TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do livro didático de ciências

Por:   •  26/1/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.685 Palavras (15 Páginas)  •  710 Visualizações

Página 1 de 15

            Analise do livro didático de ciências

Resumo

Por meio da análise do livro de Ciências Humanas e da natureza, com base teórica, através dos critérios de análise tem-se a perspectiva de que possamos conhecer melhor o livro e analisar como este aborda os conteúdos. Tomo como base teórica os Referenciais curricular acentuando-se as atividades que aprofundam o conteúdo; se este procedimento intermediam o ensino e a efetividade da aprendizagem. No entanto visa ao proposto de avaliar se há relação dos temas com o dia-a-dia do aluno também com as propostas do PCN e BNCC com as consecução delas observado no livro de ciências, procurando levantar alguns aspectos determinantes e relevantes dentre as relações desses dois documentos levando em partida a escolha de determinado livro para o ensino de desse componente curricular para o ensino fundamental dos anos iniciais.

Palavras chave: Livro didático, PCN BNCC, aprendizagem

ABSTRACT: Through the books analysis of Humanities and nature, with theoretical basis , through the analysis criteria we have the perspective that we can better understand the book and analyze how as this covers the content. I take as theoretical base the curriculum Benchmarks accentuating up activities that deepen the contents ; This procedure mediate teaching and effectiveness learning. However aims to evaluate whether proposed list of issues with day- to-day student also with the proposals of the Pcn and BNCC with achieving them observed in the science book , seeking to raise some determinants and relevant aspects from the relationship of these two documents taking into starting the selection of certain book for teaching this curricular component for primary education in the early years .

 KEIWORDS: textbook , BNCC PCN , learning

Introdução

Os livros didáticos são recursos que servem como instrumentos para direcionar as práticas pedagógicas ajudando aos professores e alunos no processo de aprendizagem e ensino, eles estão no cotidiano de todas as escolas e a disposição de todos, assim ele tem a função de orientar nos conteúdos a serem abordados em sala de aula para que o professor possa ter uma base para seus planejamentos pedagógicos.

Diante disso, o professor pode apresentar diversas situações de aprendizagem que desenvolva nos alunos suas capacidades de pensar, criticar, ser autônomo, desenvolver habilidades e de conscientizar-se para ampliar o conceito que tem de mundo e interagir nele de acordo com sua aprendizagem. Assim, segundo o que Gadêlha (2014, 4637) diz através de uma citação indireta de Machado, que o livro didático norteia as atividades desenvolvidas em sala de aula, contribuindo no tratamento didático dos saberes para embasar as práticas pedagógicas dos professores na aprendizagem dos alunos.

  Vale ressaltar que a escrita do texto, atividades, recursos adicionais e visuais do livro didático deve favorecer o entendimento dos professores para não obter certa inversão de significados dos  conteúdos. Porém, o professor não deve somente utilizar do livro didático em sala de aula, pois cada aluno aprende de forma diferenciada e o livro didático muitas vezes não dá conta da demanda de diferenças, então o professor pode e deve utilizar outros recursos para a aprendizagem do aluno. Para isso, alguns programas vêm propor, analisar e oferecer para as escolas de educação básica da rede escolar pública, livros didáticos, obras pedagógicas e literárias, entre vários outros tipos de materiais que ajudam o professor em sala de aula, são eles o Programa Nacional Biblioteca da escola (PNBE) e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

O PNLD estabelece um mecanismo próprio de escolha dos livros didáticos pelos professores, e a presença de livros didáticos, reafirmada a partir do PNDL, no cotidiano das escolas, de uma forma mais intensa e com uma perspectiva de utilização de melhor qualidade dos livros para uma aprendizagem significativa, esses programas de materiais do Governo Federal têm a intenção de contribuir para a garantia de vários materiais didáticos de qualidade, e que estejam disponíveis para subsidiar o desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem nas escolas, e são desenvolvidos com o intuito de dar conta dos aspectos estabelecidos desde a constituição de 1988, (ZAMBOM, 2012).

Entretanto, mesmo com a analise dos livros didáticos para as entregas e analise da escola também, muitos ainda não atende o que se é proposto no PCN de ciências e na BNCC, ou atende em pequenas quantidades, ou até mesmo atende, porém os professores não sabem utilizar esse recurso tão importante e interessante. Desse modo, os livros didáticos precisam, sem dúvida, conter ferramentas que incitem a discussão sobre o conteúdo teórico a fim de permitir sua conversão em conhecimento. Estamos falando em produção de conhecimento útil, aplicável e presente no cotidiano do aluno para que tenha aplicabilidade em seu cotidiano e o possibilite interagir mediante aos assuntos que emergem no mundo.

O PCN E BNCC DE CIÊNCIAS

 O parâmetro Já prevista na constituição,  nos parâmetros curriculares nacionais, na lei de diretrizes e bases e no plano nacional de educação,  a BNCC deve ser concluída em ate junho de 2016. De acordo com Renato Janine, ex ministro da educação, se tornou mais ou menos consensual que investir na educação básica o país não irá alcançar os desafios da formação pessoal, profissional e cidadã de seus jovens e crianças. Pois, a adoção de um currículo único poderá garantir aos estudantes o direito de aprender um conjunto fundamental de conhecimento e habilidades comuns de sul a norte.  

  Apesar da existência do PCN e de currículos estaduais e municipais muitas escolas ainda se pautam no que é apresentado pelos livros didáticos e avaliações com a prova Brasil e Enem, visto que estabelecem o que vão ensinar. Dessa maneira, ter uma base nacional comum curricular (BNCC) é essencial para reduzir as desigualdade educacional de um país, assim definir o que ensinar em cada etapa trajetória escolar permite estabelecer expectativa de aprendizagem e critérios de qualidade que poderão ser cobradas com mais eficiência e transparência. Desse modo, esse novo documento possibilita ao educador trabalhar critérios que venham fazer os eixos apresentados pelo BNCC proporcionar a reflexão e uma nova postura mediante as organizações feitas nas áreas de Ciências Humanas, assim o conhecimento dos conceitos dessa área até suas linguagens serão apresentadas e discutidas com os alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (142.6 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com