TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Cotas e Bolsa Família

Por:   •  12/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ[pic 1]

NÚCLEO UNIVERSITÁRIO DE SÃO MIGUEL DO GUAMÁ – CAMPUS XI

DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA

CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

DISCENTES: DIEICY BARBOSA

LUCIANE PINHEIRO

BOLSA FAMÍLIA

Bolsa Família é um programa que dá acesso a uma quantia em dinheiro em dinheiro para as famílias que tem necessidades financeiras que implica diretamente na vida escolas dos seus filhos. Esse programa dará apoio financeiro para que essas crianças possam continuar indo à escola. Se formos pensar que os país poderiam trabalhar para conseguir sustentar seus filhos na escola isso pode ser verdade, porém, existem mães solteiras com vários filhos que não tem com quem deixar seus filhos para irem trabalhar.

Com esse programa ainda existem crianças sem dinheiro para pagar as xerox das provas, pois, alguns professores pedem uma quantia em dinheiro sem saber se a criança tem condições de dá ou se ela tem o que comer em casa. Por isso esse programa é importante para essas famílias.

Os argumentos acima são  todos validos, mas continuo sendo contra ao programa Bolsa Família. Acredito que ele seja uma ferramenta do governo para silenciar uma boa parte da população, porque é mais fácil você dá certa quantia em dinheiro do que por em pratica os direitos de todos os cidadãos, como moradia, saúde, lazer, educação e outros. Com esse programa em minha opinião o governo está dizendo: “fiz a minha parte agora vocês que se virem”, no outro lado da moeda está o beneficiado por esse programa, geralmente são cidadãos que não tem suas necessidades atendidas pelas politicas publicas, pois o governo não oferece meios para que eles saiam dessa situação, mas que permaneça assim, sempre a margem da sociedade.

COTAS RACIAIS

Somos contra as cotas raciais, pois dar privilégios para que alguém possa estar em determinado lugar com base na cor de sua pele se consiste no pior tipo de racismo que existe. Que diferença faz se o professor é branco ou negro? O que interessa não é a cor do professor, mas sua qualidade. Um país justo não é um país que tem igualdade absoluta entre brancos, pardos, amarelos e negros, mas um país onde qualquer um possa perseguir seus sonhos através  do fruto de seu trabalho. Por exemplo, duas crianças que estudam na mesma escola pública, suas famílias tem as mesma condições financeiras, com apenas duas diferenças, uma e branca e outra e negra, uma que é favorecida pela cota cor e a outra não. Outro exemplo, duas crianças ricas, que estudam na mesma escola particular, com as mesmas diferenças, uma negra e outra branca, uma que é favorecida pela cota cor e outra não.

Se colocarmos duas crianças negras (uma que estudou em escola particular e outra que estudou em escola pública) para disputarem futuramente uma única vaga para ingressarem na universidade. Provavelmente quem vai conquista a vaga é o estudante da escola particular, pois o problema não está na cor de cada pessoa, mas na educação que cada um recebe. Enquanto não investirem em uma educação de qualidade não iremos para frente.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (60.5 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com