TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprofundando as Reflexões Sobre a Filosofia da Educação Moderna

Por:   •  17/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 2

Área

Disciplina #6

Atividade #5

FORMAÇÃO GERAL

Filosofia da Educação

Aprofundando as reflexões sobre a filosofia da educação moderna

Ficha técnica

Nome do aluno/nome integrantes do grupo:

08

Franciele

Cristina

Fabiana Reis

Joana

Gisele

Silvana

Data (30/05/2016):

Polo (CEU) Vila Atlântica

Orientador de disciplina: Alessandra

Orientador de turma: Profº Marcia

A filosofia da educação moderna: Bacon Descartes

Com atual revolução da tecnologia vem impondo com a mudanças na economia, na cultura, o que impunha mudanças também no sistema educacional que na maioria dos Países que convivem pressionados pelas necessidades nas adaptações.

Apesar do ser humano, na sua individualidade não ampliar o seu modo de conhecer, mais sim se reduzindo a especificidade a sociedade como todo, mergulha numa ampliação profunda do conhecimento, trazendo isto para o cotidiano, do mais trivial ao mais complexo dos trabalhos.

 O conhecimento deixa de ser um processo cumulativo, acontecendo uma revisão constante de corrente da possibilidade de novos pontos de vista.

 O mesmo objeto pode ser analisados de diferentes formas, levando a uma constatação da realidade do conhecimento.

O método científico proposto por Bacon deveria ter como objetivo a busca da verdade, não como recurso que nos levasse às causas primeiras ao transcendente e a meto física.

O método cartesiano partia da premissa duvidar de tudo e tinha quatro regras principais:

  • aceitar como verdadeiro o que está claro e não suscite dúvida;
  • dividir cada problema em partes quantas forem necessários;
  • Analisar cada parte com clareza e planejamento, acrescentando-o ao conhecimento;
  • não deixar de levar em cinta nada que possa ser fonte de erro.

Em grande parte devido a esse método que enfatiza como sabemos e o que sabemos e não o que é possível saber geralmente.Afirma-se que a filosofia moderna começou.

A reforma proposta por Descartes deve ser feita pelo sujeito do conhecimento quando este compreende a necessidade de encontrar fundamentos seguros para o saber e, para tanto instituir um método. Os objetivos principais do método são assegurar a reforma do intelecto para que este siga o caminho seguro.

Segundo Bacon o saber científico deveria ser usado em prol do desenvolvimento humano e a natureza deveria ser transformada e modificada em benefício do homem.

Segundo Descartes a única coisa da qual não se pode duvidar é o pensamento que é fruto da razão; a única da qual se pode ter certeza.

Referências

Registre nesta seção as referências das citações que constam do corpo de seu texto. Ainda, pode ser criada subseção chamada Bibliografia consultada para registrar as referências que não foram tiveram citações no corpo do texto, porém foram consultadas para a elaboração do presente texto. A formatação da referência deve ser: Fonte, Arial/Times New Roman; Tamanho, 12; Espaçamento entre linhas, simples; Alinhamento de texto à esquerda; Espaçamento duplo entre referências; Destaque para título e nome de periódico em Itálico. Para consulta e orientação: Mecanismo Online para Referências (More); Manual de propriedade intelectual da Unesp

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (136.4 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com