TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do Filme "Quando eu sinto que já sei"

Por:   •  5/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO

FUNDAÇÃO CECIERJ

CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

ANÁLISE DO DOCUMENTÁRIO “QUANDO EU SINTO JÁ SEI”

STEFFANY LORENA DE SOUZA - 14112020161

RESENDE

2018

O filme “Quando eu sinto já sei” nos mostra uma nova realidade de ensino que está sendo implantada em algumas escolas brasileiras. Estas escolas saem do modelo tradicional de ensino, mostrando uma relação diferente entre professor, aluno e aprendizado. O documentário mostra através de depoimentos de alunos, professores, pais e vários outros profissionais da área da educação, que existe outras formas de aprender.

Neste novo modelo, ao contrário do modelo tradicional onde o professor tem o papel de transmissor da informação, o aluno é a estrela principal, é ele que atua ativamente no seu próprio aprendizado e o professor tem o papel de mero coadjuvante, agindo como mediador (ou facilitador) do ensino, incentivando o aluno a buscar o conhecimento e a solução de problemas. A preocupação, neste novo modelo, não é apenas que o aluno aprenda os conceitos, mas sim transforma-lo em um cidadão capacitado e pronto para as situações da vida cotidiana.

Nas escolas que adotaram este novo modelo, o desenvolvimento pessoal é valorizado e incentivado, os alunos não são divididos por séries, todos aprendem juntos. Os alunos possuem mais liberdade, o professor é tido como um tutor/mediador apenas para tirar dúvidas. As salas de aula foram abolidas, e entraram em cena os ambientes de aprendizado, e é o aluno que escolhe onde vai estudar. Os alunos e a comunidade são mais ouvidos. As discussões são valorizadas para desenvolver a comunicação e capacidade se solucionar problemas. Este novo métodos vem com o objetivo de criar um ambiente perfeito para que os alunos se sintam à vontade para querer aprender.

Este novo modelo de educação possibilita uma interação maior entre professor e aluno, o que não é possível com antigo modelo, pois o professor possui um extenso conteúdo a ser transmitido e acaba não tendo tempo de aplicar atividade diferenciadas ou atuar como mediador em determinas situações

Neste documentário vemos vários depoimentos de crianças comparando o ensino tradicional e a nova metodologia. Muitas crianças se sentiam presas nas outras escolas, pois precisavam ficar dentro da sala de aula e não podiam sair, ressaltaram que no novo método podem estudar sozinhas ou com colegas, podem escolher onde dentro da escola vão estudar e se tem dividas procuram o professor para lhes ajudar.

As escolas tradicionais são vistas, pelos alunos, como ambientes maçantes e chatos. Muitos depoimentos ressaltam que o ensino não precisa ser maçante, mas sim prazeroso, para o que o aluno queira fazer aquilo.

Em “Quando sinto que já sei” vemos exemplos de inúmeras escolas que abriram suas portas para as comunidades e mudaram a organização tradicional de ensino onde o professor transmite, o aluno capta a informação e aplica-se a prova, abrindo um mundo de novas possiblidades para os alunos.

Uma das experiências que chama muita atenção é a “Republica de estudantes”, onde os alunos lideram comissões, assumem “cargos” de vereadores, secretários e prefeitos, e assim aprendendo a lidar e resolver conflitos que podem estar no cotidiano de qualquer adulto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (57.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com