TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E LITERATURA INFANTIL

Por:   •  15/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.058 Palavras (5 Páginas)  •  683 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

CURSO DE PEDAGOGIA- MODALIDADE A DISTÂNCIA

DISCIPLINA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E LITERATURA INFANTIL

PROFESSORAS: REGINA LÚCIA MESTI E MARTA CHAVES

A infância é a fase onde os hábitos da criança se formam, portanto, é nesse momento que os envolvidos no desenvolvimento das crianças devem estar atentos a que hábitos se desejam estimular.

A criança assimila esse mundo, a cultura humana, assimila pouco a pouco as experiências sociais que essa cultura contém, os conhecimentos, as aptidões e as qualidades psíquicas do homem. É essa a herança social. Sem dúvida a criança não pode se integrar a cultura humana de forma espontânea. Consegue-o com a ajuda contínua e a orientação do adulto – no processo de educação e ensino (MUKHINA, 1995, p. 40).

Quanto mais cedo a criança mantém contato com a leitura, mais chances terá de se tornar um sujeito leitor. A criança que desde muito cedo entra em contato com a leitura e a escrita, terá uma compreensão maior de si e do outro, terá oportunidade de desenvolver seu potencial criativo e ampliar os horizontes da cultura e do conhecimento, percebendo o mundo e a realidade que o cerca.

É importante salientar que criança aprende muito através do exemplo; pois, tendem a imitar as atitudes dos adultos que ela admira. Por este motivo é fundamental que pais e professores cultivem o hábito de ler: livros, jornais, revistas, visitem livrarias, bibliotecas, e permitam que a criança interaja, respondendo seus questionamentos, mostrando as ilustrações dos jornais, das revistas, enfim: satisfazendo suas curiosidades e despertando nela o gosto pela leitura.

A leitura estimula a imaginação, abre novos horizontes, transmite valores culturais, permite saber sobre o presente e também experiências e fatos do passado, sendo que a mesma propõe fantasia e distração, pois de acordo com a evolução psicológica da criança são consideradas algumas fases, e na fase da educação infantil predomina a fantasia, onde os contos de fadas mostrando animais que falam, lendas, fabulas e mitos são as leituras preferidas das crianças.

Infelizmente poucas crianças têm contato com a literatura durante os primeiros anos da infância; para muitas, este encontro só acontecendo com seu ingresso na escola, cabe então ao professor da educação infantil estabelecer a relação do aluno com o livro. As histórias trazem consigo inúmeras possibilidades, as quais poderão ser usados como objeto de diálogo com as crianças, possibilitando a troca de opiniões e o desenvolvimento de sua capacidade de expressão. Através da leitura o professor obtém vários benefícios, permite a interação das crianças com as práticas de leitura; faz com que se aproximem e se familiarizem com a linguagem escrita; aumenta a curiosidade pelos livros e outros materiais escritos; mostra diferenças entre a linguagem escrita e oral; amplia as referências literárias; mostra que a leitura é sempre fonte de prazer e entretenimento.

O objetivo da escola e do professor é de formar leitores que vejam na leitura um modo útil para aprender, mesmo fora do cotidiano escolar, o educando necessita ter conhecimentos de vida como forma de realidade, de horizontes, saindo do conhecimento empírico para o conhecimento sistemático, enriquecendo sua própria experiência de vida.

Ambos devem estar preparados para disponibilizar de forma sistematizada um ensino enriquecido, podendo possibilitar as crianças a apropriação dos bens culturais da humanidade.

Ler ou ouvir histórias faz com que as crianças experimentem sensações variadas como medo, tristezas, surpresas, entusiasmos, fantasias e alegrias. A leitura feita pelo professor, como no início da alfabetização, continua no desenvolvimento da familiaridade com o comportamento leitor e no aprendizado do que se espera de cada tipo de texto.

Quando o professor conta histórias se torna um grande motivador da leitura e traz um grande auxilio pedagógico, pois a forma que é elaborada faz com que as crianças se sintam envolvidas na história que está sendo contada. Elas têm a possibilidade de, enquanto escutam a história, viajar na imaginação e assim poder com mais facilidade se localizar no tempo e local onde a histórias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (48.7 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com