TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise critica filme ''o aluno''

Por:   •  13/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  891 Palavras (4 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 4

O filme “O aluno” relata a história de um queniano de 84 anos, chamado Maruge em que enfrentava dificuldades para se alfabetizar. Ele fez parte do grupo dos mau-maus, que lutava pela independência do Quênia onde viviam pelo domínio dos ingleses. Tudo começa quando Maruge ouve no rádio que a partir daquele dia a educação seria para todos, então vê isso como uma oportunidade para realizar o seu sonho que é aprender a ler. O filme foi estreado no Brasil em 2014, sendo os personagens principais Oliver Litondo (Maruge), Naomie Harris (professora Jane), tendo como diretor Justin Chadwick que também dirigiu “Mandela – O caminho para liberdade 2013”.

Na contemporaneidade a educação tem um valor muito baixo, há um grande descaso e os dirigentes do nosso país quer o controle da sociedade, então para eles quanto uma sociedade mais burra melhor para o domínio deles. Na primeira parte do filme, mostra uma grande precariedade em meio toda a população, mostrando tanto as condições físicas dos personagens, como no caso a casa em que o Maruge vivia, tanto como a situação precária da escola, não tendo estruturas adequadas para atender a quantidade de alunos que haviam matriculados na turma. Não havia uma educação gratuita no país, por isso quando surgiu essa oportunidade houve uma super lotação nas escolas. Para Maruge essa oportunidade se parecia única, portanto em busca de seus sonhos não mede esforços para conseguir alcançar seu objetivo, enfrentando vários desafios, como a difícil aceitação da sua permanência na escola, tanto da sociedade como da equipe gestora, que de inicio houve uma resistência politica e social. Depois de muito esforço a professora reconhece o esforço de Maruge e a partir daí começa uma luta tanto dele como dela, colocando em risco seu emprego e seu relacionamento conjugal.

A trama reconta também a difícil aceitação do ser diferente na escola, ocasionando atos de violência e uma certa manifestação politica. Com isso o idoso foi obrigado a ir para uma escola onde abrangia uma educação para jovens e adultos, porem a qualidade de ensino não era boa. Motivada a professora não desiste de ajudar o ex-combatente convidando-o a ser seu ajudante de sala, para que assim realizasse seu sonho e alcançasse seu objetivo. Contudo, por forças maiores a professora foi transferida daquela escola deixando Maruge desamparado. Na escola com a transferência da professora os alunos não aceitaram a saída da professora, levando eles a fazer uma manifestação fazendo com que a professora substituta nem entrasse na escola, desistindo do cargo. Enquanto isso Maruge decido do que queria fazer foi atrás do presidente da republica para contar sua história e mostrar a importância da educação para a evolução do país. Admirados com a coragem do queniano os governantes decidem solucionar os problemas do idoso, envolvendo a situação da professora Jane na escola e também dando o direito ao Maruge de poder frequentar as aulas da professora.

O filme superou todas as minhas expectativas que havia criado do inicio ao fim, a historia é fascinante, fazendo com que o telespectador se prenda totalmente ao filme e também se emocione bastante. Algumas cenas realmente são um pouco exageradas como, por exemplo, quando o Maruge chega lá na sala do presidente para conversar, passando pela secretária e a sem sua autorização e, além disso, depois que joga tudo na cara

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (113 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com