TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Competências Profissionais

Por:   •  20/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.989 Palavras (8 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

POLO TAQUARA

PEDAGOGIA

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

TUTORA PRESENCIAL: PRISCILA DOS SANTOS DE QUEVEDOS

Taquara/RS

2015

Introdução

        Atualmente muito tem se exigido daqueles que resolvem seguir o ofício de professor. Possuir apenas um conhecimento amplo e sólido do conteúdo estudado na graduação não é suficiente. O professor deve ter muitas competências e habilidades, sabendo envolver todo o ambiente escolar e aqueles que dele fazem parte, isto é, direção, funcionários, colegas de profissão, alunos e pais de alunos. A capacidade do indivíduo de agir em um determinado tipo de situação, apoiando-se em conhecimentos, mobilizando saberes, habilidades, e usando informações para solucionar com eficácia uma série de situações.

        Quando pensamos em competências e habilidades, devemos também lembrar que estas envolvem um compromisso social, ético e político dos professores no exercício de sua docência e ainda, que tais competências são influenciadas por diferentes experiências, vivências e opções.

        Ensinar é um trabalho difícil que envolve o professor, o aluno e o conhecimento.

Perfil da  Escola

A escola Estadual São João Batista é de periferia, um bairro pobre com problemas de infraestrutura as famílias são carentes e de baixa escolaridade e em sua maioria desempregados, ou autônomos sem carteira assinada e com pouca informação. As crianças por sua vez não são motivadas a frequentarem a escola, não demonstram interesse pelos estudos o que exige que a gestão da escola faça um trabalho de equipe junto com a comunidade, pais e professores.

Com base nessas informações faremos um projeto de acordo com a necessidade dessa turma de 30 alunos com sérios problemas de alfabetização e letramento contemplando os seguintes itens:

1- A importância do elemento lúdico no processo de ensino e aprendizagem?
Usaremos o lúdico como facilitador da aprendizagem. Através dos jogos lúdicos e das brincadeiras a criança exercita todas as suas potencialidades, desenvolvendo seu lado social, motor e cognitivo, dessa forma nota-se as influências positivas que os jogos e as brincadeiras exercem na aprendizagem da criança.

2- O papel do Professor na prática docente?

o professor deve estar preparado para receber este aluno, incentivando-o mostrando que ele é capaz, despertando o interesse em aprender e querer buscar mais e principalmente respeitando suas emoções e o tempo e duração do seu processo

3- Importância da gestão e organização das classes visando aprendizagem?

O princípio fundamental do gestor escolar é de um ambiente sócio moral deve ser cultivado e no qual o respeito por outros é continuamente praticado constitui a base do presente trabalho. E que possa orienta o professor, para que ele repense o seu planejamento, a sua metodologia e sua forma de ver o educando, com novos métodos, novas técnica, novos materiais para que possa atingir desta maneira, uma maior qualidade no processo de ensino.

4-  O uso de jogos e brincadeiras na construção da aprendizagem?

O jogo proporciona interações sócio–educativas e afetivas relevantes entre professor e alunos no desenvolvimento comportamental e relacional, dentro do ambiente escolar. É um recurso pedagógico que desperta interesse, motivação, envolvimento dos alunos durante situação de aprendizagem e que permite o desenvolvimento do raciocínio lógico, a construção do pensamento, construção de conceitos e a autonomia.

Questões importantes do ambiente escolar!

O brincar faz parte da infância, e através deste possibilita um repertório de desenvolvimentos, seja na esfera cognitiva, quanto na social, biológico, motor e afetiva. A criança ao brincar e jogar se envolve tanto com a brincadeira, que coloca na ação seu sentimento e emoção. Além de encontrar prazer e satisfação, jogando a criança se socializa e aprende, além de poder reproduzir sua realidade através da imaginação, expressando assim suas angústias, dificuldades, que por meio das palavras seria difícil.

O mundo infantil difere de uma maneira qualitativamente do mundo adulto, nele há fantasia, faz de conta, sonhar e o descobrir. A problemática que será analisada busca compreender a importância dos jogos e brincadeiras como subsídios eficazes na construção do conhecimento infantil através de estimulações necessárias na produção de sua aprendizagem. 

        Todas as ações e experiências vividas pelo educador fazem parte da organização do trabalho pedagógico, seguindo este caminho afirma-se a expressão do fazer pedagógico e, entre eles está o trabalho realizado por toda a escola. Isso faz com o que o professor possa refletir a própria prática pedagógica, buscar em sala de aula e outros espaços compromisso ético da comunidade educativa para o sucesso dos alunos.

        O processo de aprendizagem realiza-se por meio do relacionamento entre o aluno e o professor, aluno e o aluno, professor e professor, enfim, entre toda a comunidade. O modo de ensinar do professor para com o aluno precisa de um forte caráter de afetividade para funcionar, buscar uma sala de aula mais adaptada as metodologias renovadoras e construtivistas. Quanto a relação do saber, o ensino e a aprendizagem acontecem de maneira triádica, entre professor, alunos e conhecimento. Com isso fica claro que o objetivo da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, criativas, inovadoras responsáveis e comprometidas com o futuro.

Não se pode ignorar que há educadores para quem a instauração e manutenção de um ambiente de trabalho nas aulas são tarefa de tal modo difícil e desgastante que pouco tempo e energia lhes restam para dedicar às atividades de ensino propriamente ditas. Ou que outros professores se centram de tal modo nas atividades estritas de ensino que esquecem as demais dimensões do universo da turma, nomeadamente as dimensões da cidadania, da ética e do desenvolvimento pessoal e social. 

A organização e gestão da sala de aula centralizam-se essencialmente em questões relacionadas com a manutenção da ordem e da disciplina. Não deve pensar-se que o professor tem que primeiro garantir um clima de ordem na sala, para em seguida, estruturar, conduzir e supervisionar as atividades de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (222.4 Kb)   docx (76.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com