TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DOS RESULTADOS DE DESEMPENHO DOS ALUNOS NA AVALIAÇÃO PROVA BRASIL

Por:   •  18/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.382 Palavras (6 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO: PEDAGOGIA - 3° SEMESTRE

EDNA APARECIDA DOS REIS – RA: 1221399026

TUTORA Á DISTÂNCIA: ELIANE MARIA DA SILVA ANUNCIAÇÃO

ANÁLISE DOS RESULTADOS DE DESEMPENHO DOS ALUNOS NA AVALIAÇÃO PROVA BRASIL (2013) -5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS).

                              DISCIPLINAS NORTEADORAS:

.HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA. DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO. APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA. INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO VIRTUAL. DIREITOS HUMANOS

SÃO BERNARDO DO CAMPO / SP

                                          31/05/2016

Introdução:

O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise comparativa por meio dos dados da Prova Brasil.

A prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico em larga escala, e tem o objetivo de avaliar a qualidade de ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

O exame oferece aos educadores e gestores da educação um diagnóstico que permite corrigir eventuais falhas no processo de ensino.

Para início de conversa:

Além do objetivo de realizar essa análise foram colocadas também algumas questões para realização desse trabalho.

a) Qual a influência dos fatores do contexto social no processo de ensino e aprendizagem?

A influência da família é muito importante nesse processo, pois é através delas que acontecem os primeiros contatos sociais e as primeiras experiências educacionais.

A família está diretamente ligada ás atitudes comportamentais da criança. Os sentimentos que os pais transmitem á criança durante os anos que antecedem a escola, são de extrema importância para o desenvolvimento da aprendizagem escolar desta criança.

A ausência da participação da família no ensino aprendizagem dos alunos podem ocasionar baixo desempenho e até mesmo a repetência escolar. Muitos pais vê a escola como local de depósito de crianças, matriculam seus filhos e só aparecem na escola quando seus filhos estão com problemas, baixo desempenho ou quando a coordenação manda chama-lo. Sem a família não há como promover uma boa educação.

Já em sala de aula podemos levar em conta a atitude do professor com a disciplina, a relação do professor com o aluno, a atitude do aluno com a matéria ensinada, a comunicação verbal de instruções apresentadas pelo professor e motivação dos alunos.

Esse processo reside de uma prática social, efetivada pela interação entre alunos e professores, tanto na ação de ensinar quanto na de aprender.

Para que o ensinar seja um ato de conhecimento, é necessário existir entre educador e educando uma relação dinâmica de autêntico diálogo. Dessa forma, o conhecimento previamente adquirido pelo aluno, em sua prática de vida, assume importância tão grande quanto aquele trazido pelo professor. A educação se torna uma troca, uma construção conjunta de saberes.

Sendo assim, a família e a escola precisam ser parceiros para que os alunos possam realmente ter um maior aproveitamento na aprendizagem.

b) Qual o papel mais adequado da gestão escolar com relação aos testes aplicados na Prova Brasil?

Gestores e professores necessitam conhecer e entender o processo de construção da matriz curricular para poderem problematizar a avaliação levantando críticas e soluções para problemas de aprendizagem em suas escolas e identificar situações que não aparecem nos resultados dos testes.

Quando conhecidas as matrizes curriculares, torna-se possível analisar os resultados dos testes verificando o quanto os alunos aprenderam no percurso desenvolvido até então. Possibilita perceber onde estão as dificuldades que atingem a maioria dos alunos.

Além das matrizes as avaliações em larga escala destacam competências e habilidades que devem ser desenvolvidas nos alunos.

c) Como você identifica as possibilidades e limites da Prova Brasil, enquanto avaliação externa em larga escala, para a melhoria da qualidade da educação no contexto da sua pesquisa?

As avaliações em larga escala buscam assegurar a qualidade da educação, fortalecendo o direito a uma educação de qualidade a todos os alunos. Os resultados dos testes aplicados apontam para a realidade de ensino, oferecendo um panorama do desempenho educacional. Os resultados dessas avaliações servem para medir o índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB). Quando os resultados apontam deficiências não significa o fracasso da escola, mas a deficiência em algum lugar, que se percebida e trabalhada de forma correta pode se transformar em aparato pedagógico, transformando também a qualidade da educação.

Passo1:

Esta pesquisa foi desenvolvida na escola Teotônio Vilela Senador EMEB do município de São Bernardo do Campo, em turmas do 5° ano do ensino fundamental, no contexto da aplicação da Provinha Brasil (PB), do Ministério da Educação, que objetiva avaliar o foco em leitura na Língua Portuguesa e resolução de problemas em Matemática.

A Provinha  Brasil tem como destaque o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que é atualmente o principal medidor brasileiro da educação e leva em conta o rendimento escolar dos alunos. Portanto, a  Provinha Brasil é apresentada como um novo modelo externo de avaliação das turmas de alfabetização. Este instrumento é considerado como algo inovador, com isso se espera que por meio desse instrumento de avaliação o professor possa refletir sobre suas práticas de ensino e verificar a evolução de seus alunos a partir de novas avaliações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (175 Kb)   docx (85.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com