TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da proposta de superação das visões do racionalismo e do empirismo.

Por:   •  15/5/2017  •  Abstract  •  261 Palavras (2 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 2

Análise da proposta de superação das visões do racionalismo e do empirismo.

As primeiras correntes filosóficas referentes ao conhecimento são o Racionalismo e o Empirismo, estas correntes se fundamentaram como referências para a filosofia moderna.

O racionalismo corresponde uma teoria filosófica baseada na razão, como faculdade de conhecimento em relação aos sentidos. A principal fonte de pesquisa é o conhecimento humano, que iniciou com o conceito do raciocínio que é a função da mente, seja este raciocínio falado ou racional.

Já o Empirismo é o inverso do racionalismo, corresponde uma teoria filosófica baseada na experiência. Para o Empirismo formamos nossas ideias e raciocínios de acordo com as experiências vividas, uma doutrina de ideias conatas ou inatas, como na educação, na escola o professor tem a função de possibilitar ao aluno novas experiências sejam elas concretas ou teóricas, e assim o aluno se apropriará da razão.

Após as duas visões iniciais eis que surgem o Criticismo e o Historicismo, o Criticismo acreditava em uma crença fundamentada na razão pura, independente da experiência, o Criticismo busca fazer a crítica da razão, coloca à prova toda declaração da razão humana e nada aceita inconscientemente, sua doutrina está fundamentada unicamente sobre a autorreflexão. No historicismo o pensamento modernista caminha para uma limitação da razão e uma abertura para o irracionalismo, daí o surgimento da pedagogia historicista com adesão a procedimentos metodológicos crescentemente subjetivistas.

De acordo com as correntes filosóficas referentes ao conhecimento e o espaço escolar como lugar de conhecimento, o professor em sua prática pedagógica deve estar sempre à procura de novas formas de construir o saber.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (99.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com