TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos filosóficos, sociológicos, políticos e pedagógicos da Educação Infantil

Por:   •  16/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  9.096 Palavras (37 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 37

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

ROSIENE PAIXÃO DOS SANTOS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR EM PEDAGOGIA I – EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 4]

[pic 5]

ROSIENE PAIXÃO DOS SANTOS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR PEDAGOGIAI – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular em Pedagogia – Educação Infantil no curso de Pedagogia.

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silvia Souza

Tutor Eletrônico: Jacqueline Rodrigues Carvalho Grade

Tutor de Sala: Josyêda de Queiroz Macedo França

UTINGA-BA

2019


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE  ESTÁGIO        4

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        7

ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        17

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        18

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        24

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        34

CONSIDERAÇÕES FINAIS        40

REFERÊNCIAS.....................................................................................................................41

INTRODUÇÃO

O presente relatório tem seu enfoque a Educação Infantil, o estagio é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional. É um treinamento que possibilita ao estudante vivenciar o seu local de trabalho, permitindo vivenciar o que foi estudado nos livros e observar que a realidade teórica é bem diferente da vivida no ambiente de trabalho.

O estágio de Educação Infantil foi realizado no período de 11/03 a 02/04/19, realizados no CEI Municipal Santa Luzia, localizada na Rua Luis Viana Filho, cidade de Utinga-Bahia.

O estágio teve como objetivo a observação e análise de todo o processo de ensino que envolve os alunos da Educação Infantil, além de ser fator primordial para nossa formação profissional, desta forma ajudará a entender toda a temática que envolve a prática pedagógica de maneira que auxiliará em nosso trabalho diário como profissionais da Educação, além de aprimorar o conhecimento e a prática em sala de aula, propiciar a aproximação da realidade profissional por meio da observação e participação em situações reais do dia a dia de trabalho do professor.

Durante o estagio tive a oportunidade de planejar e executar planos de aulas o que é de grande importância na vida acadêmica e profissional. Dessa forma, o estágio ofereceu oportunidades de aprimoramento, através das atividades propostas.

Nessa perspectiva para compreender como a educação infantil se constitui hoje, a principal tarefa para o estágio é a observação participativa em sala, na qual refletimos a trajetória dessa educação no mundo, como ela é fundamental para formação desses alunos que estão no começo de sua vida educacional e estão formando opiniões, por isso é de suma importância esse acompanhamento com formandos para ter conhecimento e uma base de como funciona realmente a prática, mesmo com tantos problemas que a sociedade enfrenta atualmente, pois a realidade que aprende-se em sala de aula é bastante diferente das vividas no dia-a-dia.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O Projeto Político Pedagógico da escola explícita a importância da participação de todos para construir uma escola com educação de qualidade. A instituição apresenta uma gestão democrática que possibilita uma interação entre família, docente e discente. Juntos unem forças para propor um ambiente de formação, seja na escola, em casa ou na comunidade.

A Escola Municipal Santa Luzia, visa desenvolver ações educativas com base nos princípios democráticos, ético, igualdade, solidariedade e de justiça. A proposta é construir uma instituição escolar de qualidade, democrática e participativa como espaço social de cultura, formando assim um cidadão participativo, responsável, compromissado, critico e criativo, ciente dos seus direitos e deveres.

A educação ministrada pela Escola tem a finalidade de atender o disposto nas Constituições Federal e Estadual, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Estatuto da criança e do Adolescente, atendendo a Educação Infantil, proporcionando ao educando formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades, como elemento de auto-realização, reflexão, crítica da realidade e exercício da cidadania.

A Escola Municipal Santa Luzia, situada à Rua Luis Viana Filho n°108, no bairro Santa Luzia do município de Utinga-BA, foi construída, no ano de 1989 pelo então Prefeito Alfeu Patrício dos Santos em um terreno doado pelo morador do referido bairro o Sr. Júlio Benevides. A construção da escola surgiu da necessidade de haver um espaço educativo para as crianças da comunidade Santa Luzia.

Inicialmente suas dependências eram construídas de três salas de aula, uma secretaria, dois sanitários um para alunos, outro para os funcionários, um corredor e uma área externa.   O funcionamento da escola era feito em turnos matutinos e vespertinos, organizados em séries (ano iniciais do ensino fundamental e aceleração). Seu sistema era regimentar, onde obedecia a uma sequência didática definida pela secretaria Municipal de Educação e cultura (SEMEC).

Em dois mil e cinco (2005) a instituição passou por varias reformas, a escola continha 04 salas, houve a ampliação da secretária, a construção de uma cozinha com almoxarifado, local para a distribuição da merenda.

No ano de dois mil e sete (2007) a escola já funcionava com ensino de nove (9) anos, (Educação infantil e Ensino Fundamental). Onde a sala funcionava na sua totalidade, três de Ensino Fundamental (1°, 2° e 3° ano) e uma de Educação Infantil (G 05) no matutino, no vespertino duas de Ensino Fundamental (4° e 5° ano) e duas de Educação Infantil (Pré de 04 e 05 anos).

A escola passa atender em (2012) prioritariamente ao segmento de Educação Infantil, do grupo 03 ao 05. No turno matutino atende três salas com os grupos: 03,04 e 05. No turno vespertino atende três salas com os grupos: 04, 05 e 05.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.5 Kb)   pdf (374.9 Kb)   docx (103.1 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com