TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Práticas Integradoras

Por:   •  12/10/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.471 Palavras (6 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 6

PROJETO DE EVENTO CULTURAL ESCOLAR DA ESCOLA CIEP BRIZOLÃO 465 – DR. AMILCAR PEREIRA DA SILVA

TEMA: Festa Junina 2021 – Cultura Popular

Data: 18/06/2021

Horário: 15H

Local: QUADRA ESPORTIVA DO CIEP BRIZOLÃO 465 – DR. AMILCAR PEREIRA DA SILVA

Público Alvo: Alunos do 6º ao 9º ano desta Unidade Escolar.

JUSTIFICATIVA 

    A Escola tem um papel importante na valorização das tradições, dos costumes, valores, portanto este projeto didático visa integrar a comemoração da Festa Junina com a comunidade escolar e familiar, desenvolvendo o resgate social fundamental para a cidadania. A identidade de um povo é determinada pela sua história, crenças e costumes e, sobretudo, pela sua cultura, com ênfase, através da cultura popular, a qual integra tradições, costumes, danças e folclore. Os festejos juninos são de grande importância, pois, além de retratar nossa cultura, através das mais diversas expressões artísticas e culturais, transmitem e fortalecem os hábitos e costumes das nossas raízes. Aqui em Quissamã/RJ a cultura se faz presente pois temos descendentes dos quilombolas, que vivem na comunidade de Machadinha e mantêm seus costumes trazendo com eles suas histórias folclóricas. A Festa Junina se faz presente em nossos costumes e é um acontecimento festivo que acontece todos os anos no mês de junho em todas as escolas do nosso município.

                                                                                                                                                                       

 OBJETIVO GERAL:

  • Enriquecer o conhecimento dos alunos quanto aos costumes das Festas Juninas;
  • Valorizar a cultura popular como expressão de uma sociedade;
  • Proporcionar um evento Cultural que abranja vários tipos de artes para a escola e comunidade envolvida .  

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Estimular o interesse pela pesquisa relativa a temas culturais;
  • Desenvolver habilidades artísticas e manuais;
  • Compreender a história da Festa Junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos;
  • Desenvolver o ritmo, o compasso e a criatividade;
  • Socializar com a comunidade escolar e famiiliar;

METODOLOGIA

O projeto, pela sua dimensão multidisciplinar, integrará experiências de aprendizagem relativas às diferentes áreas de conhecimento, bem como será desenvolvido envolvendo todas  turmas de alunos da instituição, de acordo com os objetivos e as atividades propostas. As atividades serão realizadas no  dia 18 do mês de junho de 2021,  culminando com a elaboração e apresentação de danças , comidas típicas, pescaria, fogueira, entre outros. As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas .Os alunos devem ser incentivados a participarem das atividades para afomentar a criatividade e aprendizagem da cultura no Brasil e do município.  Quissamã é uma cidade com imensa cultura popular, temos um povoado de  Quilombolas em Machadinha onde a diversidade cultural se mantêm viva com suas tradições e costumes . Dentre as apresentações da Festa Junina destacaremos também a dança quilombola do jongo que é uma dança típica da cidade.

Estratégias de ação - Pesquisas relacionadas a temas juninos 

a) Distribuir entre os grupos de alunos os assuntos de pesquisa ( Festa Junina ), com as devidas orientações dos professores e suas formas de apresentação. A forma de apresentação dos trabalhos  pode ser: cartazes, , murais , vídeos , danças, o aluno pode usara a criatividade. Deverão conter nos trabalhos os assuntos abordados :

   • Comidas juninas: nomes, receitas ( mané pelado, pé de moleque, canjica, angu a baiano, etc);

  • Vestuário: roupas, sapatos,etc;
  •  Crenças e adivinhações ;
  • Musicas e danças ;
  • Poesias e parlendas

          O Cronograma das apresentações ( ensaio, vestimentas, danças); a organização do evento pelos profissionais docentes e discentes; todos estarão engajados com os preparativos para o evento. A arrumação e ornamentação do local ficará na responsabilidade do Coordenador da escola, professores de Arte e profissionais discentes . As barracas serão de responsabilidade da Prefeitura da cidade que sede as mesmas para o evento, comidas típicas são de responsabilidade das merendeiras e de alguns pais de alunos. Os cartazes de divulgação ficarão por conta dos alunos que o farão e terão a responsabilidade da divulgação. A sonorização será a parte paga pela escola. As prendas para a pescaria serão solicitadas ao comércio local pelos alunos.

O evento terá inicio as 15h  com previsão de término para as 21h. O público-alvo esperado serão os alunos de nossa Unidade Escolar, representantes das autoridades locais e comunidade. A Coordenação das apresentações e de todos o contexto do evento será de responsabilidade dos diretores , coordenadores da escola. A apresentadora do evento será a Professora de Língua Portuguesa e Produção Textual e ainda professora de artes cênicas Leíze Maciel. A Guarda Municipal dará o suporte ao evento com a segurança de ronda e teremos uma ambulância no Pátio da Escola cedido pelo Hospital Municipal para a segurança da saúde de todos os presentes no evento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (78.6 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com