TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ApII de matemática

Por:   •  25/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 3

Curso: Pedagogia

Nome da Disciplina: Fundamentos Metodológicos do Ensino de Ciências

Nome do Tutor (a): Paula Campos

Nome do Aluno (a): Vanessa Scarpellini de Oliveira

Número do RGM: 1431616-1

Nome da Unidade II: Metodologia de ensino

O Professor em sala de aula é o detentor de toda responsabilidade pela aprendizagem e progresso de seus alunos o professor deve saber qual a nessecidade de cada aluno e trabalhar a sala em um todo e quando preciso individualmente,o professor e seus alunos devem interagir e não somente os alunos ouvir o professor, o professor também tem que ouvir os alunos mesmo porque o aluno não é sem o professor e o professor não é sem o aluno ambos caminham juntos para obterem resultados significativos, progressos.

No ensino tradicional o professor é o detentor de todo saber onde passa a seus alunos o maior número de informações possíveis,o professor é o transmissor dos conteúdos e o aluno é o receptor ,o aluno pouco questiona e acaba memorizando os contéudos,

 Na minha concepção o professor deve ser um mediador estimulando os seus alunos a pensar a questionar o professor deve proporcionar ao aluno condição do desenvolvimento da capacidade de pensar.

A vivência de situações de ensino de Ciências por investigação dirigida, com princípios sócioconstrutivistas, propiciando situações de conflito, gerando dúvidas, desequilibrando idéias iniciais, proporcionando a discussão e a troca de idéias, considerando e respeitando as idéias e os interesses, favoreceu o reconhecimento novos conceitos, novas metodologias e, conseqüentemente, dos limites e lacunas de suas interpretações dos fatos e fenômenos estudados, bem como pôde favorecer uma evolução conceitual necessária, possibilitando o desenvolvimento de uma visão do processo de ensino-aprendizagem que deve, inicialmente, considerar como as pessoas aprendem, o que implica uma nova compreensão dos papéis do professor e do aluno. Dessa maneira, as futuras professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de tomar consciência de suas concepções sobre ensino e aprendizagem, geralmente, fruto de uma educação ambiental, de sua vivência escolar, em que há uma forte tendência em valorizar e reproduzir exemplos de ex-professores. E puderam reconhecer suas visões simplistas, com fortes tendências ao reducionismo, à fragmentação e dissociação entre a teoria e a ação, além de reconhecerem que o processo de ensino-aprendizagem não se restringe a uma transmissãorecepção de conhecimentos já elaborados. Outro avanço observado foi a compreensão da necessidade de vários saberes para o exercício da profissão docente, ou seja, saberes acadêmicos – saberes conceituais, metodológicos da disciplina que irão ensinar; saberes pedagógicos (didáticos e psicológicos), e saberes integradores (epistemológicos), a partir das diversas reflexões realizadas durante as discussões sobre as atividades experimentais, bem como sobre os textos selecionados para analisarem a metodologia da proposta trabalhada, possibilitando assim uma importante tomada de consciência. Pôde-se inferir que as alunas estavam dando passos significativos em seus processos de evolução de idéias, pois demonstraram estar buscando desenvolver atividades dentro da proposta inovadora trabalhada durante o curso, apresentando em seus planejamentos algumas características da proposta construtivista, tais como: o conhecimento de idéias prévias, o favorecimento da ação e o exercício da reflexão. Referências bibliográficas BARBOSA LIMA, M. C. e CARVALHO, A. M. P. de “Exercício sobre o “Sarilho” nas primeiras séries do ensino básico: Análise da discussão”. Enseñanza de las Ciências.V. 22, n. 2, 2004, pp. 313-322. BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais : Introdução e Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997. CAMPOS, S. e PESSOA, V. I. F. “Discutindo a Formação de Professoras e de Professores com Donald Schön”. In: GERALDI, C. M. G., FIORENTINI, D. E PEREIRA, E. M. A. (orgs.) Cartografias do Trabalho Docente. Campinas: Mercado de Letras; Associação de Leitura do 12 Brasil – ALB, 1998. CARVALHO, Ana M. P.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com