TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Definições e Praticas

Por:   •  23/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.626 Palavras (7 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA-UNIP

PEDAGOGIA

Tema: Curriculo: Definições e praticas

Agatha Karoline da Silva Clemente - D952838

Edigrecia Xavier de Freitas - F11EJC3

Julia Rocatto Andrade - N529890

Kênia Izabelle dos Santos de Miranda - F0989l6

Vanessa Turcovic Meche - N528710

CAMPINAS

2021

SUMARIO

1 Introdução................................................................3

2 Desenvolvimento.....................................................4

3 Entrevista................................................................6

4 Conclusão...............................................................8

5 Referencias Bibliográficas.......................................

  1. Introdução

O currículo tradicional caracteriza-se por um modelo que se encarrega por aplicar apenas um conjunto de conteúdos que são determinados e devem ser dados aos alunos, de forma que desconsidere a importância das discussões sobre as reais perspectivas do que se ensina e para quem está sendo ensinado.

Este currículo tem como base os princípios pregados em Taylor, que coloca o sistema educacional como espaço ideal para se igualar aos projetos organizacionais e administrativos de em empresas.

O objetivo principal em um currículo tradicional é, preparar os alunos para a indústria e o mercado de trabalho. Portanto, ele se encaixa nos parâmetros de um currículo capitalista.

De acordo com Silva (2010, p. 148): O currículo é capitalista. O currículo reproduz – culturalmente- as estruturas sociais. O currículo tem um papel decisivo na reprodução da estrutura de classes da sociedade capitalista. O currículo é um aparelho ideológico do Estado capitalista. O currículo transmite a ideologia dominante. O currículo é, em suma, um território político.

Contudo, o trabalho tem como intenção relatar sobre os aspectos e as especificidades de um currículo tradicional, mostrar o posicionamento de um especialista que atua diretamente com este modelo de currículo e retratar sobre suas reais ou não reais funcionalidades dentro do ambiente escolar.

 A reflexão acerca das teorias do currículo, se faz extremamente necessária quando consideramos a sua importância dentro da educação, não trata-se apenas de um conteúdo a ser compreendido na universidade, mas sim um embasamento teórico que será usado ao longo de toda nossa docência.

Sendo assim, observando suas definições, podemos perceber a sua importância, gerando assim o seguinte trabalho, que vai expor pontos da teoria tradicional do currículo.

  1. Desenvolvimento

Tendo em vista as reflexões cotidianas sobre diferentes conceitos e teorias curriculares que surgiram ao longo dos séculos e sustentam a atividade docente na escola. O método tradicional de ensino coloca o professor no centro do processo de ensino e aprendizagem por meio da sumarização e da síntese, ele domina todos os conhecimentos e permite que o aluno absorva apenas o conteúdo exposto. Em suma, o que pode definir o currículo nessa teoria é o conservadorismo e a formação profissional. Porém, por volta da década de 1960, surgiram conceitos críticos, justamente pela grande quantidade de índices de movimentos sociais que questionavam a sociedade e como ela atua, muito importantes para evidenciar desencontros e buscar novos horizontes. Portanto, há uma diferença clara entre esses dois conceitos, segundo Silva (2002) “As teorias tradicionais eram teorias da aceitação, ajuste e adaptação. As teorias críticas são teorias da desconfiança, questionamento e transformação radical”.

Neste artigo entrevistamos a professora Aline Oliveira dos Santos Leoncio, 33 anos que atua no 1° ano do ensino fundamental para compreender seu contato com o currículo, qual é a compreensão crítica que ele tem sobre o tema e sua utilidade no cotidiano escolar.

(PERGUNTAS E RESPOSTAS DA ENTREVISTA)

Destacando os pontos chaves da entrevista, inicialmente a entrevistada nos respondeu que para ela o currículo é muito importante para nortear o trabalho da escola, que é necessário seguir ele já que fornece os objetivos necessários, mas que ele também seja flexível. O currículo não é apenas um campo técnico ou sistêmico, mas uma ferramenta flexível e crítica que envolve questões sociopolíticas e econômicas. A análise do currículo não pode ser separada do contexto social e histórico da educação. O currículo está repleto de valores e princípios compartilhados por um determinado tipo de sociedade para Silva (2007) Currículo não pode ser tratado apenas como um documento ou registro de conteúdo, mas com base na relação estabelecida entre sujeitos concretos.

Na segunda questão da entrevista é possível observar que a uma preocupação em saber se o aluno está aprendendo e quais suas dificuldades esse tipo de olhar para o aluno contraria o ensino tradicional. Segundo Freire (1968), fala sobre dicotomia que professores e alunos estabelecem uma distância intransponível na situação de ensino entre os dois, criada no caso em que houver situações de informações dadas pelo professor. Neste modelo estabelece uma barreira entre o professor e o aluno, explicada pela existência A disseminação de conhecimento que deve ser organizada por uma parte e recebida pela outra parte. No entanto, sempre há algo para ser enviado e recebido, e uma situação não é estabelecida por um lado, é onipotente, por outro, é uma tabula rasa. Do ponto de vista da metodologia Freiriana, seguindo esta abordagem, há apenas uma situação, chamada de educação bancária, caso em que os pensadores veem o confronto entre professores e alunos o professor faz a apresentação do conteúdo e o aluno aceita isso passivamente mesmo que tenha dificuldades não expõe isso o que causa uma aprendizagem escassa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. Entrevista

ENTREVISTA (17/11/2021)

Nome do entrevistado: Aline Oliveira Dos Santos Leôncio

Idade: 33 anos

Formação: Pedagoga 2010

Especialização: Psicopedagogia/ Educação Inclusiva

Atuação: Desde 2008

Atua: 1º ano  

ROTEIRO:

1- O que significa currículo na sua perspectiva? Julga que o currículo aborda o indispensável para o desenvolvimento do aluno?

-O currículo é muito importante, é algo para nortear o trabalho da escola, temos que seguir ele e partir dele, caso contrário não tem propósito para se fazer, a escola tem um objetivo a ser alcançado então o currículo é importante, ali está tudo que a escola precisa fazer e seguir, todas as habilidades. Então, é um documento que faz parte do processo da escola, tem que ter, é muito importante e tem que seguir o currículo, mas precisa ser flexível, porquê as vezes algo que está no currículo não está fluindo e precisamos fazer de outra maneira, para atingir todo mundo ou tentar atingir todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (70.7 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com