TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte e conhecimento

Por:   •  28/3/2016  •  Monografia  •  10.533 Palavras (43 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 43

SUMÁRIO

I - Introdução  .......................................................................................................   8

II - Objetivos ........................................................................................................  10

III - Metodologia ..................................................................................................  10

Capítulo 1 - O Ensino da Arte .............................................................................  11

  1.   As Diferentes Pedagogias ...........................................................................  12
  1. A Pedagogia Tradicional e o Ensino da Arte ............................................  13
  2. A Pedagogia Nova e o Ensino da Arte .....................................................  14
  3. A Pedagogia Tecnicista e o Ensino da Arte .............................................  14
  1.   Políticas de Educação..................................................................................  15

Capítulo 2 - A Relação da Arte com o Conhecimento........................................   17

  1. A Arte e o Conhecimento Tecnológico..........................................................   21

Capítulo 3 – A Arte no Espaço Educativo ..........................................................   23

Capítulo 4 - A Contribuição do Ensino da Arte na Produção de Conhecimento.   33

IV - Considerações Finais....................................................................................  42

Referências Bibliográficas....................................................................................  44

I - INTRODUÇÃO

Arte é uma palavra polissêmica e de acordo com o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa (1986, P. 176), pode ser definida como:

"Capacidade que tem o homem de pôr em prática uma idéia valendo-se da faculdade de dominar a matéria; a utilização de tal capacidade, com vista a um resultado que pode ser obtido por meios diferentes; atividade que supõe a criação de sensações ou de estados de espírito de caráter estético carregados de vivência pessoal e profunda, podendo suscitar em outrem o desejo de prolongamento ou renovação..."

A arte também pode ser definida como a habilidade para fazer coisas, um fazer que utilize vários tipos de materiais (como a pedra, o corpo, a voz), na criação de obras relativamente duradouras (catedrais), ou breves (movimentos de uma dança), dando forma à multiplicidade de experiências e valores humanos, ampliando nossa consciência, de nós mesmos, dos outros e do mundo. (CARVALHO & QUINTELLA, 1988; BOSI, 1989; CAMARGO e Cols, 1994)

A arte, como fenômeno, permite que o ser humano exteriorize suas emoções, sentimentos e percepções do mundo que o cerca através das artes visuais, da música, do teatro, da dança e de outras formas de expressão (FERRAZ & FUSARI, 1999). A arte e suas práticas também tem a função de desenvolver o pensamento crítico e questionador dos indivíduos frente à educação que recebem, cujo conteúdo é dado pela cultura hegemônica em um determinado momento histórico (TOURINHO, 2002; SEKEFF, 2001). Assim, a arte torna-se um agente facilitador do processo de interação do indivíduo com o mundo, ou seja, com a sua história.

Quanto à educação, ela pode ser entendida como o processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando a sua melhor integração individual e social, ou seja, é através dela que se formam pessoas aptas a sobreviverem e viverem em sociedade. Ela é, na verdade, um processo social que transmite conhecimentos, competências, crenças, hábitos, valores e habilidades aos indivíduos, e mesmo assumindo diversas formas, está presente em todas as comunidades humanas. (NEIF, 1996; SEKEFF, 2001). Tal processo inicia-se desde muito cedo, quando a criança participa das relações sociais e atividades culturais de sua família; assim, sua formação como sujeito (humanização) se estrutura a partir das experiências assimiladas durante sua interação com os outros seres humanos e com o ambiente que o cerca (FERRAZ & FUSARI, 1999).

Segundo Paulo Freire, a educação é um "que-fazer" humano; que ocorre no tempo e no espaço, e nas relações dos homens entre si. Na concepção do educador, o "que-fazer" humano deve ser libertador, pois o homem é um ser capaz de interagir com o mundo, não se limitando apenas a receber estímulos, sendo capaz de enfrentar desafios e resolver problemas. Como um ser de buscas, o homem dialoga com os outros homens, troca idéias, ensina enquanto aprende e aprende enquanto ensina.(NICOLAU, 1989)

A educação também deve ser entendida como um processo de desenvolvimento pessoal que não se limita a uma faixa etária, ou seja, o desenvolvimento não termina com a maturidade biológica; não se limita a um único espaço, como por exemplo, a escola; não é limitado a um método de ensino, pois o aprender tem sido compreendido como uma prática onde alguém ensina alguém e alguém aprende; e não se limita a um aspecto da personalidade (o pensar humano decorre de vários tipos de aprendizagem). (CAMARGO F. e Cols., 1994)

Sabe-se que durante muito tempo, nas escolas, apenas a razão era valorizada como forma de se aprender, e as emoções, os sentimentos ficavam relegados a um segundo plano. Por conta disto, a arte era vista como algo de menos importância dentre as disciplinas ensinadas no ambiente escolar. As indagações a respeito do papel das emoções na aprendizagem levaram muitos estudiosos a pesquisarem e a questionarem sobre o assunto:

As emoções realmente atrapalham o desenvolvimento intelectual?

Razão e emoção não se completam mutuamente? E no tocante à arte - educação, qual é o seu verdadeiro papel no contexto ensino-aprendizagem e nos processos cognitivos?

Refletindo sobre essas questões, decidimos fazer uma investigação sobre o assunto, tendo como base às idéias de João F. Duarte Júnior, atual professor do Instituto de Artes da Unicamp e autor do livro Por que Arte-educação?, no qual se discute a arte como forma de educar.

De acordo com o autor, a arte é, portanto, uma maneira de fazer com que o indivíduo dê maior atenção ao seu próprio processo de compreender o mundo que está a sua volta. O predomínio do emprego dos elementos racionais, isto é, da inteligência e da razão, no processo cultural de nossa civilização - reforçado no ambiente escolar - prioriza apenas aquilo que é figurado de forma lógica e racional em termos de conhecimento. Neste contexto, devem-se aprender, em princípio, somente aqueles conceitos já "prontos", "objetivos", que a escola transmite a todos, indistintamente, sem levar em conta as características existenciais de cada um. E, neste caso, os educandos não têm a oportunidade de elaborar a sua "visão de mundo", tendo por base suas próprias percepções e sentimentos. Segundo Duarte Junior, é por meio da arte que se pode estimular a atenção de cada um para sua maneira particular de sentir e, através dela são elaborados todos os outros processos racionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (70.3 Kb)   pdf (360 Kb)   docx (47.4 Kb)  
Continuar por mais 42 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com