TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As brincadeiras

Por:   •  27/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.628 Palavras (15 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA - NEAD

JUCYANNE DE ALBUQUERQUE FORTES

AS BRINCADEIRAS NO AMBIENTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB O OLHAR DO PROFESSOR.

BURITI DOS LOPES

2014

JUCYANNE DE ALBUQUERQUE FORTES

AS BRINCADEIRAS NO AMBIENTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB O OLHAR DO PROFESSOR.

Projeto de Pesquisa, apresentado à Universidade Estadual do Piauí - UESPI/Campus UAB de Buriti dos Lopes-PI, como pré-requisito avaliativo na disciplina Prática e Pesquisa Educacional II no Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob a orientação da Prof.ª Iane Portela Gomes.

BURITI DOS LOPES-PI

 2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        03

2.JUSTIFICATIVA...................................................................................................................04

3. OBJETIVOS        05

3.1 Objetivo Geral        05

3.2 Objetivos Específicos        05

4. METODOLOGIA        06

5. REFERENCIAL TEÓRICO        07

6. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES        10

REFERÊNCIAS        11

APÊNDICE


  1. INTRODUÇÃO

A brincadeira é algo indispensável na vida do ser humano, não pode ser diferente nos espaços escolares, a educação infantil na sociedade contemporânea da uma oportunidade diferente das crianças aprenderem, esta fase da infância é o momento mais importante da vida estudantil e é este por este motivo que a infância deve ter um olhar diferenciado e respeitado, pois através das brincadeiras ela desenvolve melhor as suas potencialidades.

A fim de realizar a fundamentação teórica do presente trabalho, autores como Rosa (2002) que traz o pensamento de que as atividades lúdicas são capazes de fomentar o conhecimento infantil, utilizando elementos de sua imaginação para criar e identificar a realidade, podendo traçar paralelos e obter segurança sobre seu aprendizado. Para além do pensamento deste autor e a fim de corroborar tal pensamento, outros autores tal como Vygotsky (1998) também servirão de aporte teórico.

O presente trabalho aduz o tema: AS BRINCADEIRAS NO AMBIENTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB O OLHAR DO PROFESSOR, mantendo este cenário, o problema de pesquisa que o presente trabalho pretende responder é: Como são desenvolvidas as brincadeiras livres e direcionadas pelos professores na Ed. Infantil em uma escola no município de Joaquim Pires?

        Visando tal cenário, a primeira hipótese que se apresenta é que as atividades lúdicas ainda não são práticas efetivas na vida escolar das crianças; A segunda hipótese é que o educador deve incluir em seu planejamento pedagógico as práticas lúdicas, como a brincadeira; e a terceira e última hipótese é que a verdadeira importância do brincar no desenvolvimento da criança é proporcionada através de um sistema de aprendizagem relevante, que valorize as brincadeiras como um método satisfatório que leva as crianças à interação com o mundo e estimula suas próprias descobertas.  

        A ideia de pesquisar sobre esse tema surgiu pelo interesse de saber mais sobre esse tema e sua aplicação real na escola. Pois a partir dos benefícios que o brincar reforça as atividades escolares busca se a necessidade de descobrir como o brincar proporciona a criança um crescimento saudável e uma aprendizagem positiva, despertando até mesmo o gosto pela escola, pois brincando a criança aprende de forma espontânea.

  1. JUSTIFICATIVA

A presente pesquisa se justifica pela necessidade de aprofundarmos o conhecimento sobre o brincar na escola de forma direcionada pedagogicamente e de forma livre. Neste sentido, faz-se oportuno comentar sobre a cultura do brincar, prática existente desde a antiguidade, já sendo utilizada como fonte de ensino e que, até os dias atuais, revelou-se ser, além de fonte de aprendizagem, fundamental para o melhor desenvolvimento da criança, em todos os aspectos.

Também ressalta - se que a habilidade de aprendizado geral do ser humano começa desde que esse nasce e conforme se desenvolve, seus métodos de aprendizado devem se tornar cada dia mais estimulantes, unindo essa capacidade natural que todos tem, a vontade e disponibilidade de aprender coisas novas, que vão desde comandos e reações básicas, até atividades mais complexas e desconhecidas. Todas as atividades desenvolvidas durante sua vida devem apontar o caminho a ser percorrido em busca do conhecimento.

Ainda no âmbito educacional, sabe-se que é de extrema importância a implantação de atividades educacionais, brincadeiras e brinquedos que estimulem o aprendizado da criança. Lembrando que tão importante quanto implementar essas atividades na rotina escolar, é a capacitação e acompanhamento dos educadores que irão conduzi-las, sendo vistas de perto pela coordenação pedagógica, para que tais atividades cumpram seu papel completamente sem se desviar do foco educacional.

Sendo assim, a educação infantil deve ser pensada e baseada em uma pedagogia pautada na infância, em suas especificidades, considerando-se e contemplando o prazer que o brincar proporciona e o desenvolvimento que ele estimula. Com essa ideia firmada pretende-se estudar a temática que é tão relevante para o cenário educacional atual, A brincadeira na educação infantil, muito mais do que uma prática pedagógica, é inerente ao próprio desenvolvimento infantil porque o brincar é revelador da organização de uma sociedade em um determinado momento histórico (WAJSKOP, 1997).

3. OBJETIVOS

  1. Objetivo Geral
  • Verificar como são direcionadas as brincadeiras na Educação Infantil em uma escola no município de Joaquim Pires.
  1. Objetivos Específicos
  • Identificar como as brincadeiras livres e direcionadas pelo professor contribuem na formação integral da criança da Ed. Infantil;
  •  Descrever a contribuição das brincadeiras para a socialização da criança no espaço da Ed.Infantil;
  • Analisar a importância atribuída pelos professores de educação infantil às brincadeiras como atividade educativa.
  1. METODOLOGIA

A pesquisa será feita através de levantamentos bibliográficos de autores que falam sobre o brincar, buscando adquirir informações e explicações para solucionar as dúvidas que surgiram diante da escolha do tema, no qual esclarecerá os principais problemas enfrentados na educação Infantil com relação às atividades lúdicas, como a brincadeira. Será realizada uma pesquisa de campo com dois educadores da rede municipal de ensino da educação infantil com ênfase qualitativa para saber como são desenvolvidas as brincadeiras nas salas de aula de Educação Infantil, já que a pesquisa de campo preocupa em resgatar a perspectiva dos participantes, pois segundo Deslandes (1994) a pesquisa qualitativa responde as questões particulares, a pesquisa de campo procede na observação dos fatos e fenômenos observados exatamente como ocorrem na realidade nos permitindo a observar e investigar para obter dos dados de forma minuciosa e finalmente analisar e interpretar para se ter uma fundamentação teórica consistente, objetivando a compreender e explicar o problema de pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)   pdf (194.8 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com