TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Politicas Educacionais

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina:Políticas Educacionais

Aula-tema 03:Constituição Federal de 1988 e a Educação

NOME

Lucimara Duarte de Jesus

RA

5899075452

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina:Políticas Educacionais

Aula-tema 03: Constituição Federal de 1988 e a Educação

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Políticas Educacionais apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação da tutora Fernanda Lira da Silva.

Anhanguera Educacional

2015

Pelo que temos observado no panorama educacional em nosso país, a questão da universalização do atendimento escolar tem sido acompanhada pela garantia do padrão de qualidade e pela valorização dos profissionais do ensino? Justifique.

Quando falamos de aprendizagem o que vem a mente é a escola, a sala de aula, as situações de ensino aprendizagem que todos conhecemos bem; sabemos também que desenvolver não é apenas crescer fisicamente ou amadurecer, passar da infância para a adolescência e daí para a vida adulta, desenvolver se também não é melhorar, nem mesmo progredir em direção a uma meta igual para todos, que representaria uma espécie de ponto de chegada obrigatório, no qual todos deveriam estar em determinado ponto de nossas vidas. É um processo permanente de transformação dos alunos na escola, que acompanhamos de perto.

   Existem diversos modos de adquirir conhecimentos, habilidades e competências, por tentativa e erro; por imitação, um individuo tenta realizar a mesma coisa que um outro, que ele observa no momento da ação ou absorveu antes;e ensino intencional, uma pessoa transmite deliberadamente a outra um conhecimento, atitude, habilidade ou forma de comportamento, estabelecendo uma relação de ensino e aprendizagem.

A educação promove o desenvolvimento.

Cada individuo é educado, nos deferentes ambientes em que está permanentemente mergulhado dentro da cultura, para tornar se parte ativa de um grupo social, cada pessoa tem seu modo de fazer as coisas, seu modo de pensar, seus interesses e sua capacidade está ligado a aprendizagens especificas que ela realizar ao longo da vida; o processo de desenvolvimento das crianças inicia se nas famílias, sendo os país os primeiros educadores. Outros componentes da família, amigos, e membros de diferentes grupos sociais (como grupos de vizinhos, igrejas, clubes e outras associações) passam a ter um papel importante nas experiências de aprendizagem das crianças e a influência em seu desenvolvimento, meios de comunicação de massa, especialmente a televisão, e as novas tecnologias ligadas ao computador, principalmente a internet também é fontes valiosas de educação.

Ninguém se desenvolve sozinho.

A atuação das pessoas mais experientes nos processos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças pode ocorrer de muitas maneiras e com diferentes graus de intencionalidades; os professores são os personagens sociais cuja tarefa é exatamente a de interferir no desenvolvimento dos outros por meio de processos de ensino aprendizagem.

A transformação da educação em desenvolvimento.

O papel da educação é criar desenvolvimento, mas não se cria desenvolvimento a partir do nada: há sempre uma construção sobre a base do desenvolvimento anterior, para ser realmente promotora de desenvolvimento, a educação deve partir do momento do desenvolvimento no qual a criança se encontra e realiza atividades que lhe permita superar esse momento. É preciso partir do ponto no qual a criança está e pouco a pouco estimular seu acesso a novos níveis de competência e desenvolvimento. Os país, professores e os adultos em geral dão suporte e orientam o desenvolvimento de uma criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (99.4 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com