beatriz S. Brison Fernandes. RA: d04ffh-6

São José dos Campos

Artigo científico apresentado ao curso de Pedagogia Universidade Paulista UNIP do campus de São José dos Campos, Sob a orientação da Professora Dª.............................., como requisito para a conclusão do Curso de Licenciatura  Plena em Pedagogia.                                                                          

                                                 

                                                                   

EPÍGRAFE

Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.            

                                                                                                       “Paulo Freire”

Sabemos como é a vida: num dia dá tudo certo e no outro já não são tão perfeitas assim. Altos e baixo fazem parte da construção do nosso caráter. Afinal, cada momento. cada situação, que enfrentamos em nossa trajetória é um desafio, uma oportunidade única de aprender, de se tornar uma pessoa melhor. Só depende de nós, das nossas escolhas...

Não sei se estou perto ou longe demais, se peguei o rumo certo ou errado. Sei apenas que sigo em frente, vivendo dias iguais de forma diferente. Já não caminho mais sozinho, levo comigo cada recordação, cada vivência, cada lição. E, mesmo que tudo não ande da forma que eu gostaria, saber que já não sou a mesma de ontem me faz perceber que valeu a pena.

Procure ser uma pessoa de valor, em vez de procurar ser uma pessoa de sucesso. O sucesso é só consequência.

                                                                                                           “Albert Einstein

DEDICATÓRIA

       Agradecemos primeiramente a Deus pelo dom da vida e por ter nos proporcionado chegar até aqui. As nossas famílias por toda a dedicação e paciência contribuindo diretamente para que nós pudéssemos ter um caminho mais fácil e prazeroso durante esses anos de estudo e inicio profissional.

     Agradecemos aos professores que sempre estiveram dispostos a nos ajudar e contribuir para um melhor aprendizado em especial a nossa professora e orientadora que acreditou que podíamos realizar essa importante pesquisa. Agradecemos também a instituição por ter nos dado à chance e todas as ferramentas que permitiram chegar hoje ao final desse ciclo de maneira satisfatória.

SUMÁRIO

RESUMO

ABSTRACT

INTRODUÇÃO

  1. ESTADO DA ARTE DO ANALFABETISMO FUNCIONAL

1.1 O método de análise

  1. A VULNERAILIDADE EDUCACIONAL NO BRASIL

  1. Índices de Desenvolvimento Humano Municipal - dimensão Educação
  1. O Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf)
  1. CAPACITAÇÃO DE DOCENTES VOLTADAS PARA O EJA
  1. A história do EJA no Brasil
  1. Formação continuada dos docentes no EJA
  1. OS DESAFIOS DA ANALFABETIZAÇÃO FRENTE AO ANALFABETISMO FUNCIONAL

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS

RESUMO

 O presente trabalho trata de um assunto delicado e apaixonante, o Analfabetismo Funcional, que tem sido a causa de problemas tanto de crianças como de adultos nesta sociedade letrada. A falta do domínio pleno da leitura entre brasileiros com 15 anos ou mais, foi estimada em 7% da população, segundo a pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E esta será a premissa apresentada, juntamente com seus dilemas e desconfortos (como reconhecer para onde vai um ônibus, informações de uma loja ou uma realização bancária), que estes iletrados sofrem ao tentarem realizar a menor das tarefas simples proposta para uma sobrevivência mais digna, que necessita de uma interpretação mais complexa.  Estes ao retornarem a escola, chegam apreensivos e com uma história muito ruim, de uma vida sem recursos, de um passado de trabalho em tenra idade, e também de uma escola que os desmotivaram a darem continuidade.

A pretendente análise, será a causa da complexa pesquisa dentro do conceito Analfabeto Funcional, sobre, o que se tem oferecido para recebê-los na escola e resgatar a capacidade de interpretar o mundo contemporâneo, e à metodologia a ser trabalhada em sala de aula com estes adultos que já atuam de forma escravagista em um mercado tão competitivo.

Palavras-chave: analfabetismo funcional, vulnerabilidade, escola jovens adultos;

ABSTRACT

INTRODUÇÃO

Conceito de Analfabetismo Funcional: é a incapacidade que uma pessoa demonstra ao não compreender textos simples, mesmo decodificando minimamente as letras, frases, sentenças, textos curtos e números, não desenvolvem habilidades de interpretação de textos e de fazer operações matemáticas. É também definido como analfabeto funcional o indivíduo maior de quinze anos possuidor de escolaridade inferior a quatro anos letivos.  ( Wikipédia )

Os chamados analfabetos funcionais são grupos de pessoas que não aprenderam o suficiente para entender um texto ou fazer uma simples conta matemática no dia a dia. E as conclusões de pesquisas educacionais divulgam que, três em cada dez brasileiros não aprenderam o suficiente para ler, escrever e fazer contas no mundo das letras.

Segundo a estimativa do levantamento de 2016 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do país está estimada em pouco mais de 206 milhões de habitantes, sendo 38 milhões de analfabetos funcionais distribuídos em três níveis que serão apontados neste trabalho, um porcentual de 29% do total.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)   pdf (328.9 Kb)   docx (317.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com