TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apreciação do artigo Contribuições de Paulo Freire para Educação

Por:   •  22/3/2017  •  Resenha  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

Apreciação do artigo Contribuições de Paulo Freire para Educação

Neste artigo a autora aborda as contribuições de Paulo Freire para a educação. Ao longo do texto aparecem outros autores, porém ela mesma diz que seu texto gira em torno Freire, principalmente.

 O método em si consistia em três momentos: investigação temática, a tematização e a problematização. Sendo que a primeira é investigativa, pois levanta o vocabulário e a partir dele as palavras geradoras. No segundo momento são elaboradas fichas para a decomposição das famílias fonéticas. Já o terceiro momento é, segundo a autora, uma ida e vinda do abstrato para o concreto.

É fácil perceber o papel do aluno no método. Freire previa uma participação crítica do aluno, já que possuía uma cultura e não é simplesmente um ser vazio no qual apenas depositavam-se informações.

Outro ponto interessante na obra é o posicionamento de Freire contra as cartilhas. Segundo ele, as cartilhas possuem um sistema padronizado que reduz as possibilidades, porque utiliza símbolos pré-determinados e descontextualizados. Essa posição sugere uma revisão do material didático e que o educador repense seu papel enquanto mediador para a aquisição do conhecimento.

Podemos destacar ainda a importância do abstrato e concreto na forma de aprendizado. Nisso a volta ao concreto é problematizada de tal maneira que o educando se conscientiza e se liberta, criando uma crítica sobre o mundo em que está inserido.

 Em resumo, Paulo Freire é contra a educação mecanizada e fora de contexto. Ao contrário, busca uma pedagogia humanizada que se traduz em qualidade de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (35.1 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com