TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Desigualdades Socioeconômicas na Educação

Por:   •  1/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

ELLEN DA SILVA GONÇALVES

AS DESIGULADADES SOCIOECONÔMICAS NA EDUCAÇÃO

Varzedo-BA

2021

INTRODUÇÃO

O Brasil é um país que sofre com muitos problemas no âmbito econômico. Observando a realidade em que o país se encontra atualmente é possível notar que muitos destes problemas são causados por falta de investimento no quesito educacional. Sabe- se que para a economia de um país prosperar é preciso investir principalmente na educação, proporcionando aos jovens, adolescentes e crianças um ensino de qualidade, infelizmente não é esse o caso do Brasil. A escola sofre graves influências externas o que impacta no seu funcionamento, no contexto de pandemia essa situação se agravou ainda mais.

DESENVOLVIMENTO

Moro na cidade de Varzedo, onde as desigualdades socioeconômicas sempre foram visíveis, existem casos de extrema carência onde jovens e crianças são os mais prejudicados, muitos deles abandonam a escola sem ao menos completar o ensino fundamental, principalmente os jovens que são “hipnotizados” pelas facilidades ofertadas pelo mundo do crime e das drogas o que consequentemente aumenta o índice de evasão escolar. Observando o meu entorno nesse período de pandemia notei que essas situações se tornaram ainda mais frequentes, o ensino do município tem sido afetado gravemente, principalmente em escolas públicas. As escolas não estão contando com todo apoio necessário para atuarem de maneira efetiva dando continuidade ao processo educativo de nossos alunos. A possível solução mais rápida e prática encontrada por nossos governantes foi o envio de blocos de atividades para todos os estudantes desde a educação infantil ao ensino fundamental, juntamente com esses blocos são distribuídos kits de alimentação, além da criação de grupos de WhatsApp para o monitoramento desses alunos. Apesar de parecer uma solução viável, infelizmente não é o suficiente, pois muitos estudantes não têm o acompanhamento familiar adequado, sem contar que muitos pais nem concluíram o ensino fundamental, o que os impossibilita de ensinar seus filhos, é importante ressaltar que esses alunos não têm acesso a tecnologia, pois moram em áreas de difícil acesso o que também impede seus responsáveis  de se locomoverem as escolas para buscar as atividades ou resolver alguma questão burocrática, todas essas situações prejudicam o desempenho educacional desses alunos. Muitos desses estudantes nem ao menos respondem as atividades e vão as escolas somente para receber os kits alimentação.

Por outro lado, os estudantes da rede particular de ensino têm sido contemplados com acompanhamento e aulas online. É claro que, por possuir melhores condições econômicas esses estudantes têm acesso a tecnologia o que os garante um melhor desenvolvimento escolar. É gritante que as desigualdes socioeconômicas tem impactado na educação dos alunos da rede pública.

CONCLUSÃO

Considera-se, portanto, que há uma grande necessidade de ações mais efetivas das autoridades competentes, concedendo as escolas todo apoio financeiro e psicológico para que possam atuar ativamente nesse cenário, é também responsabilidade das autoridades investigarem a fundo todas as influências externas, principalmente nesse período de pandemia, que tem impactado na educação de todos os estudantes, buscando uma solução eficaz que alcance o maior número de educandos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (117.8 Kb)   docx (89.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com