TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Concepções PPP

Por:   •  12/5/2022  •  Tese  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 2

Concepções – PPP

Sociedade – É a relação entre os indivíduos, os quais dependem uns dos outros na realização de suas funções, que estabelecem relações de convivência demonstrando suas ideias, sentimentos, interesses e onde são influenciados fatores  de hereditariedade e elementos culturais dentre eles: conhecimentos, crenças e sistemas éticos.

Educação – Processo de socialização de indivíduos onde se ensina e aprende propiciando situações que asseguram a formação e o desenvolvimento físico, intelectual e moral do indivíduo, fazendo consciente e apto para viver em sociedade.

Escola – Espaço constituído por indivíduos que  atua nas funções de professor, gestores, funcionários e alunos que tem por finalidade instruir, compartilhar e trocar conhecimentos socialmente produzidos nos aspectos social, cultural e cognitivo. Local de acolhimento das vivências e conhecimentos constituídos pelos alunos no ambiente da família e no contexto da sua comunidade.

Educação Especial na perspectiva da Educação inclusiva – Promover e assegurar o bem de todos, sem discriminação, dando condições, dentro de uma organização específica e especializada, em que os indivíduos com necessidades especiais se desenvolvam mesmo em ritmos diferentes aos indivíduos considerados “comuns”, possibilitando o acesso, permanência e participação destes em um ambiente comum de escolarização.

Educação para as Relações Étnico-raciais – Educação que deve superar o racismo e as desigualdades geradas por ele, onde há troca de conhecimentos a fim de construir uma sociedade justa, igualitária e imparcial.

Questões de gênero (igualdade de gênero) – Questão de justamente compreender que socialmente nos relacionamos e que opiniões e escolhas devem ser respeitados.

Concepção de bebês/crianças – Ser especial e único, dotado de particularidades e cuidados especiais.

Concepção referente ao papel do professor – Propiciar o desenvolvimento das crianças, mediando os processos de desenvolvimento físico, emocional, cognitivo entre outros principalmente com a cultura e interações com outras crianças, adultos e diferentes objetos, intervindo, estimulando e gerando oportunidades representando uma ponte às descobertas e os saberes das crianças, respeitando-as em sua totalidade e percebê-la como sujeito histórico/cultural.

Concepções referente ao papel dos gestores – Promover o melhor uso de recursos humanos e materiais, estruturando ambientes que assegurem o direito do aluno, garantir uma perspectiva de trabalho pedagógico, junto ao professor, centrados nas peculiaridades do aluno.

Concepção de Currículo – Instrumento que apresenta meios em como  proceder com a criança,como protagonista em seu processo de aprendizagem, tendo como o brincar a sua primeira forma de expressão e a maior ferramenta de construção do conhecimento.

Concepção referente ao conhecimento. Quais conhecimentos importante? De que forma devem ser desenvolvidos? -  Conhecimentos específicos sobre o Currículo, sobre a Educação e sobre a ação pedagógica, dentro de um conceito histórico/cultural. Desenvolvendo habilidades específicas para facilitar a adaptação do aluno às novas realidades compreendendo o desenvolvimento e a cultura destes, refletindo sobre a prática pedagógica como espaço para aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com