TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As praticas pedagogicas na educação infantil

Por:   •  14/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.063 Palavras (25 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 25

AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

VOIGT, Maria Aparecida.

RU 1118053

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo discorrer sobre a importância das praticas pedagogias no processo de ensino-aprendizagem, tendo como ponto de partida as pesquisas e estudos bibliográficos. Sendo a educação um dos fatores fundamentais para a conquista e exercício pleno de cidadania, a escola deve prover seu educando para tal fazendo com que aprenda, desenvolva-se e tenha o máximo de aproveitamento possível seja nas disciplinas curriculares bem como na socialização e relação entre educandos. Para tanto, o professor deve ser orientador das atividades, propiciando ao educando oportunidades para criar, socializar, discutir e buscar seu próprio conhecimento acerca das áreas educacionais. Nesse contexto constata-se que as praticas pedagógicas devem ser trabalhadas de uma forma clara e acessível, despertando curiosidade nas crianças, levando-as aos desafios, permitindo ampliarem seus conhecimentos. Concluindo assim sobre a perspectiva de socializar o conhecimento e de atuar na transformação dos saberes para com os educandos em seu meio as praticas pedagógicas diferenciadas podem e devem ser utilizados como uma ferramenta importante para o auxílio do ensino aprendizagem bem como para que se estruturem os conceitos de interação e cooperação.

Palavras-chave: Metodologias; Praticas Pedagógicas; Currículo; Aprendizagem.

1 INTRODUÇÃO

As Propostas Pedagógicas para a Educação Infantil devem acontecer considerando as crianças seres que podem conviver consigo, com os outros e o meio ambiente. A constituição de 1998 representou um grande avanço ao estabelecer como dever do Estado, por meio dos municípios, garantia à Educação Infantil, o acesso para todas as crianças de 0 a 6 anos a creches a pré-escolas. Essas conquistas a sociedade significou uma mudança de concepção. É preciso, portanto, conhecer a criança, entendendo-a como um ser social e histórico que apresenta diferenças de procedência socioeconômica - culturais, familiares, étnicas, de gênero, de faixa etária, entre outros, que necessitam ser conhecidas, respeitadas e valorizadas nas instituições. Cabe, às instituições que trabalham com as crianças de menores de sete anos de idade um redimensionamento de suas funções avisando a superação tanto de assistência - cientifica, quanto do seu caráter compensatórios e de preparação para o ensino formal.

Lebovich & Diatkine (1988) estão convictos de que os pedagogos devem buscar constantemente inovações, o que não deixa de ser uma maneira de investigar e experimentar novas alternativas que contribuam na formação do indivíduo e no exercício da cidadania

O ato de ensinar é, ao mesmo tempo, o ato de aprender, não é só o educador que ensina e não é só o educando que aprende. Ensinar é um processo de intercâmbio de experiências, de percepções, de saberes. Exigem do professor coragem e clareza para oportunizar aos alunos a liberdade de expressão, a construção de conhecimentos e a troca de experiências (TONON, 2004).

A educação conta com a necessidade urgente de participar ativamente da sociedade.

O avanço tecnológico e social pede uma nova leitura e visão do mundo. O educando deixa de ser um ser pacífico e passa a tomar suas próprias decisões, descobrindo novos horizontes e opções, ampliando seus conhecimentos matemáticos e sua participação efetiva na construção da história e, para isso, fazendo uma leitura muito mais abrangente da realidade que o cerca.  

Pensando dessa forma, desenvolveu-se uma pesquisa procurando responder ao questionamento que persegue a muito os professores: qual a importância do das praticas pedagógicas inovadoras para que a mesma se apresente de forma prazerosa junto ao educando?

Assim observa-se a necessidade latente de mudanças quanto às práticas pedagógicas empregadas, através da inovação e utilização de novos recursos que venham colaborar para o crescimento e valorização do conhecimento do educando, pois de acordo com Yogi (2003, p. 5) “as atividades didáticas que fazem uso do lúdico ajudam as crianças a organizar-se de forma prazerosa, propiciando-lhe momentos de análise, de lógica, de percepção sensorial, dentre outros aspectos”.

O objetivo de estudo é verificar através de levantamento bibliográfico qual a importância das práticas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem, bem como descobrir de que maneira podem-se estimular as crianças da primeira etapa a gostar de freqüentar a escola com praticas pedagógicas diferenciadas que possam tornar prazeroso o ato de aprender.

2- AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

2.1- AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A EDUCAÇÃO INFANTIL

Com a nova Constituição de 1988 a Educação Infantil se tornou prioridade no Brasil, onde todos tem direito a Educação principalmente as crianças mais pobres. E com a promulgação da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional em 1996 marca um novo tempo para a Educação Infantil. Esta lei de nº 9.394/96 visa estimular um novo olhar sobre a formação das crianças.

As brincadeiras, o teatro, as atividades lúdicas fazem parte da vida dos alunos, crianças e adolescentes, cada qual com seu tipo diferente de história. Os sistemas de ensino deverão compartilhar a nova situação de oferta e duração do Ensino Fundamental a uma proposta pedagógica apropriada e fixa etária dos 6 (seis) anos, incluindo recursos humanos, organização do espaço escolar, do material pedagógico, mobiliário, entre outros.

A partir da concepção de criança e de infância que o grupo tem pode-se promover um espaço de discussão sobre o conceito que o grupo tem de educação, currículo, alfabetização e letra mento.

Atualmente, o que se observa é que muitos profissionais sofrem restrições quando tentam apresentar uma prática inovadora e diferenciada. Isto ocorre, pois as pessoas não têm conhecimento das dificuldades enfrentadas no dia-a-dia de uma sala de aula - mundo de lousa e giz - enquanto lá fora se vive no mundo interligado da internet. Porém, de nada adianta ao professor lastimar-se quanto a esta situação sem tomar medidas eficazes que a combatam. Segundo Santos:

Freinet não acreditava que somente críticas, declaração de intenções ou discursos sejam suficientes para modernizar e democratizar o ensino. É preciso mais. É preciso uma ação construtiva. Uma ação alicerçada na reflexão teórica sobre a prática cotidiana, uma ação voltada para a criação de recursos didáticos capazes de promover profundas transformações na estrutura, na dinâmica e nas características da ação educativa escolar. (SANTOS, 1996, p. 60).

Uma das saídas encontradas é a de fazer uso de materiais didáticos diferenciados que levem o aluno aos caminhos da compreensão do conhecimento, seja disciplinas curriculares ou somente o ato de brincar. Neste sentido, utiliza-se de jogos didáticos e brincadeiras que auxiliem o professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41 Kb)   pdf (238.1 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com