TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Diretrizes Curriculares Nacionais Para o EJA

Por:   •  21/8/2018  •  Projeto de pesquisa  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 2- Eja

Diretrizes Currículares Nacionais Para o EJA

A importância da Educação popular, destaca-se o diálogo, participação e a consideração do sujeito como portador de saberes. Identificar e reconhecer a condição própria dos jovens e adultos no processo de formação, visando valorizar a capacidade de cada um e assim desenvolver seus conhecimentos e seus valores, igualdade, possibilidade e oportunidade, visando inserção no mercado de trabalho e na vida social, isto é qualificação pessoal e profissional.

Como em qualquer outra proposta curricular, esta não surge do nada, sua principal fonte são práticas educativas que se pretende generalizar, aperfeiçoar e transformar.

Língua Portuguesa-

Linguagem Oral- Valorizar a língua como veículo de comunicação e expressão entre as pessoas.

Linguagem escrita- Respeitar a variedade e as características linguística que caracteriza a comunidade falante da língua Portuguesa.

Produção de textos- Dominar os recursos e a representação escrita, compreendendo suas funções.

Textos- Expressar-se com eficácia nas diferentes situações, e ampliar os recursos expressivos para enriquecer seu vocabulário.

Análise linguística- Buscar dominar e desenvolver estratégias na compreensão e concordâncias na leitura e na produção de textos.

Matemática.

Resolução de problemas-Reconhecer números e a sua capacidade de raciocínio, compreensão, execução e resolução.

Números e operações numéricas- Reconhecer e identificar as operações e as relações entre elas.

Sistema Decimal e numeração- Reconhecer números, utilizar estratégias, identificar situações, estimar quantidade, formular hipóteses.

Estimativas e cálculos-Reconhecer e resolver situações na vida diária, como cálculos mentais ou até cálculos aproximados.

Frações e numerais decimais- Reconhecer conceito de unidade, dezena, números naturais e decimais. Conhecer situações envolvendo medidas e sistema monetário.

Estudos Sociais

Fontes de conhecimentos- Observar fatos do cotidiano, reconhecer, valorizar e compartilhar seus saberes no meio social. Debater suas ideias e defender seus argumentos.

A consciência do próprio corpo- Esquema corporal (cabeça, tronco, membro), alimentação como manutenção da sobrevivência humana. Reprodução como continuação da espécie. Reconhecer e discutir sobre higiene e hábitos saudáveis.

O ser humano e o meio ambiente- Classificar seres vivos, vegetais e decompositores. Reconhecer a existência de micro organismos, se ver como ser vivo e parte da natureza. Discutir problemas no meio ambiente, identificar causas e consequências do desmatamento, da poluição e a extinção de alguns seres.

Cidadania e participação- Conhecer o mapa do Brasil e do Estado, localizando nele capitais Estaduais e Federal.

Saber a característica do Regime Republicano Presidencialista, comparando com outras formas de regime.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (58.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com