TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte Rupestre

Por:   •  31/10/2016  •  Seminário  •  24.303 Palavras (98 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 98

1-Através da prática das rotinas, tanto os professores quanto as crianças desenvolvem seu trabalho diário.

Portanto, os professores e todos os profissionais envolvidos nas rotinas, deverão ter suas práticas bem definidas e fundamentadas em concepções que visem o desenvolvimento integral das crianças. Todos devem conhecer e desenvolver suas atividades respeitando e otimizando a rotina, para que as crianças sintam-se seguras e envolvidas na importância de respeitar horários e as propostas colocadas.

Dessa forma, as instituições de ensino devem criar um ambiente saudável para as relações sociais e para o processo de ensino-aprendizagem.

OBJETIVOS                  

O principal objetivo deste estudo é a compreensão da importância pedagógica das rotinas para as crianças. Para isto, usaremos levantamentos realizados com diferentes autores e artigos acadêmicos, bem como descreveremos o que diz o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil sobre este assunto.

Os objetivos específicos são:

  • Conhecer a importância da rotina na Educação Infantil;
  • Descrever a importância e os objetivos da rotina para a criança na vida escolar;
  • Caracterizar como são organizadas e estabelecidas as rotinas na Escola de Educação Infantil;
  • Verificar o que orienta o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil sobre a rotina.

2-A IMPORTÂNCIA DA ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

APRIMEIRA INFÂNCIA

A Primeira Infância é o período que vai desde a concepção até o momento em que a criança ingressa na educação formal. Engloba gestação, parto e os primeiros anos de vida da criança. No Brasil considera-se Primeira Infância o período de 0 a 5 anos.

Período este em que ela mais se desenvolve, física e cognitivamente e as experiências desse período serão relevantes e até mesmo determinantes para o resto de sua vida.

Nessa fase a criança inicia sua socialização e se conecta com realidade em que vive.

Estudos demonstram que quanto melhores as condições para o desenvolvimento na Primeira Infância, maiores serão as probabilidades de que ela alcance seus potenciais e venha a ser um adulto equilibrado, produtivo e realizado.

É nesta fase que as crianças desenvolvem suas habilidades e as aperfeiçoam na medida em que crescem, e nesse contexto é de grande importância destacar a rotina familiar, que é responsável pela formação de um alicerce na vida da criança preparando-a para melhor aceitar a rotina escolar.

O REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL E A ROTINA

Apesar de a Educação Infantil não ter sido, por muito tempo, prioridade no âmbito das Políticas Educacionais, avanços significativos puderam ser observados a partir da Constituição Federal de 1988, em que, em seu artigo 208, inciso IV, determinou que a Educação infantil é um direito das crianças de 0 a 6 anos e um dever do Estado, lembrando que atualmente, com o ensino fundamental de 9 anos, a educação infantil passou a ser de 0 a 5 anos.

Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:

IV - educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 53, de 2006)

Amparados e norteados pela Constituição Federal, o MEC, em parceria com profissionais e especialistas da área, criaram em 1998 o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - RCNEI.

O RCNEI é um documento que visa contribuir para uma melhoria da prática pedagógica, orientando os professores que atuam na Educação Infantil, através de amplas pesquisas nessa área.

O principal objetivo é proporcionar, através de discussões sobre o assunto, a programação de medidas que gerem futuras mudanças e consequentemente melhorias na Educação Infantil e na vida das crianças.

‘’Considerando a fase transitória pela qual passam creches e pré-escolas na busca por uma ação integrada que incorpore às atividades educativas os cuidados essenciais das crianças e suas brincadeiras, o Referencial pretende apontar metas de qualidade que contribuam para que as crianças tenham um desenvolvimento integral de suas identidades, capazes de crescerem como cidadãos cujos direitos à infância são reconhecidos. Visa, também, contribuir para que possa realizar, nas instituições, o objetivo socializador dessa etapa educacional, em ambientes que propiciem o acesso e a ampliação, pelas crianças, dos conhecimentos da realidade social e cultural.

Paulo Renato Souza Ministro da Educação e do Desporto

O RCNEI possui três volumes divididos da seguinte forma: Volume I – Introdução; Volume II – Formação Pessoal e Social; Volume III – Conhecimento de Mundo.

Estes volumes pretendem contribuir para o planejamento, desenvolvimento e avaliação de práticas educativas que considerem a pluralidade e diversidade étnica, religiosa, de gênero, social e cultural das crianças brasileiras, favorecendo a construção de propostas educativas que respondam às demandas das crianças e seus familiares nas diferentes regiões do país.

Secretaria de Educação Fundamental

É no volume I que se encontra nosso objeto de estudo, a ROTINA, mostrando sua importância em termos de organização do tempo e organização de projetos para que se possam facilitar os processos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças.

OS OBJETIVOS E A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DA ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

As atividades da rotina normalmente têm foco principal.  

São as atividades que devem contar com a participação ativa das crianças garantindo às mesmas a construção das noções de tempo e de espaço, possibilitando-lhes a compreensão do modo como as situações são organizadas e, sobretudo, permitindo ricas e variadas interações sociais. (DIAS, 2010, p. 13).

Portanto, quando pensamos em uma criança, devemos levar em consideração toda a sua bagagem, mesmo pequeno, este ser já traz traços e reflexos do meio em que vive.

Na escola é que essa criança faz seu primeiro contato com o meio externo, ampliando sua relação de afetividade com os alunos, professores e funcionários da instituição.

Na convivência familiar, nos momentos atuais, onde os pais ficam a maior parte do tempo fora de casa, estas necessidades básicas são realizadas em horários alternados, muitas vezes sem sequência e a criança não tem participação nestes momentos, onde o adulto é o agente de toda a ação, cabendo à criança apenas ficar passivo e esperar que os cuidados sejam realizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (138.3 Kb)   pdf (751.5 Kb)   docx (73.2 Kb)  
Continuar por mais 97 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com