TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Articulação dos Eixos Temáticos

Por:   •  31/8/2015  •  Resenha  •  1.177 Palavras (5 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

Articulação dos Eixos Temáticos

                                                      Pasta 9213

Pedagogia da Autonomia

[pic 3]

São José dos Campos

2007

Articulação dos Eixos Temáticos

Pedagogia da Autonomia

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  de Articulação dos Eixos Temáticos.

Orientador: Suely Lambert

São José dos Campos

2007

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Aluno;

Curso: Pedagogia

Unidade: São José dos Campos

Turma: A1

Tutor de sala: Jeane Alves da silva Gaioso

Tutor eletrônico: Suely Lambert

Resumo do livro Pedagogia da Autonomia

                Todo processo que mostre o desenvolvimento de um modelo de ensino deve mostrar que a reflexão crítica sobre a prática se torna uma exigência da relação teórica e prática sem a qual a teoria pode ir virando blábláblá e a prática ativismo.Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua própria produção ou a sua construção.

              Cabe ao educador semear seus métodos para despertar a curiosidade e a vontade de obter o conhecimento no educando para idéia formadora do senso crítico e a autonomia do endivido.

             Que pensar certo deixa transparecer aos educandos que uma das bonitezas de nossa maneira de estar no mundo, como seres históricos, e a capacidade de intervindo no mundo, conhecer o mundo.

              No ato da formação da autonomia do individuo aparece importante tarefa do professor vendo a importância do aprendizado de diversos conhecimentos e da necessidade de leituras criticas para que se abra uma importante caminho para o desenvolvimento humano e todo resto.

             Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Não se trata de nem uma qualidade do professor ou método de ensino, mas aplicar um projeto maior que envolve não só educador, mas seu meio social e quem vivem ao seu redor facilitando seu aprendizado. O ato de aprender não precisa apenas do senso critico, mas exige que o educador busque manusear os conteúdos e as demonstrações para poder conduzir a criatividade do aluno, despertar sua curiosidade em diversas situações e com isso ir desenvolvendo a autonomia do educando. Que o professor mostre aos seus alunos suas idéias e postura humana para que transmita a formação moral e ética e ética.Para que o individuo não tenha medo de expor suas idéias e opiniões e nem discrimine o outro por idéias e opiniões contrarias a suas. O ato de ensinar exige competência profissional segurança, generosidade importante ressaltar o professor que não leve a serio sua formação, que não estude, que não se esforce para estudar a altura de sua tarefa não tem força moral para coordenar atividade de sua classe.

Entendendo um pouco mais da pedagogia da autonomia

O livro retrata sobre idéias de esperança e otimismo, que condena as mentalidades fatalistas que se conformam com a ideologia imobilizaste de que a realidade é assim mesmo e que basta o treino técnico indispensável à sobrevivência do educador em sala de aula, mas de se criar possibilidades para seu aluno crescer no conhecimento quanto no desenvolvimento de sua autonomia. Que para o educador transmite se que ensinar é algo de profundo e dinâmico onde a questão de identidade cultural que atinge a dimensão individual e a classe dos educados, é essencial a pratica educativa, portanto tornando-se imprescindível solidariedade social e política para se evitar um ensino elitista e autoritário como quem tem o exclusivo do saber articulado, pois educar não é mera transferência de conhecimentos, mas sim conscientização e testemunho de vida, não terá eficácia.

Que não interessa a teoria que o professor adotou, seja conservadora ou moderna, existe conhecimento necessário que tanto o conservador quanto moderno devem seguir, e que cabe ao professor buscar cada vez mais intensidade tanto de conhecimento como aprimoramento técnico, muito embora não deva nunca esquecer do sentido humano, pois precisa estar sempre consciente que o individuo é aquele que aprende com ele, assim deve ser tratado com paciência, tolerância, respeito, carinho e doação.

Mesmo auxiliando na construção da autonomia o professor deve transmitir confiança estrutura, competência e dignidade a o educando proporcionando-lhe oportunidade de ser criativo e curioso sobre o mundo em que vive utilizando os assuntos de aula para debater questionar e deixar até duvidas para seu aluno refletir. Assim o educador trabalha afetividade com seu aluno torna-se, mas confiante em si, mas também no educador que esta ali diariamente auxiliando na construção de seu conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (103.6 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com