TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise dos resultados de desempenhos dos alunos na prova Brasil

Por:   •  27/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.992 Palavras (12 Páginas)  •  800 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO PEDAGOGIA

DISCIPLINAS NORTEADORAS:

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA;

DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO; APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA; INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO VIRTUAL; DIREITOS HUMANOS.

MASRCOS ROBSON DA SILVA SIQUEIRA RA9929029986

3º SEMESTRE

ANÁLISE DOS RESULTADOS DE DESEMPENHO DOS ALUNOS NA AVALIAÇÃO PROVA BRASIL (2013) – 5º

ANO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS).

TUTORA: ProfªMsc. Eliane Maria da Silva Anunciação

MIGUELÓPOLIS/SP

2016

SUMÁRIO

1   INTRODUÇÃO

2   PARA INICIO DE CONVERSA

3   AVALIAÇÃO EXTERNA EM LARGA ESCALA NO BRASIL

4   PERFIL SOCIOECONÔMICO DA ESCOLA JACINTO BARBOSA      FERREIRA EMEF            

5   ANALISE COMPARATIVA DE RESULTADO

6   CONSIDERAÇÕES FINAIS

7   REFERÊNCIAS  BIBLIOGRÁFICAS

1-INTRODUÇÃO

O objetivo deste estudo é analisar e comparar a importância da avaliação do sistema educacional em larga escala usando como referencia a Prova Brasil que tem por objetivo

 aferir a real situação do sistema educacional brasileiro a partir da avaliação de desempenho dos estudantes e fazer o levantamento de informações sobre escolas, professores e diretores e que possa ser feito uma analise comparativa da escola Jacinta Barbosa Ferreira EMEF com as demais escolas do município , estado e no panorama federal,comparação essa baseada nos resultados da Prova Brasil.  
A Prova Brasil é aplicada em escolas públicas urbanas e rurais que tenham no mínimo 20 estudantes matriculados no quinto e no nono anos do ensino fundamental. A Aneb avalia as redes pública e particular de ensino e abrange o terceiro ano do ensino médio A  Prova  Brasil  é  uma  avaliação  diagnóstica  do  nível  de  alfabetização  das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras.

E através dos resultados obtidos nas pesquisas aferidas nesse estudo podemos realizar uma Analise Comparativa dos resultados para que os gestores e professores possam estipular metas para os próximos anos.

2-PARA INÍCIO DE CONVERSA

-O Contexto social no processo de ensino e aprendizagem tem grande influência, em relação ás famílias de baixo nível escolar e econômico dos pais, refletem no pouco ou na falta total de acompanhamento dos estudos dos filhos e no controle de sua conduta na escola. Assim podemos constatar que as dificuldades de aprendizagem dos alunos estão ligadas a fatores externos á escola e que podem influenciar diretamente no processo de aprendizagem.

-Gestores e professores podem fazer o uso da lista de descritores exigidos, para tentar reforçar algum conteúdo que talvez possa estar defasado. Podem  também mostrar aos alunos o quanto a prova é essencial, porém não totalmente suficiente.Os gestores e professores podem unir os resultados das avaliações produzidas em salas de aulas com os resultados da avaliação da Prova Brasil para poder reorientar suas intervenções pedagógicas em busca da melhoria das aprendizagem.

-A Prova Brasil,enquanto avaliação externa em larga escala, pode ser muito importante, pois a partir da avaliação dos resultados, a escola pode estabelecer metas de aprendizagem, criar estratégias para que os alunos possam garantir o seu direito de aprender, sempre visando a melhoria da qualidade da educação  

3- AVALIAÇÃO EXTERNA EM LARGA ESCALA NO BRASIL

A avaliação externa em larga escala é um dos principais meios para a elaboração de políticas públicas dos sistemas de ensino e redirecionamento das metas das unidades escolares. Seu objetivo é o desempenho da escola e o seu, os testes são construídos de forma padronizada e seus resultados são alocados em uma escala de proficiência que varia de zero a 500 com intervalos de 25 a 25 pontos. Os intervalos indicam a consolidação de competências e habilidades ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Os resultados dos testes aplicados apontam para a realidade de ensino, oferecendo um panorama do desempenho educacional. Eles também permitem acompanhar o desenvolvimento das redes e sistemas de ensino, ao longo das diferentes edições dos testes em larga escala, mediante a comparação dos resultados. Com os resultados das avaliações em larga escala é possível construir indicadores nacionais, como, por exemplo, o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), bem como a distribuição do percentual de alunos em cada nível da escala de proficiência. a Prova Brasil é desenvolvida e realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC).

 Na edição de 2005, o público alvo da Anresc (Prova Brasil) foram as escolas públicas com no mínimo 30 estudantes matriculados na última etapa dos anos iniciais (4ªsérie/5º ano) ou dos anos finais (8ªsérie/9º ano) do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada nessa avaliação foi similar à utilizada na avaliação amostral, com testes de Língua Portuguesa e Matemática, com foco, respectivamente, em leitura e resolução de problemas.

Em 2007 passaram a participar da Anresc (Prova Brasil) as escolas públicas rurais que ofertam os anos iniciais (4ª série/5º ano) e que tinham o mínimo de 20 estudantes matriculados nesta série. A partir dessa edição, a Anresc (Prova Brasil) passou a ser realizada em conjunto com a aplicação da Aneb – a aplicação amostral do Saeb – com a utilização dos mesmos instrumentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (235.7 Kb)   docx (38 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com