TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Praticas Pedagógicas

Por:   •  29/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.968 Palavras (8 Páginas)  •  694 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE DE UBERABA

ROBERTA MAURÍCIO DE SOUZA

PRÁTICA PEDAGÓGICA III

Timóteo-MG

2019

ROBERTA MAURICIO DE SOUZA

PRÁTICA PEDAGÓGICA III

Trabalho apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Uberaba como requisito para aprovação na disciplina – Prática Pedagógica III

Timóteo-MG

2019

ATIVIDADE 1: Livro didático

[pic 1]

Livro de geografia novo Pitanguá do 3º ano do ensino fundamental anos iniciais

Editora moderna, ano de 2017, autores Rogério Martinez e Wanessa Garcia.

Percebi que o professor ou pedagogo, que são minhas áreas de formação devem ter conhecimentos multidisciplinares, não podemos dar mais importância à matemática ou ao português, todas as disciplinas tem importância na formação dos alunos, mas nos anos iniciais do ensino fundamental, as noções de cidadania são muito importantes, ao ler esse livro aprendi que é possível repassar aos alunos esses conhecimentos usando situações do cotidiano, mostrando a eles que é possível enfrentar e solucionar problemas de maneira autônoma e responsável.

O livro repleto de ilustrações, bastante coloridas e fazendo o uso de personagens de quadrinhos como o Chico bento para prender a atenção do aluno foi uma excelente escolha, e bastante atual também.

Na capa do livro um selo do PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático), me chamou a atenção, pois trazia PNLD 2019, 2020, 2021 e 2022, mostrando que o livro é atualizado e também poderá ser usado nos próximos anos.

Com esse livro, que por sinal foi uma excelente escolha, fica muito mais fácil repassar aos alunos os ensinamentos propostos, pela forma didática com que os textos foram escritos e pela coerência com as ilustrações, retratando o dia a dia da forma como ele é ou como deve ser.

Através da leitura desse livro, foi possível compreender a importância da cidadania para a construção e uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva, além de permitir ensinar aos alunos, O que eles podem fazer para melhorar o mundo em que vive, como plantar uma árvore, não desperdiçar agua, cuidar dos lugares públicos e respeitar opiniões diferentes da sua, e que essas ações podemos praticar no dia a dia.

É importante a criança conhecer o lugar onde mora e também outros lugares e aprender que cada lugar é diferente em seu modo de vida, costumes e tradições.

A criança deve aprender que as pessoas vivem de maneiras diferentes de acordo com o lugar onde moram e devemos respeitar o modo de vida de cada um. Existem vários lugares públicos que usufruímos e por isso devemos ajudar a cuida-los e a preserva-los, não jogando lixo nas ruas e praças e sim em uma lixeira porque alguns lugares enfrentam problemas como ruas esburacadas e sem iluminações, calçadas e praças mal conservadas porque as pessoas destroem e não tem consciência que fará falta para o lazer delas mesmas. Por isso acho importante as crianças aprenderem sobre os diferentes lugares e saber também que devem ajudar a cuidar desses lugares.

Durante o nosso dia a dia vamos á diferentes lugares como supermercado, padaria, farmácias, e etc... Onde podemos comprar o que precisamos.

Parques e praças são lugares públicos destinados ao lazer e a recreação das pessoas, onde elas podem descansar, brincar, praticar atividades físicas e muitas outras atividades.

A moradia é um lugar muito especial, ela nos serve de abrigo e proteção, sendo o lugar onde nos alimentamos, descansamos, dormimos e nos reunimos com as pessoas com quem vivemos.

Conhecer lugares é também conhecer diferentes culturas e quanto mais cedo conhecermos é melhor para que possamos nos tornar adultos mais abertos, empáticos, instruídos e informados.

Em minha opinião este livro se encaixa em nosso contexto atual, pois fala claramente sobre os diversos lugares e como devemos cuidar e preservar, para o nosso próprio uso.

Ele ajuda a criança adquirir conhecimentos e com isso elas aprendem a cuidar e a preservar esses lugares.

O ser humano modifica o lugar onde vive e muitas vezes essas transformações são realizadas com a finalidade de melhorar esse lugar, com a finalidade de adapta-lo para se encaixar em sua rotina. Mas nem sempre acontece dessa forma, às vezes modificam tanto que destroem os lugares, esgotam seus recursos naturais e suas belas paisagens.  

Ao observarmos alguns lugares podemos observar a natureza e perceber como o ser humano vem a destruindo, atualmente estamos vivenciando o desperdício de agua, luz, comida e outros.

O livro é de fácil entendimento da criança e trata de um assunto de nossa realidade, com esse livro eles conseguem realizar com facilidade as atividades proposta nele.

Ele é bem ilustrado, e as crianças se identificam com algumas situações citadas nele, tornando assim o aprendizado mais fácil, dinâmico e divertido.

Gps, Google Maps, etc. são recursos tecnológicos que podem ser muito úteis durante uma viagem ou um passeio para um local desconhecido, sendo assim, a unidade temática O nosso lugar e outros lugares pode sim sugerir o uso de recursos tecnológicos.

A escolha do livro didático, deve se levar em conta as nossas diferenças regionais, por exemplo, uma criança que mora na região sul do país vive em uma realidade diferente de outra criança que mora no Norte do país, não estou falando de aspectos econômicos essa diferença existe também, mas do aspecto cultural, o folclore, o próprio ambiente a diferença no contato com a natureza e muito mais, devem ser levados em consideração na escolha do livro didático.

O livro deve ser compatível com a nossa realidade, as crianças de hoje são bombardeadas com informações o tempo todo, televisão, tablets, computadores e celulares trazem muitas informações ao mesmo tempo, e quando essas crianças chegam na escola elas tem essa necessidade de receber mais informações da mesma maneira que os dispositivos eletrônicos oferecem com imagens de preferência coloridas e com muita interatividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (212 Kb)   docx (99.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com