TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Políticas Pública Programas

Por:   •  5/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 5

Políticas Pública sprogramas, ações eatividades realizadas pelo Estado de forma direta e indireta com foco no seguimento social, cultural, entre outros

Teorias CognitivistasSão teorias psicológicas do desenvolvimento e daaprendizagem, também utilizadas no campo da Pedagogia,

que focam suas concepções a partir da valorização dacognição e os processos cognitivos.

Psicogênese

Otermopsicogênesepodesercompreendidocomoorigem,gêneseouhistóriadaaquisiçãodeconhecimentosefunçõespsicológicascentradanapessoasenoaprendiz(CentrodeEstudossobreaAlfabetizaçãoeaLeitura/UFMG)

Escrita Sintética

•Fase primitiva da escrita.

•Um sinal ou grupo de sinais representa uma ideia completa

Escrita Analítica

•Principio da escrita de palavras.

•Nasce no Egito e se expande pelo mundo.

Escrita Fonética

•Ligada a um grande número de sinais.

•Exige um processo importante de memorização . Até meados do século XIX ( Palavração e Sintético)

Até  por volta da década de 1920 utilizou-se em grande escala do método sintético.

A partir de 1920 utilizou-se constantemente dois métodos: sintético e analítico.

A partir da década de 1980, surgem os métodos de base construtivista e os movimentos de desmetodização. 

Métodos de AlfabetizaçãoMétodos Sintéticos: estabelece uma correspondência entre o som e a grafia, entre o oral e a escrita, através do aprendizado letra por letra, sílaba por sílaba e palavra por palavra. Pode ser de três tipos: alfabético, fônico e silábico.

Métodos Analíticos:  levam o aluno a analisar o todo (palavra) para chegar às partes que a compõem. O método analítico tem por objetivo, fazer com que as crianças compreendam o sentido de um texto, não ensina a leitura através da silabação, incentiva os alunos a produção de textos prestando atenção ao uso da pontuação, estimula a leitura e deixa o aluno à vontade para expor suas ideias.

Métodos Sintéticos: estabelece uma correspondência entre o som e a grafia, entre o oral e a escrita, através do aprendizado letra por letra, sílaba por sílaba e palavra por palavra. Pode ser de três tipos: alfabético, fônico e silábico.

Métodos Analíticos:  levam o aluno a analisar o todo (palavra) para chegar às partes que a compõem. O método analítico tem por objetivo, fazer com que as crianças compreendam o sentido de um texto, não ensina a leitura através da silabação, incentiva os alunos a produção de textos prestando atenção ao uso da pontuação, estimula a leitura e deixa o aluno à vontade para expor suas ideias.

Pré-silábica: etapa em que a criança aprende a diferenciação entre desenhar e escrever.

Silábico:etapa em que a criança utiliza uma letra para representar cada sílaba, entretanto, o valor sonoro da representação ainda não está presente.

Silábico-Alfabético:etapa em que a criança descobre que a sílaba não pode ser entendida como uma unidade. A criança já identifica que existem sílabas que podem ser escritas com uma, duas ou mais letras.

Alfabético:etapa em que a criança domina o valor das sílabas e das letras, já compreende o uso das vogais e das consoantes. No entanto, ainda tem um caminho a percorrer, no sentido de compreensão das normas ortográficas.

Entende o processo de alfabetização como uma vivência pontual.

•Ligada à  competência de codificar/ decodificar a leitura e a escrita.

•É um fenômeno intrínseco à alfabetização, já que considera os aspectos sociais na composição dos conhecimentos linguísticos.

Emília Ferreiro

A alfabetização como um enfoque somente no sistema de escrita alfabética não garante que o sujeito se aproprie de todas as funções da escrita.

•O processo de alfabetização se relaciona somente com a apropriação da escrita.

•O alfabetismo e o letramento permitem englobar ao processo de alfabetização práticas de leitura e escrita em seus contextos sociais.

Magda Soares

No Brasil, o Instituto Paulo Montenegro e a ONG Ação Educativa realizam uma pesquisa denominada “Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (Inaf)”, que tem como objetivo mensurar e analisar as competências de leitura e escrita, além de conceitos matemáticos, sendo articulada em quatro níveis:

Problematizando a Situação-Problema 1

1.Analfabetos: não conseguem realizar tarefas simples que envolvem a leitura de palavras e frases.

2.Alfabetizados de nível rudimentar: localizam informações em textos curtos e familiares.

3.Alfabetizados de nível básico: compreendem textos de média extensão, resolvem problemas, têm noção de proporcionalidade.

4.Alfabetizados de nível pleno: leem textos mais longos, avaliam informações, realizam inferências e sínteses, interpretam tabelas, mapas e gráficos.

“A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o

desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico,

psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.”   (BRASIL, 1996, s.p.)

“A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.” (BRASIL, 1996, [s.p])

Podemos perceber que as legislações apresentadas entendem o educando como sujeito de direitos na esfera social e familiar, sendo a educação um legado da sociedade

Hipóteses daConstrução da Língua Escrita

Comojáfoiestudadonessamesmadisciplinaacriançaconstróihipótesesnaorganizaçãodeseuprocessodealfabetização.Emespecialnaconstruçãodaescritatemosasseguinteshipóteses(deacordocomapsicogênese):pré-silábica,silábico,silábico-alfabéticoealfabético.

Gêneros Textuais

ComonosensinaBakhtin,gênerostextuaisdefinem-seprincipalmenteporsuafunçãosocial.Sãotextosqueserealizamporuma(oumaisdeuma)razãodeterminadaemumasituaçãocomunicativa(umcontexto)parapromoverumainteraçãoespecífica.

Planejamento Docente ou Plano de Aula.

O planejamento é a base para um trabalho bem elaborado de organização didática. Existem variadas formas de fazer e montar seu planejamento, mas sempre e importante relacionar quais são os objetivos que você tem com cada atividade e quais os materiais serão utilizados. Lembre-se que o planejamento podem te capacitar paro o sucesso nas atividades realizadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (78.1 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com