TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Animais em extinçao

Por:   •  4/5/2016  •  Resenha  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 2

Animais em extinção

Existem mais de 1000 espécies de animais em risco de extinção no Brasil, segundo o Ministério do Meio Ambiente e o ICMBIO

  Lista de animais em risco de extinção no Brasil.

O Brasil e considerado um dos países mais ricos em Biodiversidade.Contudo, existem animais presentes nas regiões Brasileiras que podem ser extintos em poucas décadas.

Segue abaixo a lista de alguns animais em extinção no Brasil.

Ararajuba, também conhecida como Guaruba, essa ave e amarela, existe somente na Amazônia e vem sofrendo com o  trafico e o desmatamento do Bioma.( espécie vuneravel ).

Arara-Azul, Encontrada na Amazônia, no Pantanal e em mais sete estados ; essa ave enfrenta problemas com o trafico de animais ,caça ilegal e o desmatamento de seu habitat.

Suas penas possuem grande valor no mercado internacional. Outra espécie, arara-azul-de-lear, habita o nordeste da Bahia e estima-se que haja apenas 228 animais em idade reprodutiva. ( espécie vuneravel  e  arara-azul-de-lear em perigo )

Ariranha, encontrada no Pantanal e na Amazônia, a ariranha,também conhecida como Lobo do rio ou Lontra gigante, vem sofrendo com a pesca predatória, caca ilegal e a poluição dos rios, principalmente a contaminação por mercúrio. ( espécie vuneravel )

 Animais extintos são aqueles que desaparecem por diversos motivos do planeta, sejam por fenômenos naturais, ou pela intervenção humana desde a caca predatória,  a pesca, a venda ...

Animais em extinção na Floresta  Amazônica .

São inúmeros animais que apresentam risco de extinção na Floresta Amazônica, o que demonstra, essencialmente, os problemas ecológicos que desestabilizam o ecossistema, cresce a cada ano.

A Floresta Amazônica ou simplesmente  Amazônia, chamada vulgarmente de pulmão do mundo,está localizada na America do Sul, no território de nove Países, donde ocupa  cerca de 8 mil quilômetros quadrados sendo a maior parte pertencente ao território Brasileiro, localizadas nos estados do Amazônia, Amapá, Acre, Para e Roraima . Absorve grande parte de vegetais e animais, de forma que e considerada a maio floresta  tropical do mundo, sendo também a que apresenta maior biodiversidade.

Entretanto toda sua beleza natural esta sendo ameaçada com o progresso e a ambição de forma que o passar dos anos ,esta sofrendo com a expansão das fronteiras agrícolas e pecuárias,o  aumento das queimadas, desmatamento e a caca ilegal , o que leva a destruição ambiental com alterações climáticas e a perda de sua biodiversidade.

Além disso, a cobiça humana chegou a tal ponto que o contrabando de animais silvestres tornou-se um negocio muito lucrativo. A partir disso espécies de plantas e animais que compõem a floresta estão,ao longo dos anos, desaparecendo, o que recai sobre um panorama no futuro deveras desastroso.

Para tanto muitos projetos estão aliados a essa causa ,desde as leis que incriminam empresas , madareiras e contrabandistas, ate a fiscalização . Um grande problema esta  relacionado a dimensão territorial do bioma da Amazônia o que inviabiliza a eficácia da fiscalização pelos órgãos responsáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com