TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSO PSICODIAGNÓSTICO E AS TÉCNICAS PROJETIVAS

Seminário: O PROCESSO PSICODIAGNÓSTICO E AS TÉCNICAS PROJETIVAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2013  •  Seminário  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 2

O PROCESSO PSICODIAGNÓSTICO E AS TÉCNICAS PROJETIVAS

A entrevista inicial é semidirigida quando o paciente tem liberdade para expor seus problemas começando por onde preferir e incluindo o que desejar. Diferindo da técnica totalmente livre o entrevistador intervém a fim de assinalar alguns vetores quando o entrevistado não sabe quando começar ou continuar, assinalar situações de bloqueio ou paralisação, indagar acerca de aspectos da conduta do entrevistado, aos quais este não se referiu espontaneamente, ou acerca de contradições, ambiguidades e verbalizações obscuras.

O objetivos da entrevista inicial é perceber a primeira impressão que nos desperta o paciente como: linguagens corporal, roupas, gestos etc. Considerar o que verbaliza: o que, como e quando verbaliza e com que ritmo. Comparar isto com uma imagem que transmite através de sua maneira de falar quando nos solicita a consulta (geralmente por telefone), aspectos de sua vida que escolhe para começar a falar, quais os aspectos a que se refere preferencialmente. O paciente inclui em sua verbalização os três tempos de sua vida: passado, presente e futuro dados que serão depois confrontados com a sua produção, por exemplo no teste de phillipson. A atitude mais produtiva é centrar-se no presente e a partir daí procurar integrar o passado e o futuro do paciente. Estabelecer o grau de coerência ou discrepância entre tudo o que foi verbalizado e tudo o que captamos através de sua linguagem não verbal (roupas, gestos, etc.) O que expressa não verbalmente é algo real mas com muito menos controlado do que as verbalizações.

O diagnóstico psicológico tem como principal objetivo identificar e compreender a problemática trazida pelo cliente. É um processo no qual o psicólogo vai investigar, com a pessoa que busca o atendimento, sua história, sua personalidade e o grau de comprometimento emocional, cognitivo, social e familiar. Para realizar tal procedimento, o profissional utiliza técnicas específicas de sua formação profissional, tais como: entrevistas, observações clínicas, técnicas projetivas e, se necessário, também testes psicológicos escolhidos de acordo com cada quadro apresentado. O diagnóstico psicológico pode ser solicitado como apoio para se escolher o melhor procedimento clínico para auxílio à pessoa, ou para elaboração de laudos psicológicos.

Tal processo é direcionado a adolescentes, jovens ou adultos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com