TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Oficinas Pedagogicas

Por:   •  15/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.288 Palavras (18 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 18

LUDICIDADE E A BRINQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

                                                                                    Ana Carla Rodrigues¹

   Josenice dos Santos Carvalho ¹

                                                                                                 Lucinaide dos Santos Dias¹                                                               

                                                                                                 Mariana Souza ¹

                                                                                 Delzuita dos Santos²

        

RESUMO

O presente trabalho apresenta uma abordagem acerca da temática da Ludicidade e a Brinquedoteca na Educação Infantil, que tem como prática pedagógica o Lúdico, que consiste em instrumento pedagógico para ensinar a criança através dos momentos de prazer e alegria, ou seja, a criança aprende brincando. Ainda, faz-se necessário uma reflexão sobre a Brinquedoteca caracterizada como espaço lúdico no interior da escola. Em fim, concluímos através da reportagem Cyrce Andrade, fonoaudióloga e mestre em Psicologia da Educação, umas das profissionais que trabalhou na construção da brinquedoteca na Rocinha, no Rio de Janeiro, como o brincar é fundamental para a criança, pois, é o modo de linguagem e expressão da criança.  

Palavras-chave: Ludicidade. Educação Infantil. Brinquedoteca. 

  1. INTRODUÇÃO

      Nesse cenário histórico que estão ligados as origens do passado que são compreendidas na resolução do problema que é formulada em forma de pergunta: Qual a importância da ludicidade na Educação infantil? O presente artigo intitulado LUDICIDADE E A BRINQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, seu objetivo geral é Investigar as práticas da Ludicidade na educação infantil.

              Nesse sentido, os objetivos específicos visam analisar a contribuição da Ludicidade e a Brincadeira na educação infantil que promovem momentos de socialização. Dessa maneira, faz se necessário compreender a Ludicidade como instrumento pedagógico além de, reconhecer a Brinquedoteca como espaço lúdico, nesse processo educacional com intuito de ensinar através do lúdico no âmbito escolar.

             Portanto, a metodologia será utilizada o método hipotético- dedutivo sendo que, o nível da pesquisa é qualitativa embasada nas ideias dos autores Gil e Minayo foi possível traçar os passos detalhado e aprofundado dos métodos científicos a ser empregado, para construir a investigação.

             Nesse sentido, trilhamos as etapas da pesquisa exploratória construindo os referencias teórico nesse viés a sua relevância caracteriza a pesquisa como um ciclo que não se esgota aqui neste trabalho.

  1. LUDICIDADE E A BRINCADEIRA

             

                  Para Passos (2015), o conceito do lúdico em latim ludo significa brincar que se assemelham com momento de alegria. Portanto, é a partir das práticas pedagógicas que a criança se desenvolve desta forma, o lúdico está presente no cotidiano da infância, conforme Oliveira explica:

O lúdico, desde tempos imemoriais, faz parte da vida humana, sendo que as épocas e as sociedades e culturas tem suas brincadeiras próprias.  Aprender a brincar de forma simbólica, representando a realidade onde vive, resgatando suas lembranças e valores, regras e fantasias, faz parte do desenvolvimento humano das crianças de hoje e sempre. (OLIVEIRA, 2010. p. 105).

           

                   

                    Segundo Santos (2011), a brincadeira e o brinquedo possuem interpretação divergente entendido ora como uma prática de lazer ora como uma prática pedagógica mediada por profissional. Diante das várias alternativas das práticas da brincadeira ou pedagógicas permite observar a criança para sua intervenção pedagógica e a partir daí distinguir em que tempo usar o lúdico livre e o educativo para isso, as autoras elucida que:

Para iniciarmos a teorização sobre a função educacional da ludicidade é preciso considerar que a utilização do lúdico como recurso pedagógico depende da concepção do professor sobre a ludicidade e da sua reflexão ao proporcionar os ambientes e recursos materiais para a manifestação lúdica da criança, a fim de permitir a contextualização da brincadeira e jog. É preciso saber o que é ludicidade, conhecer as manifestações lúdicas infantis, descobrir as possibilidades de exploração e limites dos jogos, brinquedos e brincadeiras da criança. (BIANCHINI; ARRUDA; GOMES, 2015, p. 190)

                   Neste sentido, incluir a ludicidade no âmbito educativo nos leva a compreensão que não é apenas brincar com os alunos, mas é intensificar as horas de aprendizagem, assim as autoras salientam que:

Inserir a ludicidade no contexto escolar vai além da prática com brincadeiras e os jogos. A ludicidade deve possibilitar as crianças momentos de experiências em que elas possam entregar-se, envolvendo-se consigo e com os outros em ações mediadas pela fantasia e pela e pela imaginação, possibilitando novas percepções, novos significados. É a possibilidade de ampliar os aspectos do lúdico para o campo do ensino. (BIANCHINI; ARRUDA; GOMES, 2015, p. 165)

                     

                      Portanto, o lúdico inserido no currículo escolar permite que a equipe da escola debata sobre as oportunidades da prática pedagógica escola, uma vez que, avaliar a introdução do lúdico no currículo escolar faz com a ação do pedagogo crie espaço para a ludicidade viabilizando procedimentos que levam a brincadeira, contato com os brinquedos no espaço o lúdico. (Bianchini; Arruda e Gomes, 2015).


  1.  LUDICIDADE: Instrumento Pedagógico                

                    Nesta perspectiva que a ludicidade é um instrumento pedagógico e a brincadeira é se concretiza através da atividade pedagógica, visto que o profissional da área da educação responsável de “ministrar” conforme artigo 67 da lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9394 de 20 de dezembro. (LDB, 1996) 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (264.7 Kb)   docx (64.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com