TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analises do Filme o Quarto de Fermat

Por:   •  30/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.274 Palavras (22 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 22

Análises do filme o Quarto de Fermat

DISCIPLINA: Metodologia e Pratica do Ensino da Matemática e Ciências

NOME DO FILME:  O Quarto de Fermat

RESUMO

O filme se desenvolve tendo como plano de fundo a matemática. Quatro matemáticos são convidados para um encontro em que eles deverão resolver um grande enigma matemático. O convite para o fim de semana de desafio intelectual chega por carta com a assinatura de Fermata e cada um deles deve primeiro resolver um enigma simples para poder ser aceito para o evento, também por carta recebe como pseudônimos o nome de um matemático famoso Galois, Oliva, Hilbert e Pascal. Os quatro não se conhecem, eles devem se dirigir até uma região afastada da Catalunha espanhola, sem levar celulares.

Quando chegam ao lugar percebem com estranhamento que dentro de um celeiro, existe uma sala luxuosa com quadro negro e livros de Matemática que podem ajudar a resolver o enigma. Enquanto discute qual seria a verdadeira identidade do homem que os convidou para o evento chega à sala um senhor com o crachá de Fermat e os convida a jantar já que a comida estava posta na mesa. Eis que o celular de Fermat toca e ele precisa deixá-los com urgência.

Após a saída do anfitrião as paredes da sala começam a se mexer e a sala encolhe pouco a pouco. É então que eles percebem que serão obrigados a resolver em um minuto, pequenos desafios lógicos enviados para um PDA e a cada resposta correta as paredes param de se mover até que um novo desafio chega. Os desafios ficam em segundo plano enquanto eles tentam resolver o enigma maior de quem os quer matar esmagados e principalmente, de como se livrar da situação.

 Enquanto Hilbert joga xadrez comenta que tem recebido uma carta na que lhe convidam a passar um fim de semana com as mentes matemáticas mais engenhosas do país com o pretexto de resolver um grande enigma. Mas é preciso que resolva a ordem certa dos números

5-4-2-9-8-6-7-3-1.

 Pascal, Oliva uma jovem de 26 anos, Hilbert e Galois são um jovem de 22 anos está esperando que chegue o dia 20 de fevereiro para apresentar sua demonstração da conjetura de Gold Bach. Dias antes de chegar à data na que vai comunicar ao mundo seu descobrimento é assaltado e lhe roubam tal demonstração. Também tinham recebido a mesma carta.

Os 4 matemáticos chegam ao mesmo ponto de encontro. Deviam passar por um rio onde os esperava um auto com uma nova direção que os conduzia a uma casa. Ao chegar á casa aparece o quinto matemático (FERMAT), mas depois de falar com eles tem que ir embora. Os quatro matemáticos ficam encerrados numa habitação de paredes com prensas hidráulicas

O que no principio era uma reunião tinha se convertido num jogo de vida ou morte, o jogo tinha uma agenda (PDA) no qual resolviam problemas em um tempo limite para resolvê-lo, passado o tempo às prensas se ativavam e reduziam cada vez mais. O argumento do filme é baseia na ambição de um matemático por conseguir a solução á conjetura de Goldbach, na qual leva trabalhando durante muitos anos. Ao descobrir numa revista de matemáticas que um jovem vai apresentar a solução, pensa em suicidar-se, mas finalmente trabalha muito para encontrar a solução e o consegue, mas decide organizar algo distinto para acabar com sua própria vida, mesmo assim o reconhecimento e o logro lhe serão atribuído ao matemático mais jovem. Decide organizar uma reunião de matemáticos para teoricamente resolver um grande enigma, ao que assistirá o jovem matemático descrito anteriormente e mais três personas, incluído ele mesmo. O enigma mais importante é quem é o autor da armadilha e porque pretende mata-los a todos. Finalmente o mesmo matemático ambicioso confessa ser o autor, mas o jovem matemático confessa que era mentira, ele nunca conseguiu achar a solução da conjetura de Goldbach, que só tinha inventado tudo para chamar a atenção de sua ex-namorada, quem era outra das assistentes da reunião. Por último resolvem os enigmas e descobrem a saída secreta de essa habitação, consegue salvar suas vidas o matemático autor de ter feito o quarto que os mataria esmagando-os a todos fica no chão inconsciente depois de ter recebido um soco.  

¿SABES O QUE SÃO OS NÚMEROS PRIMOS?

 Com esta frase se do começo filme. A continuação se nos explica em que consiste a conjetura de Goldbac, o filme não aborda um tema científico, mas Pode-se desfrutar com os detalhes de historia das matemáticas e de jogos de agudeza. Não é um filme perfeito (tampouco em quanto ao rigor científico de todas as afirmações), mas tem um esforço de documentação de historia da ciência.

MODELO DA HABITAÇÃO DE FERMAT

[pic 1]

 

¿QUAIS SÃO OS CONCEITOS MATEMÁTICOS QUE APARECEN NO FILME?

 Grande parte da trama principal faz referencia á chamada conjetura de Goldbach, que planteia que qualquer número par pode descompor-se como a soma dos números primos. Menciona-se o conhecido problema de empacotamento de esferas proposto por Kepler, que recentemente foi demostrado depois de vários séculos de conjetura.

Problema: 1                   Uma sequencia de números

                                         Em que ordem estão os seguintes números?

[pic 2]

A sequência de números esta em ordem alfabética

5

Cinco

4

Cuatro (quatro)

2

Dois

9

Nove

8

Oito

6

Seis

7

Sete

3

Três

1

Uno

A sequência de números que fazem parte do primeiro problema abordado no filme têm parecido com o sistema de numeração decimal abordado na unidade I da disciplina metodologia e pratica do ensino da matemática e ciências. Mas que dá para ser abordado tema do sistema de numeração decimal, numa sala de aula de ensino fundamental onde o filme seja exposto. Só que a sequencia de números no filme estão bagunçados e esta faltando o numero zero 5-4-2-9-8-6-7-3-1 em sala de aula a sequência de números teria que se organizar de 1 a 9 e acrescentando-se o numero zero para ficar igual ao sistema de numeração decimal que é composto por apenas dez símbolos (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8,9 e 0) permite representar qualquer numero. Explicando que o valor representado pelo numeral depende de sua posição na composição deste, por isso se diz que o sistema é posicional e também denominado decimal, o que diferencia uma posição de outra são os argumentos de dez em dez, para formar uma dezena utilizamos dez unidades: para uma centena, dez dezenas ou dez agrupamentos de dez unidades; para milhar, dez centenas e assim por diante infinitamente. Esses assuntos são complexos e precisam ser trabalhados com os alunos ao longo de todo o ensino fundamental o que seria importe gerar atividades diferenciadas que gerem no aluno interesse por aprender o tema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)   pdf (311.3 Kb)   docx (400.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com