TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicodiagnóstico Interventivo

Por:   •  3/4/2015  •  Resenha  •  5.960 Palavras (24 Páginas)  •  3.670 Visualizações

Página 1 de 24

UNIP – Universidade Paulista/ São José do Rio Pardo

Francieli Pires Barbosa / RA – B28356 - 4

Curso: Psicologia – 7º Semestre

Psicodiagnóstico – Profª Mônica Ferreira da Silva

Livro: Psicodiagnóstico Interventivo: evolução de uma prática

Capítulo I

Psicodiagnóstico fenomenológico – existencial: focalizando os aspectos saudáveis.

        O texto apresenta criteriosamente cada passo do trabalho do Psicólogo, desde a atenção e o acolhimento que o mesmo deve ter com seus pacientes e os passos do psicodiagnóstico que inclui a entrevista inicial, anamnese, aplicação de testes, visita domiciliar e escolar e entrevista devolutiva. Além de nos mostrar e evolução de percebermos a pessoa como humana e dos trabalhos de profissionais da área da saúde.

Um pouco de história.

        Hoje sabemos que saúde e doença são dois elementos que não podem ser vistos de maneira dicotômica, diferente da Idade Média e do Renascimento, pois saúde vai além do simples fato de não ser doente e vice – versa.  

        Saúde, cura nos remetem a uma aproximação de clínica e cuidado, tarefas que dizem respeito ao universo do Psicólogo no âmbito da saúde, conduzimos para a direção do bem – estar do indivíduo, além de acolher o sofrimento como perda de sentido (sofrer – sentir, experienciar, tolerar sem oferecer resistência, ser afetado).

        Hoje, o clinico é entendido como especialista. A triagem para encaminhar os pacientes aos devidos especialistas tomou lugar do promover uma confiança terapêutica através da atenção e do acolhimento.

Atualmente percebe – se que, querer dominar e ser detentor do saber não funciona, é necessário que haja uma construção conjunta de sentidos e que o saber seja transmitido.

        O ser humano revela – se pelo encontro com outro, são as experiências que fazem o ser humano desenvolver – se, aprender, ouvir e ser ouvido. Diante disso a uma grande importância no papel do Psicólogo. Sob a ponto de vista fenomenológico existencial podemos ampliar o espectro da ação humana para que se possa entender responsavelmente à pluralidade da condição pós – moderna na vida do homem e seu sofrimento.

O psicodiagnóstico.

        No local que o atendimento clínico é gratuito existe um número significativo de pais que levam seus filhos com algum distúrbio de comportamento, dificuldade escolar, sendo encaminhados por médicos, pela escola, Assistente Social, etc. A instituição oferece um psicodiagnóstico podendo este ter várias causas, por isto a necessidade de analisar qual área deve ser atendida com prioridade.

        Algumas etapas do psicodiagnóstico: Uma ou duas entrevistas com os pais, contato com a criança, uma ou duas entrevistas de devolutiva e posteriormente lhes é oferecido alguns passos para serem trilhados, como: psicoterapia, orientação aos pais, etc.

        Em alguns casos os pais demonstram pouca motivação pelo atendimento e alguns até sente – se decepcionados com os resultados do atendimento.

        Podemos considerar o psicodiagnóstico como um instrumento de coleta de dados, para que assim seja organizado um raciocínio clinico que orientará o processo terapêutico.

O processo psicodiagnóstico fenomenológico – existencial com crianças e seus pais.

        No processo de psicodiagnóstico são realizados entre 10 a 12 sessões, sendo trabalhado com os pais de 6 a 7 sessões e o restante com a criança.

        Diariamente o ser humano está em contato com as pessoas, sendo família, filhos e raramente perguntam - se o que eles significam. As pessoas se dão conta deste questionamento quando passam a observar que está faltando algo, ou quando a criança não apresenta comportamentos desejados, seja pelos pais ou escola. Assim buscam o Psicólogo, e possíveis questionamentos podem ser lhes feito sobre a relação de pais X criança.

        O psicodiagnóstico infantil visa explorar a queixa trazida, os sintomas trazidos pela criança e a compreensão que eles tem da presente situação. É necessário que o Psicólogo trabalhe o significado do encaminhamento com os pais, sempre deixando claro o que está acontecendo a cada etapa, pois mesmo sendo a criança precisar do atendimento, os pais também fazem parte deste processo. Os pais precisam entender e saber quais suas expectativas frente a situação apresentada, que se trata de um procedimento no qual haverá uma compreensão do que está acontecendo com a criança nos meios em que ela vive.

        Após o Psicólogo compreender a pergunta trazida, parti – se para a sessão seguinte, a anamnese. Esta faz com que o profissional conheça melhor as condições familiares e sócias, vínculos estabelecidos e o papel desempenhado por cada membro da família.

        Terminado estas etapas é solicitado aos pais que informem a criança que ela será levada ao Psicólogo e que explique o motivo. Em alguns casos os pais não sentem segurança em fazer isto ou mesmo não tem coragem. Tais comportamentos podem revelar a relação que eles mesmos mantêm com o atendimento desenvolvido.

        O primeiro contato com a criança é feito de diversas maneiras, sendo que é levado em consideração a idade, capacidade e possibilidades de expressão e expressão gráfica. Posteriormente os encontros são intercalados (pais X criança). À partir deste contato abre – se um leque de possibilidade, pois algumas situações importante surgem no atendimento com a criança que antes não fora mencionado pelos pais.

        Todos os instrumentos que serão utilizados com a criança devem ser informados aos pais, para que também haja uma compreensão melhor da fala do Psicólogo, a partir de como o profissional chegou a certas hipóteses.  

        As informações precisam ser feitas de maneira clara, com uma linguagem acessível, para que não deixe margens para dúvidas.

        Concluindo o atendimento é feito um relatório sobre o caso e lido aos pais. Caso eles discordem de algum aspecto, podem propor modificações, alterações, acréscimos e eliminações de algumas situações.  

Psicodiagnóstico interventivo, na abordagem fenomenológica – existencial: uma mudança de atitude.

        Uma das contribuições do psicodiagnóstico interventivo é o papel ativo do cliente, sendo um co-responsável pelo trabalho desenvolvido. Neste processo de cooperação entre as duas partes, onde juntos tentam fazer uma compreensão do que está acontecendo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.7 Kb)   pdf (195.7 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com