TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise e Gestão de Resíduos no Município de Bom Sucesso - PR

Por:   •  30/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.949 Palavras (8 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 8

Análise da Gestão dos Resíduos Sólidos da Construção Civil no Município de Bom Sucesso – PR

Analysis of the Management of Solid Waste Construction in the Municipality of Bom Sucesso – PR

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo caracterizar os resíduos gerados nas obras da cidade de Bom Sucesso – PR. Para tal foi aplicado um check list elaborado por Volin (2009) e adaptado por Martins (2014) com a finalidade do levantamento de dados e verificação de possíveis desperdícios. Desperdícios estes que se forem pensados previamente ocasionariam em uma diminuição dos mesmos, obtendo assim uma minimização dos impactos ambientais causados por esses resíduos. Após a coleta dos dados, foram realizadas análises gráficas identificando os maiores índices de resíduos encontrados. E por fim foi verificado o descarte final destes resíduos, já que por se tratar de um município de pequeno porte muitas vezes não há essa preocupação, sendo assim a realidade da maioria dos municípios brasileiros com essas características. Com este estudo conclui-se que o impactos ambientais causados pelo não gerenciamento se agravam gradativamente ainda mais quando não há interesse nem da parte do poder público e muito menos da parte dos moradores. Conforme observamos o município não atende nenhuma normativa quanto a este assunto.

Abstract        

This study aims to characterize the waste generated in the works of the city of Bom Sucesso - PR. a checklist prepared by Volin (2009) and adapted by Martins (2014) for the purpose of data collection and verification of possible waste for this was applied. These wastes which have been previously thought ocasionariam in a decrease of the same, thereby obtaining a minimization of environmental impacts caused by such waste. After collecting the data, graphical analyzes were performed to identify the highest rates of waste found. And finally it was checked the final disposal of this waste, as for being a small town there is often no such concern, so the reality of most Brazilian cities with these characteristics. This study concludes that the environmental impacts caused by not managing to gradually worsen even more when there is no interest on the part of government and much less of the residents. As noted the municipality does not meet any rules on this matter.

Palavras-chave: Gerenciamento, Impacto Ambiental, Descarte Incorreto.

Keywords: Management, Environmetal Impact, Incorrect Disposal

  1. Introdução

De acordo com Ribeiro (2011), a ciência da construção na América inicia-se desde quando os portugueses e espanhóis começaram a se estabelecer no novo continente a partir do século XVI. Entretanto atualmente a questão ambiental é uma preocupação mundial, pois as consequências das transformações do meio ambiente sobre o homem começaram a surgir, expondo dessa forma, a relevância da regulamentação ambiental visando o desenvolvimento sustentável (FERREIRA, 2014).

Com essa apreensão Martins (2014) ressalta os impactos ambientais causados pela construção civil que por se tratar de um setor antigo e tradicional, há ainda certo atraso tecnológico comparando-se a outros setores produtivos do país. Entre estes impactos, pode-se citar o elevado volume de resíduos gerados, que, na maioria dos municípios brasileiros são depositados irregularmente, intensificando os problemas de saneamento nas áreas urbanas.

Segundo a Resolução n°469, de 29 de julho de 2015, do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA, que estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos Resíduos da Construção Civil (RCC), são os provenientes de construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, e os resultantes da preparação e da escavação de terrenos, tais como: tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, solos, rochas, metais, resinas, colas, tintas, madeiras e compensados, forros, argamassa, gesso, telhas, pavimento asfáltico, vidros, plásticos, tubulações, fiação elétrica etc., comumente chamados de entulhos de obras, caliça ou metralha (CONAMA, 2015).

Na maioria das cidades brasileiras de pequeno porte como o município de Bom Sucesso – PR, não são encontrados planos referentes à gestão e destinação final dos resíduos, não havendo também a preocupação com os impactos ambientais que poderão se desenvolver futuramente.

Com isso, surge a inquietação do por que não haver planos de gerenciamento de resíduos nessas cidades e por que há descaso quando se trata de cidades de pequeno porte. Perante os fatos, será aplicado o check list elaborado por Violin (2009) e adaptado por Martins (2014) para se levantar dados quantitativos desses resíduos, identificando e caracterizando os mesmos. E assim, por final verificar se há no município local para o descarte correto desses resíduos.

  1. Justificativa

Segundo Violin (2009), a indústria da construção civil, tem sido muito influenciada por mudanças, passando a dar destaque às questões relacionadas à qualidade, readequação e modificação de suas tecnologias e seus métodos executivos e gerenciais.

De acordo com Ferreira (2014, p.03)

O cuidado com o gerenciamento de resíduos da construção civil vem se solidificando como uma atividade considerável dentro da proposta de desenvolvimento sustentável, portanto, reduzir, reutilizar e reciclar resíduos são práticas essenciais a serem estudadas e efetivadas nos canteiros de obras, pois o descarte irregular causa danos irremediáveis ao meio ambiente e à qualidade de vida.

Geralmente pela má gestão dos resíduos provenientes da construção civil, ocasiona-se o aumento de volume dos mesmos, problema que pode ser diminuído se for pensado previamente. Ressalta-se também o cuidado com seu descarte, já que na maioria das vezes é realizado de forma incorreta. Com esta preocupação entre impacto ambiental, gerenciamento da obra e descarte incorreto, surge à necessidade do desenvolvimento de planos que vão desde a concepção da obra até sua disposição final.

  1. Materiais e programa experimental

A pesquisa realizada tem caráter bibliográfico documental, utilizando como base artigos, teses, dissertações, livros e documentos, tendo como objetivo a caracterização e quantificação dos resíduos gerados nas obras do município em questão.

Foram selecionadas obras para a aplicação de um check-list elaborado por Violin (2009) e adaptado por Martins (2014) a fim de caracterizar estes resíduos, observando assim, se há desperdícios que possam ser diminuídos, minimizando os impactos ambientais causados pelos resíduos gerando. Também foi verificado se no município há destinação final correta desses resíduos, o que também minimizaria estes impactos citados.

Após o levantamento dos dados foram plotados gráficos identificando os maiores índices de resíduos encontrados, para averiguar se uma gestão de gerenciamento de resíduos sólidos faz ou não diferença na geração dos mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (820.5 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com