TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Diversidades na Educação

Por:   •  6/4/2015  •  Dissertação  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Estudos disciplinares Il

TG - Pedagogia

Aluna:

Natália de Oliveira Arantes RA: 1226304

POLO TAGUATINGA

2014

As diversidades na Educação

O presente documento nos traz informações detalhadas que poderão contribuir para a formação de novas mentalidades, com o intuito de superar todas as formas de discriminação. Pode-se dizer que nele contém um rico conteúdo que poderá servir como base a ser desenvolvida pelo educador em sala de aula, pois nos mostra a necessidade de conhecer, aprender e ensinar a história da diversidade étnica e cultural do nosso país, especificando os conteúdos e objetivos que deverão ser utilizados no decorrer de toda a Educação Básica. Um de seus objetivos é incentivar e preparar um educador para formar verdadeiros cidadãos, os quais deverão ter uma visão renovada sobre as diferentes culturas, conscientizando-os do valor de cada uma, para que assim, seus integrantes venham sentir-se bem dentro de sua verdadeira cultura, sem ter que escondê-la por medo de serem constrangidos.

A escola tem sido um dos lugares onde ocorrem frequentes manifestações de discriminação social e étnica, e é nela que se tem depositado a esperança de superação desses atos ignorantes, pois é lá, que os cidadãos são formados e deverão sair prontos para enfrentar a sociedade. Nesse sentido, a mesma, deve ser um local de diálogo, de aprender a conviver, vivenciando a própria cultura e respeitando as diferentes formas de linguagem e expressão cultural.

Os seres humanos são diferentes. Variam na cor da pele, na altura, na forma dos olhos, no cabelo, no sexo e muitas outras características físicas. Nós deferimos também em nossas crenças religiosas, nossos valores, nossos modos de estabelecer os laços familiares, no modo como assumimos papéis de homem e mulher e em tantos outros aspectos da organização da vida em sociedade. Devemos buscar a valorização de cada cultura e combater o preconceito, mostrando que todos nós temos os mesmos direitos, trazer a necessidade de uma nova educação, educação essa onde as pessoas deverão aprender desde a infância uma forma diferente de enxergar a cultura do outro, notando assim, que cada uma tem o seu devido valor independente do seu pertencimento étnico-racial, seja ela descendente de povos indígenas, africanos, asiáticos ou europeus, fazendo com que todos conheçam suas histórias e culturas, para que assim, cada um venha ter orgulho do que é e da cultura a qual pertence, para que possa trazer a igualdade ao nosso país.

O reconhecimento dessa diversidade traria muito mais riqueza no ambiente escolar, para interagirmos com os companheiros de trabalho, com os alunos e principalmente com os pais dos alunos, para que possamos realizar em família um trabalho de qualidade, considerando a integridade e individualidade de cada um e apontando as experiências de aprendizagem que se espera promover a elas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (92.4 Kb)   docx (54.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com