TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Técnicas Para o Psicodiagnostico

Por:   •  4/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 4

Técnicas para o Psicodiagnóstico:

 A hora do jogo: O principal objetivo dessa técnica é conhecer a grande parte da realidade de seu paciente, com essa atividade que a criança usa sua criatividade e se expressa colando seus desejos, suas experiências, insatisfações e suas fantasias. A parte muito importante é o uso dos brinquedos, as brincadeiras e a linguagem que se será passada a criança. É importante observar como a criança irá lidar com os brinquedos se a reação será de incerteza ou dúvida e a movimentação do mesmo.

 A técnica do Brincar Livre foi desenvolvida por Aberastury a partir de observações, assim consiste em a criança brincar de sua forma, com espontaneidade. A relevância do brincar livre e dos jogos são reconhecido por outros estudiosos como Freud e Klein  que dizem que de forma simbólica as crianças conseguem se expressar.

 No inicio do psicodiagnóstico infantil, a primeira entrevista é com os pais, no objetivo de receptar o máximo de informações da criança como sua convivência e acontecimentos, o psicólogo também precisa orientar os pais para que converse com a criança explicando sobre o motivo em que ela está sendo levada para analise.

 As entrevistas com a criança são no espaço lúdico, e tem o objetivo de oferecer à criança a oportunidade de brincar, de maneira livre com brinquedos variados para que se possa avaliar cada processo.

 O lugar para a realização desse trabalho tem que ser um ambiente amplo, sem muitos moveis, e sem muitas coisa que distraia a criança para objetos além dos brinquedos, os brinquedos devem ficar em lugares que a criança alcance, e ela possa ter liberdade de pegar o que ela quiser, e deve ter brinquedos variados como bonecos e bonecas, todos os tipos de animais desde os domésticos até os selvagens, carrinhos, casinhas, cola, barbante, lápis preto e de cores, quadro-negro, ferramentas de cozinha, super-heróis, massinha de modelar, entre outros.

 Jogo do rabisco: É uma técnica mais conhecida como Jogo do Rabisco de Winicott, que consiste em facilitar a comunicação em relação ao psiquismo e tem valor diagnostico e terapêutico. Também tem o objetivo de transcrever os sentimentos da criança, que serão projetados por desenhos e rabiscos que terão sempre um significado. Essa técnica sempre tem bons resultados por ser realizada de uma forma livre sem muitas regras, assim a profissional faz com que a criança se comunique com ele tentando captar suas emoções e seu lado criativo.

 O Jogo do Rabisco pode ser feita de duas formas, a primeira é a criança desenhar o que quiser no papel e ir criando seu próprio desenho ou a criança jogando com o seu psicólogo, começando fazendo um rabisco e o profissional modificando esse rabisco, e assim vai até formar ao proveitoso. Essa técnica pode ser recriada para cada criança e cada situação, basta usar a imaginação.

Desenho-Estórias : Essa técnica é utilizada para obter informações sobre referencias da personalidade do paciente associando a estórias conforme Trinca utilizando na prática clinica. A técnica Desenho-Estórias (D-E) é feita de forma livre sem planejamentos, que dá liberdade a criança de criar e imaginar. Tem associação com os processos expressivosmotores (desenhar de forma livre) e processos aperceptivo-dinâmicos (tematicar).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (71.3 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com