TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Interações e Brincadeiras

Por:   •  22/8/2022  •  Projeto de pesquisa  •  3.302 Palavras (14 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 14

As interações e brincadeiras nas práticas pedagógicas dos professores da pré-escola no município de Aveiro/PA

II. Problema de pesquisa

Este projeto de pesquisa tem desenvolvimento no tema “Interações e Brincadeiras e Formação na Educação Escolar”, conjugado no município de Aveiro, no estado do Pará, sabendo de sua importância para o processo de ensino e aprendizagem e relacionando-o às concepções históricas de infância, criança, educação infantil e com os valores a elas pertinentes.

A Educação Infantil é responsável por alicerçar a base de todo o conhecimento da criança e vem passando por diversas transformações, o que requer do professor muita atenção para acompanhar essas mudanças. Diante disso, considerou-se necessário elaborar esta pesquisa que possibilitará ter um perfil mais concreto para perceber como, de fato, está se desenvolvendo a prática pedagógica na pré-escola, tão importante para a construção subjetiva das crianças. Sendo assim, é imprescindível conhecer o trabalho dos educadores nessa etapa e sua percepção sobre as interações e brincadeiras que ocorrem na Educação Infantil, especificamente, neste caso, na pré-escola.

As interações sociais são fundamentais ao desenvolvimento do ser humano. É nas relações com o outro, seja adulto, jovem ou com seus pares, que as crianças vão construindo conhecimentos e constituindo-se como sujeitos inseridos em uma cultura. Assim sendo, para se desenvolver, ela precisa necessariamente de parceiros sociais. Se, por um lado, é importante a presença do adulto para conduzi-la ao contato com a cultura, por outro, é fundamental que também possamos percebê-la como um ser que produz cultura. E é, principalmente, por meio da brincadeira e na interação com o outro, que a criança se apropria e recria o mundo a sua volta.

No que se refere às brincadeiras, elas são uma forma intensa e importante de interação entre as crianças, pois não se pode negar que é uma das atividades fundamentais para o seu desenvolvimento. A brincadeira é considerada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos eixos estruturantes da prática pedagógica e o brincar como um dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Então, é importante compreender como o professor concebe e organiza contextos nos quais as crianças aprendem brincando.

A escola tem um importante papel na socialização das crianças e, por ser um espaço institucional onde elas terão que conviver com outras e, também, com adultos por um período de tempo predeterminado, terão que exercitar a tolerância, a espera, o respeito, bem como deverão aprender a negociar seus desejos. A escola é um espaço de socialização por excelência e, nela, a criança fará parte de um grupo. Para muitos, esse é o único local de encontro entre elas.

O interesse por esse tema surgiu a partir da prática como coordenadora pedagógica da Educação Infantil e também das observações vivenciadas como professora em outros momentos em que pôde-se perceber certas práticas sendo realizadas de forma precoce e sem planejamento com crianças da pré-escola, inclusive abordagem de conteúdos que acabam por tomar o tempo delas na escola e ocupam o lugar que poderia ser utilizado com outras atividades que contribuiriam muito mais para o desenvolvimento infantil na pré-escola, como as brincadeiras vistas como pouco importantes e realizadas apenas quando outras necessidades são satisfeitas ou para conter a agitação das crianças. Percebeu-se, também, que a maioria dos professores se preocupam em trabalhar atividades mecânicas de repetição, sem um significado para a vida da criança.

A partir dessa problemática, muitas indagações emergiram e nos instigaram a querer compreendê-las, tais como: Como estão sendo realizadas as práticas pedagógicas dos professores em sala de aula? Qual a concepção das interações e brincadeiras entre professor e a criança nesse ambiente? É realizado um planejamento prévio para a execução das atividades?

A partir disso, firmamos como objetivo geral: compreender as práticas pedagógicas dos educadores na Educação Infantil (pré-escola) dentro do contexto em que atuam.

Para alcançarmos o objetivo geral proposto, elaboramos os seguintes objetivos específicos: a) investigar as concepções dos professores a respeito da prática pedagógica; b) observar o trabalho dos educadores nas salas de aula articulando o educar e brincar; e c) analisar o planejamento das professoras na pré-escola.

Consideramos a importância desta pesquisa em virtude da possibilidade de compreendermos como são desenvolvidas as práticas pedagógicas dos educadores nas salas de aula da Educação Infantil na cidade de Aveiro/PA, pois, de posse dos resultados obtidos, estes poderão ser utilizados como ponto de partida para uma reflexão consistente acerca do trabalho desenvolvido nessa etapa de ensino (ação reflexiva) e, assim, poderá contribuir para a melhoria das práticas, visando a uma educação emancipadora, em que as crianças possam desenvolver uma aprendizagem de maneira satisfatória, sendo concebidas como sujeitos ativos que pensam, sonham, têm aspirações e precisam ser valorizadas nas suas singularidades e perspectivas, cumprindo de fato o papel atribuído a essa etapa da educação.

Diante da relevância desta temática, sentimos a necessidade de refletir como estão sendo desenvolvidas as práticas pedagógicas dos educadores na Educação Infantil no município de Aveiro, no estado do Pará. A compreensão sobre a importância das interações e brincadeiras nas aprendizagens e no desenvolvimento das crianças é fundamental para que os professores valorizem e planejem suas práticas no cotidiano e nos contextos de aprendizagem. Consideramos que a atuação do professor se faz de suma importância nesse contexto pela determinação no processo de aprendizado, sendo o professor o mediador e que tem o papel de estimular novos caminhos de aprendizagem, possibilitando o desenvolvimento das crianças.

Diante disso, afirmamos que o professor é figura determinante na formação da criança, pois é por meio da mediação, sistematização, orientação, que a criança adquirirá os conhecimentos construídos socialmente durante a história da humanidade. Segundo Vygotsky, o professor deve apresentar tudo à criança, o que “[…] reafirma para a educação o desafio de possibilitar que as novas gerações se apropriem das máximas qualidades humanas criadas ao longo da história pelos homens e mulheres que nos antecederam.” (MELLO, 2007, p.12)

III. Justificativa

Este projeto surge da minha prática como coordenadora pedagógica e professora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (67.8 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com